quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Brig Othon Correia Netto - In Memoriam

Brig Othon Corrêa Netto - In Memoriam:


Nome de Guerra: Corrêa Netto
Filho do advogado Serzedelo de Barros Correia e D. Maria Augusta.
Registro: BO-613
Patente: 2º Tenente Aviador
Promoções: em 12 Jan 45, promovido a 1º Tenente
Nascimento: 18/02/1921, Maceió (AL) - Brasil
Falecimento: 17/04/2008, Petrópolis (RJ) - Brasil

Função: Piloto de Combate



Equipe de Voleibol da Academia da Aeronáutica. 
O #12 era Othon Correia Netto e #9 Meirinha:


Despedida no embarque para a Guerra:


Correia Netto em treinamento nos EUA (com macacão de voo de pé):



Piloto de combate da esquadrilha azul, inicialmente como Comandante do elemento de Esquadrilha e com o decorrer da Campanha, passou a ser Comandante de Esquadrilha, tendo completado 58 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 06 NOV 44.



Na sua 58ª missão, no dia 26 de março de 1945 deixou a sua base em Pisa, a bordo de seu avião Thunderbolt, para destruir a ponte de Casarsa. Realizou a missão com êxito, mas de volta a base foi atingido pela artilharia anti-área alemã, onde o mesmo relatou: “Mergulhava atirando foguetes... quando senti um tranco violento”. Com o seu avião danificado e em chamas, foi obrigado a saltar de paraquedas, caindo próximo da cidade de Codroípo. Foi imediatamente capturado por forças de patrulha alemã e levado ao QG alemão em Udine, sendo ai vigorosamente interrogado, resistindo bravamente às pressões e artimanhas nazistas. De Udine foi levado para o campo de concentração de Nuremberg, na Alemanha, onde foi mais uma vez interrogado. De Nuremberg foi transferido para o campo de concentração de Munique e dali foi obrigado a marchar 200 km até campo de concentração de  Muesberg.

No dia 10 de Maio de 1945, depois de 45 dias de muitos maus momentos e tensão, foi libertado pelas forças do III exército americano, comandado pelo General Patton. Perdera 20 quilos. Livre, foi primeiramente para Paris e depois para Pisa reencontrar os amigos do 1º Grupo de Avião de Caça.

Assis, Correia Netto, Pessoa Ramos, Buyers e Lagares em Paris após a libertação dos dois primeiros citados dos campos de prisioneiros alemães. Notem que o Assis e o Correia Netto ainda estão vestindo uniformes dos EUA:



Nossos pilotos que foram para os EUA depois do final da guerra na Europa para trazerem os novos P-47 para o Brasil foram recepcionados em Washington - DC por altos oficiais da USAAF. Nessa foto o Correia Netto é o segundo da esquerda para direita:



Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.


Os 19 pilotos que foram da Itália aos EUA buscar 
os novos P-47 incorporados à FAB após a 2ª Guerra Mundial:


Em pé (esq p/ dir): Correia Netto, Goulart, Keller, Torres, Lima Mendes, Eustórgio, Nero Moura, Motta Paes, Rui, Perdigão, Lagares, Kopp e Horácio. 

Agachados: Neiva, Meira, Assis, Paulo Costa, Joel e Pessoa Ramos.


Fotografia do Correia Netto autografada da coleção do Sd Raphael Nester:


Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico, Cruz de Aviação - Fita A, Campanha da Itália, Medalha Militar Bronze por 10 de bons serviços, Medalha Militar Prata por 20 de bons serviços, Distinguished Flying Cross com uma OLC (EUA), Air Medal com 03 OLC (EUA), Distinguished Flying Cross (Inglaterra) e Presidential Unit Citation (EUA).

Publicação da ABRA-PC:



Foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola Superior de Guerra. Reformou-se no posto de Major Brigadeiro.

Membros da FAB presentes à cerimônia de inauguração do monumento aos 350th em Dayton em 1988 - Nero Moura, Josino Maia de Assis, Othon Correa Netto, José Rebelo Meira de Vasconcelos, Theobaldo Antonio Kopp, Newton Neiva de Figueiredo, Hélio Langsch Keller, Paulo Costa, Rui Barbosa Moreira Lima, Renato Goulart Pereira, Willer Persio, Mario Antonio Rodrigues, João de Barros Torres, Alberto Martins Torres, Ferdinando B. Serra Berredo, Osias Machado Silva, Waldemar Braga, Raymundo da Costa Canário, Fernando Correa Rocha, Adolfo da Rocha Furtado, José Varela, Délio Gonçalves, Darci Souza Dias, Vicente Silveira, Newton Alves Leite, Gelmo José Michelloni, David Rosal Gabriel, Heródoto de Campos:




Dia da Aviação de Caça 2004: O Veterano Othon Correia Netto e o Ministro da Defesa, José Viegas, colocam flores sobre o túmulo do Comandante Nero Moura:


Dia da Caça 2004: O Veterano Othon Correia Netto hasteia a flâmula do 1º Grupo de Caça que foi usada durante a Campanha da Itália. Ao seu lado o atual Comandante do 1º Grupo de Caça:


Faleceu no dia 17 de Abril de 2008. Sendo velado no clube de aeronáutica do RJ e sepultado no cemitério de São João Batista, na cripta dos aviadores.


Informações: www.sentandoapua.com.br

Jamais serão esquecidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário