quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Flâmula Oficial dos Anos 40 - NE Almirante Saldanha

Flâmula Oficial dos Anos 40 - NE Almirante Saldanha:






O Navio Escola Almirante Saldanha - U 10, foi o primeiro navio a ostentar esse nome em homenagem ao Almirante Luiz Filippe de Saldanha da Gama, na Marinha do Brasil. Em 7 de setembro, foi assinada a bordo do Encouraçado São Paulo pelo Presidente a autorização para obtenção de um novo Navio-Escola. Foi construído pelo estaleiro Vickers Armstrong Ltd., em Barrow-in-Furness, Inglaterra. Foi lançado em dezembro de 1933, recebido em cerimônia presidida pelo Embaixador do Brasil em Londres, Dr. Régis de Oliveira e submetido a Mostra de Armamento em 11 de junho de 1934. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata Sylvio de Noronha.





1934 - Em 26 de junho, foi incorporado a Armada. Recebeu ainda em Barrow, uma turma de Guardas-Marinha para sua 1ª Viagem de Instrução. Em 5 de julho, partiu com destino ao Brasil, visitando entre outros, Portsmouth (Reino Unido), Lisboa (Portugal), La Spezia (Itália) e Barcelona (Espanha), navegando 8.849 milhas em cerca de quatro meses. Chegou ao Rio de Janeiro em 24 de outubro.

1936 - Realizou Viagem de Instrução de sete meses, com uma turma de 36 Guardas-Marinha.

1938 - Em 25 de julho, demandando o porto de San Juan (Porto Rico), encalhou na entrada da barra. Foi desencalhado em 29 de agosto, seguindo a reboque para o Rio de Janeiro, onde foi submetido a reparos.

1941 - Realizou VIGM, circunavegando o continente sul-americano.

1942 - Fez Viagem de Instrução, indo a Montevideo, donde retornou incorporado a um comboio, em decorrência da entrada do pais na II Guerra Mundial.

1946 - Realizou sua 8ª Viagem de Instrução de Guarda-Marinha, a primeira após o fim do conflito mundial.

1947 - Realizou Viagem de Instrução, percorrendo mais de 20.000 milhas.

1948 - Realizou Viagem de Instrução, com uma turma de 59 Guardas-Marinha, percorrendo mais de 26.000 milhas. Sob o comando do CF Antônio Alves Câmara Júnior, o Saldanha da Gama tornou-se o primeiro navio de guerra brasileiro a realizar a travessia do Canal do Panamá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário