segunda-feira, 8 de julho de 2019

Brig Ismael da Motta Paes - In Memoriam

Major Brigadeiro Ismael da Motta Paes - In Memoriam:


Nome de Guerra: Motta Paes
Patente/Registro: 2º Tenente Aviador / BO-392
Nascimento: 30/06/1920, Belo Horizonte (MG) - Brasil
Falecimento: 21/02/1997, N/D
Função: Piloto de Combate

Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico, Cruz de Aviação Fita A, Medalha da Campanha da Itália, Medalha da Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar Ouro com passador de Platina com 50 de bons serviços, Mérito Santos Dumont, Mérito Tamandaré,  Distinguished Flying Cross (EUA), Distinguished Flying Cross (Inglaterra), Air Medal (EUA) e Presidential Unit Citation (EUA).


Ismael da Motta Paes, veterano piloto de combate da esquadrilha amarela, tendo completado 24 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 11 NOV 44. Durante a sua 24ª missão, em 23 DEZ 44, foi abatido pela AAé inimiga. Saltou de pára-quedas, e foi feito prisioneiro de guerra. Foi o 1º Piloto do Grupo de Caça, a ser aprisionado, e o última a ser libertado na frente Russa, retornando a Pisa em 07 Jun 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.



Ao regressar ao Brasil, permaneceu na FAB, tendo exercido várias funções, incluindo Instrutor de Pilotagem na escola da Aeronáutica, Instrutor na escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica, Oficial de Gabinete do Ministro da Aeronáutica, Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça entre 10 MAR 1959 e 10 FEV 1961, Chefe do Estado Maior da 1ª Zona Aérea, Chefe do Estado Maior da 6ª Zona Aérea, Comandante do Comando Costeiro, Comandante do 2º Comando Aéreo Regional, Comandante do Comando Aerotático, Comandante do 3º Comando Aéreo Regional. Entre 06 Mar 70 e 09 Dez 71 comandou o Centro de Formação de Pilotos Militares, em Natal.

Em 1980, Reformou-se como Major Brigadeiro do Ar.

Pouco antes de se reformar, recebeu uma homenagem inédita: foi convidado a solar um Mirage. Tornou-se assim o único oficial-general brasileiro a pilotar um Mirage monoplace, ganhando o título de Jaguar 35.





Fotos da reportagem na Revista da Aeronáutica de 1980:



Jamais serão esquecidos!

Um comentário:

  1. Ismael da motta paes e meu familiar e sinto orgulho disso mais un heroi na familia!!

    ResponderExcluir