segunda-feira, 4 de junho de 2018

Maj John William Buyers - In Memoriam

Maj John William Buyers - In Memoriam:


08 de janeiro de 1920 – 23 de abril de 2016

Nasceu em 8 de janeiro de 1920 na cidade mineira de Juiz de Fora, pouco antes da Segunda Guerra Mundial retornou com a família para os EUA, onde ingressou na USAAF (United States Army Air Force) e foi declarado piloto militar no ano de 1941.

Pelo fato de falar português fluentemente o jovem tenente foi escolhido para ser o oficial de ligação entre o Brasil e os Estados Unidos.

Quando o Brasil finalmente rompeu relações com a Alemanha Nazista, formou-se um grupo de militares da recém criada Força Aérea Brasileira, os quais seguiram para a Europa após treinarem nos estados Unidos e Panamá.

A Itália foi o teatro de operações onde lutou a FEB (Força Expedicionária Brasileira) do Exercito Brasileiro junto com o 1º Grupo de Aviação de Caça, o chamado; “Senta a Pua.”

O Tenente John W. Buyers sempre esteve junto com os brasileiros no período de combates na Europa ocupada, chegando inclusive a voar 23 missões de combate nos aviões de caça P-47D Thunderbolt da FAB, ajudando no esforço para liberar a Itália da ocupação nazista.

Buyers sempre teve a disposição um velho bombardeiro B-25C que teve seu armamento retirado para servir de avião de transporte. “Desert Lil” foi o apelido dado pela primeira tripulação do North American B-25C Mitchell (número de série: 41-12872) que pertencia ao 82º Esquadrão de Bombardeio (82nd Bomber Squadron) “Bulldogs” do 12º Grupo de Bombardeio (12th Bomb Group), o famoso “Earthquakers” que atuou no Norte da África e no Mediterrâneo.

Buyers sempre referia-se a este avião como: “meu avião” pelo fato dele voar constantemente com ele nas mais diversas tarefas de apoio ao grupo de caça brasileiro, incluindo uma missão de resgate no final da guerra dentro da Alemanha.

Ao findar a Segunda Guerra Mundial, ele obteve permissão do governo americano e casou-se com sua primeira esposa, a brasileira; Maria Izabel que ele havia conhecido em Recife quando era oficial de ligação na estação de radio do Pina.

Com ela teve dois filhos, John Junior e Ann Marie, anos após o falecimento de sua esposa, Buyers casou-se novamente com outra brasileira, dona Iracema sua ultima companheira, e viveu os últimos anos entre as cidades de Recife e Maceió.









Coleção de fotos colorida do Buyers:

Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira:



Fortunato e Villas Bôas com um menino italiano que andava no meio do Grupo na Itália:


Foto colorida do "Zé Maria", Joaquim de Moura Dias:


Nome de Guerra: Moura
Patente/Registro: Cabo/B-503
Nascimento: N/D,Aracaju (SE)
Falecimento: 1975,Rio de Janeiro (RJ)
Função: Motorista
Promoções: 03 Mar 45, promovido a 3º Sargento.

Motorista da Viatura que levava e trazia os pilotos para os aviões na pista de estacionamento, e os traziam de volta para a sala de operações quando retornavam da missão. Figura Folclórica: (Na 1ª viagem que ele fez da sala de operações para o rancho em Aguadulce. O tenente João Edson o batizou de "Zé Maria"). Daí por diante, foi como ele passou a ser conhecido por todo o grupo, Oficiais e Praças. De início, aceitou o apelido, "Senta a Púa" Zé Maria, e ele arrancava a caminhonete dando um tranco nos passageiros. Se alguém reclamava, limitava-se a olhar pelo retrovisor e dizer: "Mandaram eu Sentar a Púa, fiz o que pude", quando chegamos a Itália, Moura Dias estabeleceu umas regras para quem lhe chamasse de "Zé Maria". "Quem poderá me chamar de Zé Maria" de hoje em diante, é piloto que faz missão de guerra. Fora disso não admito. Como tinha bastante moral e disposição para sair no pau com qualquer um que o chamasse pelo apelido, em pouco tempo, sua regra foi aceita e consagrada. Zé Maria sempre dizia que "piloto dele", (aquele que ele conduzia da sala de operações ao avião antes da missão), voltava sempre. Um dia o Danilo e o Joel Miranda, não regressaram. Cairmos na pele do "Zé Maria", chamando-o de pé frio e outros nomes. A partir daquele dia, "Zé Maria", pediu ao comandante para deixar de fazer aquele tipo de transporte. Nero Moura atendeu. Passaram-se os tempos, e lá um belo dia, Danilo regressou à Pisa. "Não disse que piloto meu não se perde! Podem esperar pelo Capitão Joel, que ele vai voltar também". E voltou para a nossa alegria e orgulho do velho Moura Dias.

Ao regressar ao Brasil, foi servir na Base Aérea de Santa Cruz, até se aposentar no Posto de Suboficial. Viveu e morreu servindo o 1º Grupo de Caça. Faleceu em 1975, e foi sepultado no cemitério da Base Aérea de Santa Cruz, com grande acompanhamento.

Fonte de dados: sentandoapua.com.br

Foto colorida da então Ten Elza Cansanção Medeiros da FEB no 
bombardeio B-25C "Desert Lil" do 1º Grupo de Caça "Senta a púa" em 1945 na Itália.


Conhecida como Major Elza, morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro em 2009.

Nascida no Rio de Janeiro em 21 de outubro de 1921, era militar, enfermeira, jornalista e escultora. Ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro como praça em 25 de abril de 1944 e foi promovida ao posto de major em 12 de maio de 1976.

Em 1942, foi a primeira voluntária para o serviço de doadores de sangue da Cruz Vermelha Brasileira. Entre os anos de 1943 e 1944, deu início ao Curso de Voluntárias Socorristas, na sucursal da instituição em Pernambuco. Apresentou-se para o serviço ativo do exército brasileiro em 18 de abril de 1943, sendo a primeira voluntária do país para a II Guerra Mundial. Atuou como enfermeira e intérprete na Itália.

Foi uma das fundadoras da Associação Nacional dos Ex-Combatentes do Brasil e da Associação de Amigos da Polícia do Exército, do Rio de Janeiro.

Segundo o Comando Militar do Leste (CML), ela recebeu 41 medalhas em sua carreira. Era ainda artista plástica e escreveu livros sobre sua participação na guerra.

Fotografia colorida do então Ten Av Rui Moreira Lima,
piloto de combate da Green na Itália em 1944/45:


Pessoal do Apoio:




Confraternização com oficiais da França Livre:


Jeep do Grupo - 2º Ten Attílio Bocchetti, 
oficial de suprimentos do 1º Grupo de Caça. Foto tirada em Pisa, Itália, 1944.


Attílio Bocchetti

Nome de Guerra: Bocchetti
Patente/Registro: Aspirante / BO-288
Nascimento: 12/10/AAAA, N/D
Falecimento:N/D, N/D
Função: Chefe do Suprimento Técnico
Promoções: Em 28 Out 44, Promovido a 2º Tenente

Bocchetti inegavelmente foi um dos oficiais mais eficientes e ativo no 1º Grupo de Caça. Temperamento manso, calado e de grande iniciativa, um artista nato, foi quem pintou o emblema SENTA A PÚA!, nos aviões. Sempre foi pau para toda obra tanto na Itália como em todas suas funções ao regressar ao Brasil. 

Ao regressar ao Brasil, permaneceu alguns anos no 1º Grupo de Caça. Prosseguiu sua carreira na FAB, em outras unidades e setores até a sua reforma como Tenente Coronel. 

Estamos verificando se seria o Gibson a direita da imagem 
(atrás do B-25 "Desert Lil´):


Os dois  irmãos Gibson: 
Eugênio e Marcílio estiveram no grupo de caça, 
um como Sargento e o outro como Major.

Marcílio Gibson Jacques

Nome de Guerra: Gibson
Patente/Registro: Capitão / BO-314
Nascimento: 20/11/1911, Recife (PE) - Brasil
Falecimento: 01/01/2004, Belém (PA) - Brasil
Função: Comandante do Escalão Terrestre
Promoções: Em 14 Jan 45, promovido a Major

No início o Capitão Gibson, foi escolhido para ser Comandante de Esquadrilha, porém, no treinamento em Aguadulce, Panamá, foi excluído pelos instrutores Americanos. Não obstante, permaneceu como Comandante do Escalão Terrestre, revelando ser um excelente e equilibrado Comandante da Tropa. Na Itália, ele teve oportunidade de realizar 02 missões de guerra, aonde por si mesmo, percebeu que seus instrutores Americanos estavam certos. Em 13 Abr 45, regressou ao Brasil. 

Ao regressar ao Brasil, foi ser Comandante do 3º Grupo de Bombardeio Médio na Base Aérea do Galeão. Pouco tempo depois, quando a convulsão política derrubou o Presidente Getúlio Vargas, Major Gibson pediu baixa da FAB no Posto de Tenente Coronel. Ao deixar a FAB, ingressou na Aviação Civil como Piloto na CIA Cruzeiro do Sul S/A tendo chegado ao Posto de Comandante. Deixou a CIA Cruzeiro do Sul, e adquiriu a então CIA Loyde Aéreo. Em pouco tempo recuperou essa empresa e mais tarde, a vendeu para a CIA Viação Aérea São Paulo (VASP). Mudou-se para a cidade de Belém no estado do Pará, e ali organizou a CIA Transportes Aéreos Bacia Amazônica. A idade o obrigou a se aposentar. 

Eugênio Gibson Jacques

Nome de Guerra: Eugênio
Patente/Registro: 3º Sargento / B-532
Nascimento: 05/12/1921, Vitória de Santo Antão (PE) - Brasil
Falecimento: 2002
Função: Setor de Armamento, remuniciando Metralhadoras
Promoções: Em 24 Fev 45, promovido a 2º Sargento

Ao regressar ao Brasil em 13 de Abr 45, continuou na FAB. Fez curso para o curso preparatório de oficiais, tendo sido declarado Aspirante. Foi monitor de armas portáteis, serviu na Base Aérea de Recife, na Esquadrilha de Aviação, foi instrutor de física teórica na Escola de Especialistas em Guaratinguetá. Reformou-se no Posto de Major. 


Newton Neiva de Figueiredo

Nome de Guerra: Neiva
Patente/Registro: 2º Tenente Aviador / BO-326
Nascimento: 11/04/1918, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento: 07/04/2000, São Paulo (SP) - Brasil
Função: Piloto de Combate
Promoções: em 12 Jan 45, promovido a 1º Tenente

Piloto de combate da esquadrilha azul, tendo realizado 86 missões de combate. Sua primeira missão foi em 05 NOV 44 e sua última em 30 ABR 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.

Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB, onde exerceu a função de Ajudante de Ordens do Ministro Salgado Filho, e do ministro Brigadeiro Trompowski. Foi instrutor na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, e da Escola de Comando Estado Maior da Aeronáutica. Foi Comandante da Base Aérea de São Paulo, Chefe do Estado Maior do IV Comando Regional. Permaneceu na FAB até 1966, passando para a reforma no Posto de Major Brigadeiro do Ar. Na vida civil, exerceu atividades como Engenheiro, tendo sido Diretor de Suprimentos da CEspecialista (CIA Elétrica do Estado de São Paulo), por quase 10 anos. Diretor da GTE do Brasil e Presidente do Conselho da Administração da Engevix Engenharia. Aposentou-se em 1986, porém manteve a função de presidente da fundação Santos Dumont em São Paulo por vários anos.

B-25 "Desert Lil´":


Nossos aviões:



Pessoa Ramos e Buyers em Paris (na frente da Torre Eiffel) após o fim da guerra na Europa quando foram buscar os prisioneiros de guerra do 1º Grupo de Caça recém liberados, Assis e Correa Netto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário