terça-feira, 18 de outubro de 2016

Ovídio Moojen Machado - In Memoriam

Ovídio Moojen Machado - In Memoriam
Veterano de duas Revoluções:


Ovídio Moojen Machado, nasceu em Lagoa Vermelha no dia 30 de Outubro de 1902, filho do professor Carlos de Oliveira Machado e de Malvina Moojen Machado. Seu avô, Major Ovídio Guilherme Moojen foi Comandante da 6a secção do B. da G. C. da Guarda Nacional. Em 1882, ainda durante o Império, foi eleito vereador. Fez parte da primeira composição da Câmara de Vereadores e foi eleito presidente do Legislativo em 1883 e em 1885. Seu mandato expirou em 1887. O major Ovídio Guilherme Moojen era natural do Paraná, tendo nascido em 19 de abril de 1838. Seu pai, o inglês John George Moojen, foi veterano da Guerra da Paraguaí. Ele era cirurgião do Exército Imperial Brasileiro no acampanamento de Aguapéi, onde prestava serviço na divisão sob as ordens do General José Gomes Portinho, barão de Cruz Alta (perdeu um filho na guerra).


Ovídio Moojen Machado, participou das Revoluções de 1930 e 1932 como oficial da arma da Cavalaria,  chegando à patente de Capitão (como era carinhosamente chamado pelos amigos e parentes). 


Depois destas experiências, saiu do Exército e constituiu família. Casou com Luizinha Marques Machado e teve sete filhos. Foi agrimensor, tabelião e intendente no norte do estado em Tenente Portela e passou o final da sua vida em Passo Fundo. Era considerado um grande caçador e por muitos anos foi companheiro de caçada de Arlindo Zatti (considerado o maior colecionador de Armas do Brasil nos anos 60-70).


Faleceu em Passo Fundo/RS em 1964.

RIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário