Cap Av Roberto Pessoa Ramos e
Ten Av Hélio Langsch Keller - In Memoriam:
Cap Av Roberto Pessoa Ramos - Piloto de Combate da esquadrilha amarela. Iniciou a Campanha como Comandante de Elemento na esquadrilha. Com o decorrer da campanha, chegou a ser Comandante de esquadrilha. Completou 95 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 12 NOV 44 e a última em 01 MAI 45. Em 23 ABR 45, foi ferido em campanha por estilhaços de AAé inimiga. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil. Ao regressar ao Brasil, permaneceu no 1º Grupo de Caça. Ensinando, aqui no Brasil, o que aprendeu como Piloto de guerra, aos Aspirantes da turma de 1945, que escolheram a Aviação de Caça. Durante 02 anos foi Comandante do 1º Grupo de Caça.
Em 1953, foi designado para ir a Inglaterra se adaptar ao avião tipo Gloster Meteor, o 1º avião a jato que voou na FAB. Mais tarde já no Posto de Coronel, comandou a Base Aérea de Santa Cruz. Comandou também a Base aérea do Recife de 1958 a 1961. Entre 1962 e 1964 foi Adido Militar no Paraguai. Por onde passou, marcou sua passagem como homem e como Militar. Um dia no mês de fevereiro de 1967, estava voando com a Escola Superior de Guerra. Era o Comandante do avião C-47, no trecho Salvador, Vitória, foi seu último voo.
Quando aterrissou suavemente em Vitória, conduziu a aeronave até o estacionamento. Freiou. Com o esforço, caiu fulminado sobre os comandos do avião. A máquina parou... O Co-piloto, fez parar os motores da outra máquina... Morreu nos comandos do C-47 como um verdadeiro aviador.
Em 1953, foi designado para ir a Inglaterra se adaptar ao avião tipo Gloster Meteor, o 1º avião a jato que voou na FAB. Mais tarde já no Posto de Coronel, comandou a Base Aérea de Santa Cruz. Comandou também a Base aérea do Recife de 1958 a 1961. Entre 1962 e 1964 foi Adido Militar no Paraguai. Por onde passou, marcou sua passagem como homem e como Militar. Um dia no mês de fevereiro de 1967, estava voando com a Escola Superior de Guerra. Era o Comandante do avião C-47, no trecho Salvador, Vitória, foi seu último voo.
Quando aterrissou suavemente em Vitória, conduziu a aeronave até o estacionamento. Freiou. Com o esforço, caiu fulminado sobre os comandos do avião. A máquina parou... O Co-piloto, fez parar os motores da outra máquina... Morreu nos comandos do C-47 como um verdadeiro aviador.
Ten Av Hélio Langsch Keller - Piloto de combate da esquadrilha vermelha, tendo completado 95 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 11 NOV 44 e sua última em 01 MAI 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil. Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB, no posto de Tenente-Coronel, foi Comandante do 1º Grupo de Caça entre 01 FEV 1957 e 28 JAN 1959, comandou também o 4º Destacamento da FAB no Ex-Congo Belga, a serviço da ONU. Nos meses de dezenbro de 1962 e janeiro de 1963, a Força Aérea da ONU, no Congo entrou em operações de guerra com as Forças de Katanga (Província separatista do Congo, na época), e o Destacamento da FAB, sob o Comando do Ten. Cel. Keller, teve atuação destacada no salvamento de missões religiosas que estavam na eminência de serem sacrificadas.
Informações: sentandoapua.com.br
Jamais serão esquecidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário