US Army M69 Flak Vest - Vietnam War Body Armour:
O colete de fragmentação M69 é um dos itens mais emblemáticos da Guerra do Vietnam.
O nome oficial é “Armor body fragmentation with 3/4 collar", mas é mundialmente conhecida como “M69 Flak Jacket”. O conceito era um colete à prova de balas para o uso de infantaria, e a necessidade disso ficou mais evidente à medida que as vítimas aumentavam no Vietnam. O sistema forneceu proteção contra balas de 0,30 cal AP, mas devido ao seu peso a 20 libras e à maior parte do sistema, nunca foi popular no calor e umidade tropicais do Vietnam. Devido ao peso, 20 libras, o sistema era muito impopular com a infantaria e nunca foi amplamente utilizado. Era padrão da tripulação aérea de helicópteros emitida para pilotos, chefes de equipe e artilheiros. Muitas vezes, é encontrado sem a placa traseira, quando os pilotos se sentam em assentos blindados.
O 1º modelo utilizado foi o colete de infantaria padrão do Exército no início da Guerra do Vietnam, o M1952A do final da era da Guerra da Coréia. Seria o colete de fragmentação mais comumente visto no uso do Exército até 1966. O colete é facilmente distinguido por sua cor marrom, falta de colarinho e ombreiras. Possui uma frente de zíper com aba de nylon. Esse estilo de colete permaneceria popular entre as equipes de veículos, pois a falta de um colarinho tornava mais confortável o uso de capacete.
Ao procurar maneiras de melhorar o colete, o primeiro pensamento, além de materiais mais eficazes, era aumentar a área de proteção. O novo colete era muito parecido com o M52 no design básico: frente com zíper, dois bolsos, laterais de renda, etc., mas apresentava uma gola. Por isso, eles foram rotulados como “Armor, Body Fragmentation Protective, With, 3/4 Collar.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário