domingo, 21 de junho de 2020

M-1965 Field Jacket

M-1965 Field Jacket:






Abreviada como M-65, é uma jaqueta de campo em frente reta, com clima frio, feita de tecidos repelentes à água. Inicialmente projetado para as forças armadas dos Estados Unidos sob o padrão MIL-C-43455.


A jaqueta foi introduzida no serviço militar dos EUA em 1965 para substituir a jaqueta de campo M-1951, que foi uma melhoria na jaqueta de campo M-1943 da Segunda Guerra Mundial. 



Possui um capuz embutido que pode ser enrolado e se encaixar em um local na parte de trás do pescoço, em oposição ao capuz separado que é anexado ao M-1951. O M-65 também possui prendedores de velcro nos punhos e no colarinho da manga.


A jaqueta de campo M-65 foi amplamente usada pelas forças dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã, na qual a jaqueta se tornou útil para as tropas que serviam nas montanhas centrais do Vietnã do Sul, especialmente em condições de clima frio após chuvas de monções. Era uma necessidade para os EUA, uma vez que as suas tropas deveriam estar prontas para atuarem em todo o mundo.

Originalmente introduzido na cor OG-107, foi produzido em uma grande variedade de cores e padrões, incluindo camuflagem militar. A parte mais frontal da jaqueta tem dois bolsos grandes no quadril e dois bolsos de tamanho médio, ambos os bolsos com costura tripla. A parte posterior do pescoço e a gola da jaqueta apresentam um zíper que abriga um capuz protetor. 


A jaqueta de campo M-1965 pode ser combinada com um revestimento extra (liner) com botões para uso em clima frio, os originais foram produzidos pela empresa contratada pelo governo Gibraltar Co., bem como o botão no capuz de inverno M51 com acabamento em pele. 


Apenas as jaquetas originais Milspec M65 podem abotoar os capuzes de inverno feitos para a parca M51. Foi fabricado pela Alpha Industries e John Ownbey Co., Inc., além de outras empresas como Propper, Golden Manufacturing, Sportsmaster Inc. e muitas outras, para os militares. 



A M-1965 monótono verde (chamado geralmente de jaqueta de campo M-65) foi usada até o final dos anos 80. Em 1981, as forças armadas dos EUA introduziram seu padrão de camuflagem "M81" (Woodland) e o M-1965 começou a ser impresso nesse padrão para complementar os EUA. 

O "Battle Dress Uniform" (BDU), uma versão adicional da jaqueta, impressa no mesmo design de camuflagem do "Desert Camouflage Uniform" (DCU), foi lançada nos anos 90. 


Com a introdução do "Army Combat Uniform" (ACU) em 2005, uma variante final da jaqueta de campo foi lançada no então novo "Universal Camouflage Pattern" (UCP), com remendos de fixadores de gancho e presilha nas mangas perto da área dos ombros para combinar novo design uniforme do Exército ACU. Os Exército dos EUA deixou de emitir a jaqueta em 2009.

Virou para da vida cultural depois de aparecer em alguns filmes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário