quarta-feira, 31 de maio de 2023

Lembrança de um Oficial Especialista de Armamento da Força Aérea Brasileira - 1947

Lembrança de um Oficial Especialista de Armamento da Força Aérea Brasileira - 1947:

Painel de mesa de um Oficial Especialista de Armamento da Força Aérea Brasileira – FAB dos anos 1940, Turma Augusto Severo, composto por um porta retratos com as imagens dos formandos, paraninfos, incluindo a do Brigadeiro Eduardo Gomes, então Ministro da Aeronáutica.

Entre os formados deu para identificar três veteranos da Campanha da Itália do 1GAVCA, Senta a Púa, entre eles: José Lopes Cançado (mecânico chefe do P-47 do Rui Moreira Lima).

Os integrantes da primeira turma foram declarados aspirantes a oficial mecânico em 14 de julho de 1942, na Escola de Aeronáutica, onde foram terminar o Curso. Em 1942, a 1ª Série do Curso funcionou no Parque de Aeronáutica dos Afonsos, sendo essa turma declarada aspirante a oficial mecânico já na Escola de Especialistas.

Em 1º de março de 1943, na Escola de Especialistas, foram matriculados um suboficial e sete sargentos no 1° ano do C.O.M. Esses oito alunos, em abril de 1944, foram realizar o Curso nos Estados Unidos (vide volume três, pág. 234). Somente em 12 de maio de 1946 foi realizada a primeira declaração de aspirantes a oficial mecânico na Escola de Especialistas da Aeronáutica, na Ponta do Galeão.

O ingresso como aluno era por concurso, e o Curso realizava-se em dois anos, em regime de internato.

A E.E.Aer., no Galeão, formou terceiros sargentos dos seguintes quadros/subespecialidades: – Mecânico de Avião (QAV); – Mecânico de Rádio de Vôo (QRTVO); – Mecânico de Armamento (QAR); – Mecânico de Rádio de Terra (QRTTE); – Fotógrafo (QFT); – Escrevente (QEAES).

Nos anos de 1948 e 1949, a Diretoria de Ensino empenhou-se na elaboração deste Plano. Constituiu um trabalho de relevante importância, pois estabeleceu, racionalmente, diretrizes para toda a instrução na Aeronáutica, começando desde os operários especializados em serviços de pista e de oficinas, até os candidatos a cadete, os cadetes, os técnicos e engenheiros da Aeronáutica, os oficiais subalternos e, por fim, os do Alto Comando e do Estado-Maior.

Pedaços da nossa história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário