Flâmula Oficial dos Anos 40 do CT Mariz e Barros:
Batimento de Quilha:
8 de maio de 1937
Lançamento:
28 de dezembro de 1940
Incorporação:
29 de novembro de 1943
O Contratorpedeiro Mariz e Barros - M 1, foi o segundo navio a ostentar esse nome em homenagem ao Capitão-Tenente Antônio Carlos de Mariz e Barros, morto durante a Guerra do Paraguai, na Marinha do Brasil. O Mariz e Barros foi construído pelo Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, seguindo o projeto da classe norte-americana Mahan. Teve sua quilha batida em 8 de maio de 1937, foi lançado e batizado em 28 de dezembro de 1940 e incorporado em 29 de novembro de 1943. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Antônio Alves Câmara Júnior.
1944 - Em 2 de julho, partiu do Rio de Janeiro como parte de um GT composto pelos CT Marcilio Dias - M 2, e Greenhalgh - M 3, pelo C USS Omaha - CL 4 e dois CT norte-americanos encarregados de escoltar o 1º Escalão da FEB com destino a TO da Itália, embarcado no Navio de Transporte USS General W. A. Mann - AP 112. Em 13 de julho, se juntou a esse GT em Gibraltar o USS Kearny - DD 432.
1945 - Em 8 de fevereiro, partiu do Rio de Janeiro como parte de um GT composto pelo CT Greenhalgh - M 3 e pelo C USS Marblehead - CL 12, encarregado de escoltar 5º Escalão da FEB com destino a TO da Itália, embarcado no Navio de Transporte USS General M.C. Meigs. Em 4 de dezembro, a Esquadra foi restabelecida pelo Decreto n.º 8273, ficando o Mariz e Barros, assim como o Marcilio Dias - M 2 e o Greenhalgh - M 3 à 1ª Flotilha de Contratorpedeiros.
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