Medalhas do Exército Brasileiro por Distinção em Estudos
(da esquerda para direto e de cima para baixo):
A. Medalha Prêmio Marechal Bittencourt da Escola Militar de Resende - 1° Modelo.
Medalha Prêmio Marechal Bittencourt, instituída pelo Decreto nº 6585 de 10 de dezembro de 1940 era concedida ao aluno classificado em primeiro lugar do curso de formação de oficial da Escola de Intendência, em 1943 foi transferida para a Escola Militar do Realengo e posteriormente para a AMAN. A medalha foi abolida pela Portaria Ministerial nº 380 de 14 de fevereiro de 1958. Fita de seda chamalotada cor de ouro velho (a cor de Intendência).
C. Medalha Prêmio General Gomes Carneiro - Bronze.
D. Medalha Prêmio General Gomes Carneiro - Prata.
O 17° Batalhão de Caçadores (17° BC), que participou da vitoriosa Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, Campanha da Cordilheira e em Peribebuí. Ao final da guerra o 17°BC recebeu a importante missão de permanecer no Paraguai, fazendo parte da Força de Ocupação. Mais tarde, em 1894, durante a Revolução Federalista, o 17°BC destacou-se no episódio conhecido como o Cerco da Lapa (PR-16 Jan/11 Fev), de resistência aos revolucionários, onde glorificou-se o então Cel Ernesto Gomes Carneiro, hoje Patrono do 7°BIB . Na luta contra a Revolta do Contestado, ocorrida no Paraná e Santa Catarina, no período 1912/16, foi destaque o então 7°RI. Em 1924, participou da luta contra a Coluna Miguel Costa-Prestes. Em 1930, a favor da denominada Revolução de 30. Em 1932, contra a Revolução Constitucionalista de São Paulo. Em 1943, contribuiu com 98 homens para a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que cobriu-se de glória na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1946, por decreto do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o 7° RI recebeu a Denominação Histórica de Regimento Gomes Carneiro em homenagem ao Comandante do então 17° BC no Cerco da Lapa, que lá tombou no cumprimento do dever. Em 1947, o Regimento Gomes Carneiro recebeu o respectivo Estandarte Histórico, cuja heráldica espelha a atuação e o sacrifício do Patrono na Lapa. Feitas pela Casa da Moeda do Brasil.
Quem foi Antônio Ernesto Gomes Carneiro?
Antônio Ernesto Gomes Carneiro (1846-1894) foi um importante general brasileiro, morto no episódio do Cerco da Lapa (no Paraná) e considerado herói na Revolução Federalista (1893-1895). Nasceu em Serro, Minas Gerais, em 28 de novembro de 1846, onde iniciou seus estudos, os quais deu seguimento no Seminário de Diamantina e em Curvelo. Em 1864, ao eclodir a Guerra do Paraguai, fazia o Curso de Humanidades no mosteiro dos Beneditinos, no Rio de Janeiro, levando-o a alistar-se como soldado no Primeiro Corpo de Voluntários da Pátria. Na guerra conquistou a graduação de Primeiro Sargento e Alferes, por bravura; tendo sido ferido três vezes em combate. Mal se restabelecia e já se apresentava para nova missão.
Após o final da guerra, matriculou-se na Escola Militar em 1872. Em 1881 acompanhou o Imperador Dom Pedro II em sua viagem a Minas Gerais. Chefiou a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas na Marcha para o Oeste, de 1890 a 1892; tornando-se o responsável pelo recrutamento do então Tenente Cândido Rondon.
E. Medalha Prêmio de Concurso Individual de Instrução. Instituída em 24 mai 1916. Concedida às praças classificadas em 1º lugar nos concursos individuais de instrução. Depois a medalha era entregue para o melhor aluno da fase de Instrução Individual Básica de 1940-1944, período de transição da Escola Preparatória de Porto Alegre (EPPA) para a Escola Preparatória de Cadetes de São Paulo (EPSP), hoje Escola Preparatória de Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
F. Medalha Prêmio Caxias - Escola Militar - 1° de Turma Geral - Instituída pelo comandante da Escola Militar do Realengo (Cel. José Pessoa Cavalcante) para o aspirante que se classificou em 1º lugar geral é concedida apenas 1 por ano. Esta é o primeiro modelo ainda escrito no reverso Escola Militar (o modelo atual a inscrição é Academia Militar das Agulhas Negras). Foram concedidas apenas 20 medalhas.
G. Medalha Prêmio Mallet - Campeão de Pontaria.
H. Medalha Prêmio da Escola de Estado Maior do Exército.
Antiga medalha para o melhor aluno da Escola de Estado Maior do Exército.
Antiga medalha para o melhor aluno da Escola de Estado Maior do Exército.
I. Medalha Marechal Hermes - Aplicação e Estudo (1° lugar de Turma), sendo de Bronze com uma Coroa para praças e cursos de formação de oficiais, de Prata com duas Coroas para curso de aperfeiçoamento de oficiais e de Ouro com três Coroas para cursos de Estado Maior, Engenharia Militar e professores catedráticos efetivos do Magistério do Exército.
J. Medalha Prêmio Correia Lima de 1° lugar do CPOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário