sexta-feira, 23 de junho de 2017

423rd Armored Field Artillery Battalion - 10th Armored Division Group

TC 5 Alvia Ray Hyser
Nasceu em 1922 - Pennsylvania
Entrou para o US Army em 1942
423rd Armored Field Artillery Battalion
10th Armored Division Group:













Sua esposa - Margaret Elizabeth Hyser (1926-2011)








423rd Armored Field Artillery Battalion   
10th Armored Division





5 de setembro de 1944: 
III Corpo, nono exército, 12º grupo de exércitos.

10 de outubro de 1944: 
Terceiro Exército, 12º Grupo do Exército.

23 de outubro de 1944: 
XX Corps. 

16 de dezembro de 1944: 

XX Corpo, Terceiro Exército, 12º Grupo de Exército, 
mas anexado ao Primeiro Exército, 12º Grupo de Exércitos.

7 de dezembro de 1944: 
Terceiro Exército, 12º Grupo de Exército, mas anexado ao 
VIII Corpo, Primeiro Exército, 12º Grupo de Exércitos.

20 de dezembro de 1944: 
III Corpo, Terceiro Exército, 12º Grupo do Exército.

21 de dezembro de 1944: 
XII Corpo.

26 de dezembro de 1944: 
XX Corps.

17 de janeiro de 1945: 
Terceiro Exército, 12º Grupo de Exército, mas anexado ao XXI Corpo, 
Sétimo Exército, 6º Grupo de Exércitos.

25 de janeiro de 1945: 
XV Corps.

10 de fevereiro de 1945: 
XX Corps, Terceiro Exército, 12º Grupo do Exército.

23 de março de 1945: 
Terceiro Exército, 12º Grupo de Exército, mas anexado ao XXI Corpo, 
Sétimo Exército, 6º Grupo de Exércitos.

1 de abril de 1945: 
VI Corps, Sétimo Exército, 6º Grupo de Exército.

8 de abril de 1945: 
VI Corps.



A Décima Divisão Blindada entrou na França através do porto de Cherbourg, 23 de setembro de 1944, e fez um mês de treinamento em Teurtheville, na França, antes de entrar no combate, como parte do Terceiro Exército sob o general George S. Patton. 



Deixou Teurtheville, 25 de outubro, a Divisão mudou-se para Mars-la-Tour, onde entrou no combate, 2 de novembro, em apoio ao XX Corps, contendo tropas inimigas na área. Mais tarde naquele mês, o 10ª participou da captura de Metz. Foi a primeira vez em 1500 anos que a antiga fortaleza de Metz caiu. Após ferozes combates, o 10ª foi para a Siegfried Line e liderou o Terceiro Exército para a Alemanha em 19 de novembro de 1944.


Com tanques Sherman, destruidores de tanques e as meias lagartas do Combat Command-B entraram em Bastogne em 18 de dezembro de 1944. Estas foram as primeiras tropas de combate a chegarem à cidade ameaçada. O comandante do CCB, coronel William L. Roberts, dividiu o comando para formar um arco em forma de crescente que se encontrava a leste a cinco milhas da cidade. Uma força-tarefa comandada pelo major William R. Desobry foi para o norte até Noville, enquanto um grupo similar sob o tenente-coronel Henry T. Cherry dirigiu o leste para Longvilly. O grupo do tenente-coronel James O'Hara foi para sudeste até Bras.


Ao mesmo tempo, as forças alemãs se moviam para o oeste com um impulso crescente. Bastogne, um centro do qual sete estradas principais divergiram, era essencial para o movimento rápido dos panzers de Rundstedt. Antes do amanhecer de 19 de dezembro, cinco divisões nazistas atacaram o CCB. Soldados americanos armados com Bazooka e um único pelotão de destruidores de tanques lutaram contra uma coluna de tanques Panzer IV alemães na rodovia Houffalize-Noville, voltando-os depois de um engajamento furioso. Mais armaduras inimigas seguiram e com a estrada bloqueada, a batalha derramou-se nos campos cobertos de neve e madeiras. Durante oito horas, o CCB sozinho resistiu a vários ataques alemães antes que os reforços chegassem da 101ª Divisão Aerotransportada, que foi para Bastogne sob a tela das ações da Décima.


Os alemães ainda mantiveram uma vantagem e os americanos em excesso se retiraram mais perto de Bastogne. Os alemães enviaram pinças para o norte e para o sul. Na noite de 21 de dezembro, as pinças se encontraram e fecharam a oeste da cidade. Na cidade cercada, a 10ª montou uma força de reserva móvel para atacar em qualquer direção.



O CCB suportou o frio, bombas de artilharia e bombardeios, enquanto seus suprimentos e munições diminuíram. Somente quartos tanques da 10ª Divisão Blindada estavam em funcionamento em 26 de dezembro, mas o CCB continuou a lutar até 18 de janeiro.

Após a batalha, o 21º Batalhão de Tanques da Divisão Blindada e o Comando de Combate B obtiveram a Citação da Unidade Presidencial por suas ações de 17 a 27 de dezembro de 1944, na Batalha do Bulge. A 101 Divisão Aerotransportada também foi homenageada com a Citação Presidencial de  por suas ações em Bastogne. Anos após a guerra, o general Anthony McAuliffe disse: "Na minha opinião, o Comando de Combate B da 10ª Divisão Blindada nunca foi devidamente creditado com seu importante papel na batalha de Bastogne".

No início de fevereiro de 1945, a 10ª voltou a ser montada em Metz e conseguiu descansar brevemente depois de se juntar ao XX Corps. Em 20 de fevereiro de 1945, a Décima primeiro atacou as defesas alemãs. Em um dia, eles quebraram as linhas alemãs e, após 48 horas, a divisão avançou 85 milhas, invadiu o Triângulo Saar-Mosela e chegou ao rio Saar. 

A 10ª cruzou o Saar e capturou Trier e uma ponte sobre o rio Mosela. A perda desta cidade fortemente defendida levou as defesas alemãs a entrar em colapso. Os generais Dwight Eisenhower e Patton visitaram a 10ª Divisão Blindada para felicitá-los.

Em uma semana, a 10ª avançou 100 milhas e capturou 8 mil prisioneiros de 26 divisões inimigas diferentes. Após uma pausa de quatro dias, a 10ª foi uma das várias divisões de liderar a unidade do Sétimo Exército sob o General Alexander Patch na Baviera. Com rápidos movimentos noturnos, os "Tigres" continuamente surpreenderam os alemães. Os despachos alemães referiam-se a 10ª como a "Divisão Fantasma". Enquanto dirigia para a Baviera, a divisão invadiu um dos muitos subcampos do campo de concentração de Dachau no Landsberg.


Ele voltou de Marselha - Chegou em NY em 1/1/46.

Nome do navio - Monticello

Aqui está a lista parcial de passageiros:



MOS dele indica:
Mecânico automotivo (segundo escalão), {manutenção}

NARA


Nenhum comentário:

Postar um comentário