Brig Oswaldo Pamplona Pinto - In Memoriam:
Nome de Guerra: Pamplona
Patente/Registro: Capitão Aviador / BO-62159
Nascimento: 13/04/1913, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento: 21/08/1994, N/D
Função Piloto de Combate
O "Jambock" Pamplona, o Nº 2:
Sua última missão foi em 10 MAR 45. Com o decorrer da Campanha, passou a ser o Oficial de Operações. Em 29 Mar 45, regressou ao Brasil.
O "Jambock" Pamplona, o Nº 2:
Um dos nossos objetivos nesse Projeto de Museu é divulgar a história de "soldados Cidadãos", ou seja, não só enaltecer a vida militar desses homens e mulheres durante um conflito bélico, mas mostrar quem eram esses heróis antes, durante e depois da guerra.
O brigadeiro Oswaldo Pamplona Pinto, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal, a 13 de abril de 1913, filho de Roberto de Oliveira Pinto e de d. Albertina Pamplona Pinto. Fez os primeiros estudos com o prof. Ignácio de Azevedo Amaral, prestando todos os seus exames no Colégio Pedro II.
"Enfant prodige", aos 12 anos de idade, ao invés de empinar papagaio ou jogar bolinha-de-gude - que isso não era com ele, não - já colaborava com a revista "Antena", escrevendo artigos técnicos dignos de "gente grande". E era de ver o interesse que o garoto demonstrava pelos assuntos de rádio, que naquela época começava a engatinhar. Menino ainda, ingressou no Escotismo, onde permaneceu até 1936, galgando, com aquele seu entusiasmo, todas as classificações. E foi como escoteiro que participou do Jamboree de 1930, em Arrow Park, Inglaterra.
Homem do ar - Em 1930 ingressava na Escola Naval, recebendo o espadim de guarda-marinha em 1935, quando participou da segunda viagem de instrução do navio-escola "Almirante Saldanha". A técnica o fascinava, e ainda na Marinha, como não poderia deixar de ser, fez os cursos de submarinos, máquinas e aviação. Aliás, foi ele quem organizou o Serviço de Rádio da Marinha.
Com a criação do Ministério da Aeronáutica, Oswaldo Pamplona Pinto, então 1º tenente, que servia no Correio Aéreo Naval, optou pela aviação.
Em 04 de junho de 1941, foi criada a Seção de Aviões de Comando, no antigo Campo do Calabouço, hoje Aeroporto Santos Dumont. Tento como primeiro Comandante o Capitão e depois Major Aviador Nero Moura, e Sub-Comandante o Capitão Pamplona.
Em 04 de junho de 1941, foi criada a Seção de Aviões de Comando, no antigo Campo do Calabouço, hoje Aeroporto Santos Dumont. Tento como primeiro Comandante o Capitão e depois Major Aviador Nero Moura, e Sub-Comandante o Capitão Pamplona.
Fez parte do gabinete do ministro Salgado Filho. Pouco depois, era transferido para o gabinete do presidente da República, servindo como ajudante de ordens de Getúlio Vargas.
Presidente Getúlio Dornelles Vargas (1939-1945) no Estado do Rio de Janeiro: recebe em audiência Joaquim Pedro Salgado Filho, ministro da Aeronáutica, que apresenta os capitão de fragata aviador Luiz Leal Neto dos Reis, técnico militar, Oswaldo Pamplona Pinto, ajudante de ordens, e Jorge Muniz, engenheiro e assistente técnico civil, Palácio Rio Negro, Petrópolis, RJ:
Presidente Getúlio Dornelles Vargas (1939-1945) no Estado do Rio de Janeiro: recebe em audiência Joaquim Pedro Salgado Filho, ministro da Aeronáutica, que apresenta os capitão de fragata aviador Luiz Leal Neto dos Reis, técnico militar, Oswaldo Pamplona Pinto, ajudante de ordens, e Jorge Muniz, engenheiro e assistente técnico civil, Palácio Rio Negro, Petrópolis, RJ:
Homem de guerra - Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, fez várias missões de patrulhamento de costa e cabe-lhe o mérito de ter sido o primeiro piloto brasileiro a atacar um submarino do Eixo, nas costas do Brasil.
Da esquerda para direita, Pamplona, o oficial de ligação do US Army Vernon Walters e ao centro o Ministro da Aeronáutica, Dr Salgado Filho:
No dia 22 de maio de 1942, em voo de treinamento de Patrulha Marítima, entre Fortaleza e Fernando de Noronha, a bordo da aeronave B-25B Mitchell, os Capitães Aviadores Affonso Celso Parreiras Horta e Oswaldo Pamplona Pinto localizaram o submarino italiano Barbarigo, o qual havia torpedeado quatro dias antes o navio mercante “Comandante Lira”. De pronto, a tripulação engajou combate, lançando uma salva de 10 bombas de 100 libras de emprego geral sobre o submarino inimigo, que reagiu com intenso fogo antiaéreo, submergiu e não foi mais visto na área de operações.
Esse histórico evento, que se tornara o batismo de fogo da recém-criada Força Aérea Brasileira, também marcou oficialmente o Dia da Aviação de Patrulha.
Pamplona nos EUA com uma grande comitiva de oficiais da FAB e o ministro Salgado em julho de 1943:
Recebendo o presidente Roosevelt em Natal:
Dois grandes amigos: Nero e Pamplona:
Viagem do Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho, aos EUA em Julho de 1943: Pamplona esta na segunda fila, de baixo para cima, a direita na foto e esta com a sua assinatura:
Então Capitão Av Pamplona:
Afundou um uboat alemão na costa do Brasil!
Depois foi transferido, como voluntário para o 1º Grupo de Aviação de Caça, que iria combater na frente italiana como capitão e depois major e sub-comandante do Grupo.
Despedida no RJ:
Jornal que mostra a chegada de Miami, EUA, para o treinamento dos homens-chave de Nero Moura:
Um dos "homens-chaves" do Nero Moura - Orlando 1944 -
Pamplona, o 3º da esquerda para direita:
Pamplona, Fortunato e Neiva em treinamento nos EUA - 1944:
Passando instruções no Canal do Panamá:
Pamplona e Nero na despedida dos EUA. Prontos para irem para a guerra na Itália:
Em 12/01/1944, o então Capitão Pamplona sendo cumprimentado pelo pelo General Hume Peabody, Comandante do Centro Tático de Orlando, Florida - EUA, pelo crédito de um u-boat alemão afundado. Na foto ainda estão o então Major Nero Moura, Comandante do 1o. Grupo de Aviação de Caça e o Major Martinho C. Santos, oficial de ligação do Grupo nos EUA.
Miranda Correa, Torres, Pamplona e Medeiros (morto em combate):
Sua primeira missão também foi a primeira do Grupo de Caça, em 31 OUT 44, voando como ala de uma esquadrilha do 346th Fighter Squadron. Sua última missão foi em 10 MAR 45. Com o decorrer da Campanha, passou a ser o Oficial de Operações. Em 29 Mar 45, regressou ao Brasil.
Já na guerra no fronte italiano, Pamplona, 2º em comando do 1º Grupo de Caça.:
Pamplona fez a 1ª missão de combate do 1º Grupo de Caça!
Fotografia do Pamplona quando recebeu a
sua Air Medal dos EUA ainda na Itália em 1945:
Então Maj Av Pamplona (marcado) com seus companheiros, Cap Av Lafayette Cantarino E de Souza (Comandante da Esquadrilha Vermelha), Cap Av Joel Miranda (Comandante da Esquadrilha Amarela) e Cap Av Fortunato Câmara de Oliveira (Comandante da Esquadrilha Azul), durante a entrega das Air Medals dos EUA na Itália em 1945:
Hora do briefing antes de uma missão do Grupo (Pamplona marcado):
Então Maj Pamplona (Chefe de Operações do 1sr Brazilian Squadron) no dia 02 de março de 1945 na Itália com o General of the Army George C Marshall, US Army Chief of Staff. Com ele estiveram Maj Gen John K Cannon (Comandante da Mediterranean Allied Tactical and 12th Army Air Force), Lt Col Ariel W Nielsen (12th AAF Group) e Col Earl R Bates (12th AAF Group):
O avião do Pamplona, P-47 #2, 42-26764 .
Esse foi destruído quando pilotado pelo Pessoa Ramos:
Uma das fotografias coloridas do Buyers.
Pamplona num traje de voo de inverno:
Sua última missão foi em 10 MAR 45. Com o decorrer da Campanha, passou a ser o Oficial de Operações. Em 29 Mar 45, regressou ao Brasil.
Como oficial da FAB, seguiu todos os cursos referentes à sua arma, não só no Brasil, como também no Exterior. Foi comandante da Base de Santa Cruz, em 1950. Três anos depois viajou para a Inglaterra, a fim de seguir o Curso de Jato e concluir a compra de 74 unidades a jato e concluir a compra de 74 unidades a jato para o Brasil. Assumiu, posteriormente, o comando do 1º Grupo de Caças a Jato da Força Aérea Brasileira.
"Senta a Pua a Jato" - Os pioneiros da FAB na Era dos jatos!
Pamplona, Assis, Rui e Keller
Pamplona nos comandos de um Gloster que o Presidente Getúlio Vargas
entrou quando esses chegaram no Brasil:
Foi Comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 13 DEZ 1951 e 21 JAN 1955.
Ministro da Aeronáutica Brig Nero Moura e os veteranos Cel Av Pamplona e Pessoa Ramos e outras autoridades na missa na BASC pelos aniversário do desembarque do 1º GAvCa na Itália em 1952:
Em 1958 pediu reforma, no posto de brigadeiro do ar. Pamplona recebeu várias condecorações, dentre elas Ordem do Mérito Aeronáutico, Cruz de Aviação Fita A e B, Medalha da Campanha da Itália, Medalha da Campanha do Atlântico Sul, Medalha Militar de Prata, Bronze Star (EUA), Air Medal (EUA), Presidential Unit Citation (EUA), Ordem do Condor dos Andes (Bolívia) e muitas outras.
Pamplona foi presidente da Viação Aérea São Paulo S.A. (VASP) de 1954 a 1962. Na sua gestão, adquiriu 15 aviões Viscount a turboélice, construiu o novo hangar da empresa, projetou o edifício sede e incorporou o Lóide Aéreo Nacional, transformando a VASP de companhia regional numa das maiores empresas da aviação comercial brasileira.
Pamplona foi presidente da Viação Aérea São Paulo S.A. (VASP) de 1954 a 1962. Na sua gestão, adquiriu 15 aviões Viscount a turboélice, construiu o novo hangar da empresa, projetou o edifício sede e incorporou o Lóide Aéreo Nacional, transformando a VASP de companhia regional numa das maiores empresas da aviação comercial brasileira.
Em 1962 assumiu as funções de vice-presidente executivo da Panair do Brasil. Dois anos depois, convidado pelo então prefeito de São Paulo, Faria Lima, assumiu a presidência da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), tendo sido o recuperador dessa empresa.
Em 30 de junho de 1966, a convite do governador Laudo Natel, reassumiu a presidencia da VASP, o brigadeiro Pamplona serviu a quatro governos do Estado de São Paulo: Jânio Quadros, Carvalho Pinto, Lauro Natel e Abreu Sodré. Um recorde.
Nos Anos 60 o brigadeiro Oswaldo Pamplona Pinto foi presidente da "VASP".
Linda foto do Oswaldo Pamplona e Fátima K. Moura (Filha do Danilo)
voltando da Fazenda Esteirinha para o Rio de Janeiro:
1975 - Pamplona recebendo condecoração Ordem do Mérito Aeronáutico.
Atrás do Pamplona dá pra reconhecer o Brig. Menezes:
Caricatura do Brig Pamplona feita pelo Brig Fortunato numa
das reuniões do Grupo da casa do Brig Nero Moura em 1982:
Falecimento: 21/08/1994.
Nessa foto, seu filho Roberto com a viúva do Brig Meira,
Maah, e o filho do Brig Assis, Paulo César.
Todos integrantes do Museu da Vitória - Brig Nero Moura:
Jamais serão esquecidos!!
Fonte de dados:
Revista Banas - Nº 886 - 12/04/1971
http://www.sentandoapua.com.br/
Muito bom essa matéria!!! Moro perto da fazenda dele no interior do Rio de Janeiro, Passa Três! Onde ele viveu o resto de sua vida. Muito bom a matéria!!!
ResponderExcluirSaber que quando eu era criança ele passava todos os finais de semana em sua fazenda logo acima da minha casa, e nunca imaginei quanto era importante. Conhecido apenas como brigadeiro nunca se fez maior diante de sua posição. Parabéns ao brigadeiro Pamplona!
ResponderExcluirQuero agradecer ao Museu por essa lembrança sobre o meu pai. Excelente reportagem a qual quero contribuir com mais material, medalhas e outras lembranças que estão em meu poder.
ResponderExcluirÉ importante manter viva a história do Brasil
Recebam os meus parabéns.
Sergio Pamplona Pinto
Tive o prazer de conhecer seu Pai e sua Mãe Dona Cecília. Eu sou filha do Sr. Geraldo que trabalhou com seu Pai como chofer por muitos anos até se aposentar. Seu Pai, bem como sua Mãe, realmente são pessoas especiais e que permanecerão para sempre em minha memória.
ExcluirMaravilhosa a história dos homens que contribuíram para a criação da nossa FAB e para a vitoriosa conquista na Italia. Homens de honra que jamais serão esquecidos.
ResponderExcluirTive o prazer de conhecê-lo pessoalmente na TAM onde foi junto com o CMT Rolim e seu pupilo engenheiro Luiz Eduardo Falco um facilitador para o sucesso da empresa , inesquecível seu aniversário 80 anos ,comemorado com muita admiração e respeito por todos que conviviam com o Brigadeiro Pamplona,hoje graças a esta matéria reconhecido como herói
ResponderExcluirPerfeito,saudades
ResponderExcluirConheci em 1989 na Transbrasil. Sabedoria, simpatia e simplicidade.
ResponderExcluir