sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Fez do 1GAVC "Senta a Púa"

Fez do 1GAVC "Senta a Púa":



O Fez, também conhecido como Tarbush, é um pequeno chapéu de feltro que tornou-se muito popular durante o Império Otomano, quando foi incorporado ao traje oficial do governo. O nome "Fez" vem da cidade marroquina de mesmo nome. Fez, no Marrocos, produziu o corante, feito de frutas vermelhas, para colorir o chapéu. Esse tipo de cobertura de cabeça foi muito utilizado no norte da África e Oriente Médio por influência Turca, mas não tem nada a ver com a religião muçulmana.
Nos nos 30-40, por ser algo exótico, artistas em filmes usavam o Fez tradicional com smoking em festas e ocasiões especiais. Com essa popularização, alguns clubes e lojas mansônicas começaram a utilizá-lo como simbolo ou traje cerimonial.

Nossos veteranos do 1GAVC "Senta a Púa", nos momentos de folga, visitaram o Egito e alguns exemplares foram adquiridos e trazidos primeiramente para a Itália e depois para o Brasil.

Acreditamos que houve uma tentativa ou brincadeira entre os pilotos de utilizar essa cobertura de cabeça. Jovens e arrojados, esses pilotos de caça deveriam ter algo de diferente. Existe a foto do Kopp com um na sacada do Hotel Nettuno em Pisa e do Rui e outros usando eles na primeira reunião do Grupo no Brasil ainda em 1945.

Alguns anos mas tarde nossos veteranos mandaram fazer bastões de acrílico (material caro na época) para serem identificados como e elite e veteranos de guerra.

O exemplar de um Fez que temos no nosso acervo era do Maj Brig Josino Maia de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário