O pai de Lagares, casou-se com Manuelita Lagares, e tiveram um filho (Newton Lagares). O pai de Lagares era o Comandante Victor Carvalho e Silva, um Aviador Piloto da Marinha de Guerra Brasileira. Formou-se com a 1ª Turma de Aviadores da Marinha de Guerra Brasileira em 1916.
Nota: conforme pesquisa feita pelo Kauffmann (Piloto de Caça – Turma de 1978) pode ser acrescentado o seguinte: Em minha pesquisa sobre o Lagares descobri que ele foi um piloto diferenciado (mesmo no julgamento dos demais pilotos do GAC) e talvez o mais importante assessor do Brig Nero Moura durante a fase de montagem do Grupo. Era considerado o mais experiente piloto de P-40 em atividade no Brasil em 1943.
Foi ele quem escolheu pessoalmente entre os voluntários a maior parte dos pilotos e, além disso, devido ao respeito que Eduardo Gomes (Comandante da 2ª Zona Aérea) tinha por ele, ficou encarregado de convencer o “Velho Brigadeiro” (inicialmente contra a ideia) a liberar os pilotos do Nordeste, que foram importantíssimos para o alto conceito da Unidade junto à USAAF durante o estágio de Aguadulce, pois já voavam P-40.
Nome de Guerra: Lagares
Patente/Registro: Capitão Aviador / BO-17751
Nascimento: 03/05/1916, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento: 10/08/1995, N/D
Função: Piloto de Combate
Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico, Cruz de Aviação - Fita A com duas estrelas, Cruz de Aviação - Fita B com duas palmas, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar Prata por 20 anos de bons serviços, Distinguished Flying Cross com dois OLC (EUA), Air Medal com dois OLC (EUA), Distinguished Flying Cross (Inglaterra), Cruz de Guerra com palma (França) e Presidential Unit Citation (EUA).
Lagares no Panamá. O 30th Fighter Squadron
era o esquadrão de treinamento onde estavam alocados:
Pronto para uma missão na Itália!
A Green: Meira, Assis, Rui e Lagares.
Na ordem da fila: Lagares, Assis, Rui, Meirinha, Eustórgio, Taborda e por último o Cordeiro:
Piloto de combate e Comandante da esquadrilha verde, tendo completado 79 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 31 OUT 44 e sua última em 29 ABR 45. Em 13 MAR 45, substituiu o Major Pamplona como Chefe de Operações de Vôo. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
"Green" na Itália em 1944:
1 - Newton Lagares Silva - Piloto de combate e Comandante da esquadrilha verde, tendo completado 79 missões de guerra.
2 - Jorge Ernesto Paranhos Taborda - Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo completado apenas uma missão de guerra em 13 NOV 44. Após completar sua 1ª missão de reconhecimento da área de combate.
3 - Josino Maia de Assis - Piloto de combate e Comandante da esquadrilha da verde, tendo completado 41 missões de guerra (Antes de ir para o 1º Grupo, fez 166 missões de Patrulha Anti-Submarina no Nordeste do Brasil). Na sua 41º missão, em 29 JAN 45, foi abatido pela Flak inimiga. Saltou de paraquedas sobre território inimigo, tendo sido aprisionado. Ficou preso até ser libertado pelos aliados no final da guerra.
4 - José Rebelo Meira de Vasconcelos - Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo completado 93 missões de guerra.
5 - Rui Barbosa Moreira Lima - Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo executado 94 missões de guerra.
6 - Waldir Paulino Pequeno de Mello - Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo completado apenas uma missão de combate (morto num acidente aéreo).
A Green completa!
Coelho (D6), Meira (D5), Assis (D2), Lagares (D1), Rui (D4) e Perdigão (D3).
Lagares entre o Horário e o Miranda Correia. Pamplona sentado:
Lagares, Kopp e Perdigão num dia de folga em Pisa, Itália:
No dia 18 de janeiro de 1945, foi incumbido de certa missão em Fornovo do Taro para o cumprimento da qual o Comando-Geral vinha batalhando sem sucesso, a destruição de uma ponte, encontrou o objetivo encoberto pelo tempo.Sobrevoou o local durante 45 minutos, até se dissiparem as nuvens, destruiu as pontes e ainda um imenso depósito de munições.
Lagares e Meirinha:
Fotografia do Meirinha, Assis, Lagares e Rui quando foram condecorados pelo governo dos EUA. Itália - 1945:
Lagares, recém altamente condecorado com uma DFC e uma Air Medal, observa seu comandante Nero Moura recebendo a sua Air Medal do General Comandante da 12th Army Air Force dos EUA na Itália em 1945:
Nossos veteranos sendo recepcionados pelo Presidente Vargas após o retorno para o Brasil. Lagares o primeiro da direita para esquerda:
Lagares, Pessoa Ramos e alguns soldados do Apoio do 1º Grupo de Caça coletando souvenirs (máscara contra gás e capacetes) numa base abandonada da Luftwaffe na Itália em 1945:
Pessoa Ramos e Lagares em Paris quando foram buscar o Assis e o Corrêa Netto
após serem libertados do Campo de Prisioneiros na Alemanha:
Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB em várias funções. Serviu na Base Aérea de Santa Cruz, onde comandou o 1º Grupo de Caça entre 15 SET 1947 e 01 ABR 1948. Por 10 anos foi Subcomandante e Comandante da Base Aérea do Recife, e serviu no Correio Aéreo Nacional - CAN. Reformou-se no Posto de Brigadeiro do Ar. Na sua vida civil, exerceu funções nas companhias Loyde Aéreo Brasileiro, e na CIA Viação Aérea São Paulo (VASP), sempre em funções de voo e manutenção.
Caricatura feita pelo Brig Fortunato do Brig Lagares numa das reuniões
do Grupo na casa do Brig Nero Moura em 1968:
Anos 60 - Meira, Lagares, Kopp e Danilo:
A “Green” (Meirinha, Assis, Lagares e Rui) numa das reuniões do Grupo
após a guerra no apto do Brig Nero Moura (atrás deles o quadro das condecorações do Comandante):
Reuniões do Grupo após a Guerra no apto do Brig Nero Moura:
Da esquerda para direita: Kopp, Lagares, Potengy, Rui, Bhering,
Menezes e Goulart. Sentados: Nero e Meirinha.
Da esquerda para direita: Goulart, Kopp, Lagares e Nero.
Em pé - Esquerda para direita: Assis, Rui, Paulo Costa, Motta Paes, Goulart e Augusto Lopes Villas-Boas. Sentados - Esquerda para direita: Lagares, Nero (ele mesmo marcou um"x") e Canário.
Referindo-se a como a guerra teria marcado sua vida declarou: “A tristeza da perda dos companheiros queridos nas missões, e a alegria do reencontro dos companheiros que foram feitos prisioneiros e dos quais não se tinha notícias se estavam vivos ou mortos”.
Newton, casou-se em primeiras núpcias com Maria de Loudes Figueiredo, com a qual teve 03 filhos: Murilo (Arquiteto), Vilma (Paisagista) e Reginaldo (Economista).
Newton, casou-se em primeiras núpcias com Maria de Loudes Figueiredo, com a qual teve 03 filhos: Murilo (Arquiteto), Vilma (Paisagista) e Reginaldo (Economista).
JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário