terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

U.S. 26th Infantry Division Ike Jacket

U.S. 26th Infantry 
Division Ike Jacket:


Como parte de uma reorganização em todo o Exército dos EUA, o quartel-general da brigada da divisão foi dissolvido em favor dos comandos do regimento. A divisão foi baseada em torno de três regimentos de infantaria; O 101st, o 104th, e o 328th. Também foram designados para a divisão os 101st, 102nd, 180th e 263rd Field Artillery Battalions, 39th Signal Company, a 726th Ordnance Company, 26th Quartermaster Company, 26th Reconnaissance Troop, 101st Engineer Combat Battalion e o 114th Medical Battalion. Em agosto de 1943, o Major-General Willard Stewart Paul assumiu o comando da divisão, que ele lideraria durante o resto da guerra. Antes de se deslocar ao exterior para o Teatro Europeu de Operações (ETO), a 26º ID treinou em Camp Campbell, Kentucky e preparou-se para partir para a Frente Ocidental no final de agosto de 1944.


A divisão foi atribuída ao III Corps do U.S. Ninth Army, sob o Tenente General William Hood Simpson, parte do 12th Army Group, comandado pelo Tenente General Omar Bradley. Foi enviado dos Estados Unidos diretamente para a França, e nunca foi enviado para a Grã-Bretanha. A 26º ID desembarcou na França em Cherbourg e Utah Beach em 7 de setembro de 1944, mas não entrou em combate como uma divisão até um mês depois. Elementos estavam em patrulha ao longo da costa de Carteret a Siouville de 13 a 30 de setembro. A 328th Infantry viu a ação com a 80th Infantry Division de 5 a 15 outubro.  A divisão foi então reatribuída ao XII Corps do U.S. Third Army do Tenente General George S. Patton. Em 7 de outubro, a 26º substituiu a 4th Armored Division no setor Salonnes-Moncourt-Canal do Reno no Marne e manteve posições defensivas. A divisão lançou um ataque objetivo limitado em 22 de outubro, nas matas de Moncourt. Em 8 de novembro, a 26th foi então na ofensiva, junto com primeiramente todo "All Black Tank Battalion", o 761st, que dirigiu o assalto, a 26th tomou Dieuze em 20 novembro, avançado através do rio de Saar  e capturou-o em 2 de dezembro, depois de lutas de casa em casa. Alcançando as fortificações de Maginot no dia 5 de dezembro, reagrupou-se, entrando em Saareguemines no dia 8 de dezembro. Nessa época foi reatribuída ao III Corps.


O repouso em Metz foi interrompido pela ofensiva alemã nas Ardenas, a Batalha do Bulge. A divisão moveu-se para o norte a Luxembourg de 19 a 21 dezembro, para tomar parte na batalha do rompimento de Ardennes. Atacaram em Rambrouch e Grosbous em 22 de dezembro, derrubaram fortes contra-ataques alemães, capturaram Arsdorf no dia de Natal após pesados combates, atacaram o rio Wiltz, mas foram forçados a se retirar diante de determinada resistência alemã. Após o reagrupamento em 5-8 janeiro 1945, atacou outra vez, cruzando o rio de Wiltz em 20 janeiro. A divisão continuou seu avanço, tendo Grumelscheid em 21 de janeiro, e atravessou o rio Clerf em 24 de janeiro. A divisão foi reatribuída ao XX Corps. A divisão imediatamente mudou para a margem leste do Saar, e manteve posições defensivas na área de Saarlautern de 29 de janeiro até 6 de março de 1945.


A movimentação da divisão ao rio Rhine saltou fora em 13 março 1945, e carregou a divisão através de Merzig de 17 março, ao Rhine por 21 março, e através do Rhine em Oppenheim em 25-26 março. A divisão foi então reatribuída ao XII Corps.  Participou na redução casa a casa de Hanau em 28 de março, quebrou da cabeça de ponte Main River, passou por Fulda em 1 de abril e ajudou a reduzir Meiningen em 5 de abril. Movendo-se para o sudeste na Áustria, a divisão ajudou na captura de Linz, 5 de maio. Havia mudado a direção de seu avanço e estava se movendo para o nordeste na Checoslováquia, através do rio Vlatava, quando a ordem de cessar-fogo foi recebida.  Um dia depois, a divisão invadiu o campo de concentração de Gusen em conjunto com a 11th Armored Division, libertando-a das forças alemãs. Lá, descobriu que os alemães tinham usado o trabalho forçado para esculpir um sistema de túnel elaborado com instalações de produção de aeronaves subterrâneas. Os oficiais da WSS no campo alegadamente planejavam demolir os túneis com os prisioneiros dentro, mas o movimento da 26th  e a 11th Armored Division impediram isso.

Alguns dados:

Total de baixas de batalha: 10.701
Morto em ação: 1.850 
Ferido em ação: 7.886 
Desaparecidos em ação: 159 
Prisioneiro de guerra: 806 







Nenhum comentário:

Postar um comentário