terça-feira, 29 de maio de 2018

Cartão do 1º Encontro dos veteranos do Senta a púa

Cartão do 1º Encontro dos veteranos do Senta a púa 
em Outubro de 1946 com várias autógrafos:



Identificação das assinaturas:


Os veteranos até agora identificados são:


Nero Moura - Comandante do Grupo de Caça, tendo realizado 62 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 04 NOV de 1944 e sua última em 01 MAI 1945. Em 18 Jun 1945, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil. Hoje seus restos mortais estão repousando no Memorial Senta a Púa, na Base Aérea de Santa Cruz - Rio de Janeiro (RJ).


Nelson Freire Lavenere Wanderley - Oficial de Ligações no Primeiro Grupo de Aviação de Caça na Itália.


Marcílio Gibson Jacques - Comandante do Escalão Terrestre.


Fortunato Câmara de Oliveira - Piloto de combate e Comandante da esquadrilha azul, tendo completado 56 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 31 OUT 44 e sua última em 09 MAR 45. Foi afastado do vôo, por motivo de saúde. Em 24 MAR 45, regressou ao Brasil. A ele foi creditada a destruição de um avião inimigo JU-88 no aeroporto inimigo de GHEDI, Itália. Foi o criador do emblema SENTA A PÚA!, do 1º Grupo de Caça.



Joel Miranda - Piloto de combate e Comandante da esquadrilha amarela, tendo completado 31 missões de guerra. Na sua 31ª missão, em 04 FEV 45, foi abatido pela AAé. inimiga. Saltou de paraquedas sobre território inimigo, quebrando seu braço esquerdo, que ficou embaralhado nas cordas do pára-quedas. Evadiu-se da captura auxiliado por "Partizanos" simpatizantes.


Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza - Piloto de combate e Comandante da esquadrilha vermelha, tendo completado 55 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 31 OUT 44 e sua última missão foi em 10 MAR 45. Foi afastado do vôo, por motivo de saúde. Em 24 MAR 45, regressou ao Brasil.


Newton Lagares Silva - Piloto de combate e Comandante da esquadrilha verde, tendo completado 79 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 31 OUT 44 e sua última em 29 ABR 45. Em 13 MAR 45, substituiu o Major Pamplona como Chefe de Operações de Voo.


Roberto Pessoa Ramos - Piloto de Combate da esquadrilha amarela. Iniciou a Campanha como Comandante de Elemento na esquadrilha. Com o decorrer da campanha, chegou a ser Comandante de esquadrilha. Completou 95 missões de guerra.


Danilo Marques Moura - Piloto de combate da esquadrilha verde, e acumulando a função de chefe da garagem de veículos, tendo realizado 11 missões de guerra. Ao cumprir sua 11ª missão, em 04 FEV 45, foi abatido pela AAé inimiga ao SO da cidade de Treviso, Itália, saltou de pára-quedas a baixíssima altura, tendo tocado o solo segundos após a abertura de seu pára-quedas. Caiu sentado e na violência do impacto mordeu sua língua provocando dificuldades para falar. Foi socorrido e escondido por simpatizantes. Cansado da vida de esconderijo, resolveu tentar regressar as linhas amigas. Contrariando todas as instruções quanto à fuga, conseguiu retornar as linhas amigas andando a pé e de bicicleta, mais de 340 Km, utilizando a luz do dia e as estradas principais. 

Sua história tem sido narrada muitas vezes em livros e revistas. Danilo era o irmão caçula do comandante Nero Moura. Ao retornar para Pisa, continuou na sua função de chefe da garagem, porém, não pode efetuar mais nenhuma missão de guerra, pois caso fosse novamente abatido e tomado prisioneiro, poderia ser considerado pelo inimigo como sendo um espião e certamente seria executado. Pelas suas façanhas seus amigos fizeram a "Ópera do Danilo".


Fernando Correa Rocha - Piloto de combate, voando como Ala do Capitão Pessoa Ramos na esquadrilha amarela, tendo completado 74 missões de guerra. 


Hélio Carlos Cox - Piloto de combate da esquadrilha vermelha, tendo completado 6 missões de guerra.


Hélio Langsch Keller - Piloto de combate da esquadrilha vermelha, tendo completado 95 missões de guerra.


Ismael da Motta Paes - Piloto de combate da esquadrilha amarela, tendo completado 24 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 11 NOV 44. Durante a sua 24ª missão, em 23 DEZ 44, foi abatido pela AAé inimiga. Saltou de pára-quedas, e foi feito prisioneiro de guerra. Foi o 1º Piloto do Grupo de Caça, a ser aprisionado, e o última a ser libertado na frente Russa, retornando a Pisa em 07 Jun 45.


João Milton Prates - Piloto de combate da esquadrilha azul, tendo completado 55 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 12 NOV 44 e sua última em 15 ABR 45. No que seria sua 56ª missão, em 20 ABR 45, seu P-47 (S/N 42-26774) sofreu uma pane na decolagem provocando um grave acidente no fim da pista. Com o forte impacto do avião no solo, seu corpo, ao ser lançado fora da nacele do avião, chocou-se com uma borda metálica que provocou um grande talho na testa, e um descolamento grande do seu couro cabeludo. Foi socorrido imediatamente e levado às pressas para o 12º Hospital Geral de Livorno, Itália, onde foi atendido na emergência. Por este motivo, foi afastado do vôo para o resto da campanha.


José Carlos de Miranda Corrêa - Piloto de combate e Oficial de Informações, tendo completado 8 missões de guerra. 


José Rebelo Meira de Vasconcelos - Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo completado 93 missões de guerra. 


Josino Maia de Assis - Piloto de combate e Comandante da esquadrilha da verde, tendo completado 41 missões de guerra (Antes de ir para o 1º Grupo, fez 166 missões de Patrulha Anti-Submarina no Nordeste do Brasil). Sua primeira missão foi em 06 NOV 44. Na sua 41º missão, em 29 JAN 45, foi abatido pela Flak inimiga. Saltou de pára-quedas sobre território inimigo, tendo sido aprisionado. Ficou preso até ser libertado pelos aliados no final da guerra.


Luiz Felipe Perdigão da Fonseca - Piloto de Combate. Escreveu um livro intitulado "Missão de Guerra".


Marcos Eduardo Coelho Magalhães - Piloto de Combate da esquadrilha verde, onde era o mais novo piloto e voava sempre na posição Nº 04. Completou 85 missões de guerra, tendo sido alvejado 16 vezes. Sua primeira missão foi em 11 Nov 44. Na sua 85ª missão, em 22 Abr 45, foi abatido pela AAé inimiga tendo saltado de pára-quedas sobre território inimigo, caiu no telhado de uma casa que provocou a quebra dos seus dois tornozelos. Com grande dificuldade conseguiu chegar ao solo, aonde foi esbofeteado, cuspido e ameaçado de morte por simpatizantes facistas. Foi salvo e tomado prisioneiro por um cabo do exercito Alemão, que o levou para um hospital de sangue Alemão em Regio, Itália, aonde foi muito bem tratado. Por ocasião, do avanço aliado, os Alemães não tinham condições de evacuar os feridos. O médico Comandante, com receio de que pessoas inescrupulosas, tentassem saquear o hospital, entregou uma arma ao coelho e o deixou em comando do hospital até a chegada da tropa aliada.


Newton Neiva de Figueiredo - Piloto de combate da esquadrilha azul, tendo realizado 86 missões de combate.




Othon Correia Netto - Piloto de combate da esquadrilha azul, inicialmente como Comandante do elemento de Esquadrilha e com o decorrer da Campanha, passou a ser Comandante de Esquadrilha, tendo completado 58 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 06 NOV 44. Na sua 58ª missão, em 26 MAR 45, foi abatido pela AAé Inimiga, tendo saltado de pára-quedas, sobre território inimigo e feito prisioneiro de guerra. Foi libertado por Tropas Americanas na Alemanha e regressado à Pisa 07 dias depois do fim da guerra.



Raymundo da Costa Canário - Piloto de combate da esquadrilha amarela, tendo completado 50 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 20 JAN 45 e sua última em 01 MAI 45. Durante a sua 14ª missão, em 15 FEV 45, foi abatido pela AAé inimiga, tendo pulado de pára-quedas caindo na "terra de ninguém", justamente no Front da FEB, tendo sido resgatado por uma Patrulha de Pracinhas Brasileiros do 11º RI e recambiado no mesmo dia para a Base de Pisa. No dia seguinte, cedo, já estava cumprindo nova missão de guerra.


Renato Goulart Pereira - Piloto de Combate da esquadrilha Azul, tendo completado 93 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 11 NOV 44 e sua última em 30 ABR 45, ocasião em que foi abatido pela AAé. Conseguiu pular de pára-quedas em território amigo, que 03 dias antes havia sido tomado por tropas Inglesas.


Roberto Brandini - Piloto de Combate da esquadrilha amarela, tendo completado 28 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 16 NOV 44. Na sua 28ª missão de guerra, em 10 FEV 45, foi abatido pela AAé inimiga. Conseguiu pular de pára-quedas em território inimigo, tendo uma fratura em um dos ossos da cabeça provocado por estilhaços de granada. Foi hospitalizado como prisioneiro de guerra e tratado por médicos Alemães que salvaram sua vida. Ficou internado no Campo de Prisioneiros de Bolzano, Itália. Mais tarde quando ia sendo levado com prisioneiro para a Alemanha, foi liberado por tropas Aliadas.


Rui Barbosa Moreira Lima - Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo executado 94 missões de guerra. Autor de vários textos sobre aviação e sobre os integrantes do Grupo de Caça, o mais destacado deles o livro "Senta a Pua!". 


Jorge Maia Poucinha - Piloto de Combate da esquadrilha vermelha, tendo completado 15 missões. Sua primeira missão foi em 12 ABR 45 e a última em 27 ABR 45. Poucinha, chegou em Pisa no dia 05 de abril, justamente no auge da campanha do Vale do Pó.


Felino Alves de Jesus - Chefe da Seção de Armamento.


Cauby de Paiva Guimarães - Encarregado do Rancho e do Clube dos Oficiais.



José Ubirajara Cesário Alvim - Médico no 12º Hospital Geral de Livorno, Itália.


Lucílio Velasquez Urrutigaray - Médico no 12º Hospital Geral de Livorno, Itália.


Thomas Girdwood - Médico Especialista de voo.


Attílio Bocchetti - Chefe do Suprimento Técnico.


Bernardo Serra de Berredo - Assistente do Tenente responsável pelo armamento.


Jayme Flores Pereira - Chefe da Seção de Mecânica.


Jorge da Silva Prado - Oficial Encarregado do Material Bélico e da Seção de Armamento.


Lucídio Chaves - Comandante na seção de comunicações.

Assinaturas não identificadas:



Listagem completa dos oficial do Grupo:

*Em amarelo, identificados no cartão.
*Em azul mortos em ação ou falecidos após a guerra.


Nelson Freire Lavenere Wanderley
Nero Moura

Major
Oswaldo Pamplona Pinto
Marcilio Gibson Jacques

Capitão
Fortunato Camara de Oliveira
Horácio Monteiro Machado
Joel Miranda
Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza
Newton Lagares Silva
Roberto Pessoa Ramos
Theobaldo Antônio Kopp

Tenente
Alberto Martins Torres
Alvaro Eustórgio de Oliveira e Silva
Armando de Souza Coelho
Aurélio Vieira Sampaio - KIA
Danilo Marques Moura
Dante Isidoro Gastaldoni - KIA
Diomar Meneses - Falecimento: 10/04/1946
Fernando Correa Rocha
Fernando Pereyron Mocellin
Frederico Gustavo dos Santos - KIA
Hélio Carlos Cox
Hélio Langsch Keller
Ismael da Motta Paes
Ismar Ferreira da Costa
João Maurício Campos de Medeiros - KIA
João Milton Prates
John Richardson Cordeiro e Silva - KIA
Jorge Ernesto Paranhos Taborda
José Carlos de Miranda Corrêa
José Rebelo Meira de Vasconcelos
Josino Maia de Assis
Leon Roussoulieres Lara de Araujo
Luiz Felipe Perdigão da Fonseca
Luiz Lopes Dornelles - KIA
Marcos Eduardo Coelho Magalhães
Newton Neiva de Figueiredo
Oldegard Olsen Sapucaia - KIA
Othon Correia Netto
Paulo Costa
Pedro de Lima Mendes - Falecimento: 31/07/1946
Raymundo da Costa Canário
Renato Goulart Pereira
Roberto Brandini
Roberto Tormim Costa - Falecimento: 29/04/1946
Rolland Rittmeister - KIA
Rui Barbosa Moreira Lima
Waldir Paulino Pequeno de Mello - KIA

Aspirante
Fernando de Barros Morgado
Jorge Maia Poucinha

Tenente-Coronel Aviador
Rube Canabarro Lucas

Major Capelão
Pascoal Gomes Librelotto

Majores Aviadores
Ary Neves
Dionysio Cerqueira de Taunay
Francisco Dutra Sabrosa

Tenentes Aviadores
Carlos de Castro Swenson
Eudo Candiota da Silva
Felino Alves de Jesus
Modesto Antônio Miguel Dall`Agnol
Oscar de Souza Spinola Junior

Major Intendente
Ovídio Alves Beraldo

Capitães Intendentes
Joaquim Ignácio Lavigne Albernaz

Tenentes Intendentes
Alfredo de Amaral Barcellos - Falecimento: 09/07/1944
Cauby de Paiva Guimarães
Milton Lemos Camargo
Paulo Guizan Gonçalves

Capitães Médicos
Clóvis Cardoso de Moraes
José Ubirajara Cesário Alvim
Lucílio Velasquez Urrutigaray
Thomas Girdwood

Tenentes Médicos
Adolpho da Rocha Furtado
Cylon Quintaes de Souza
Fernando Luiz Martins Ribeiro
Luthero Sarmanho Vargas
Wilson Vieira Chaves

Tenentes Especialistas
Attílio Bocchetti
Bernardo Serra de Berredo
Clodomiro Bloise
Jayme Flores Pereira
Jorge da Silva Prado
Lucídio Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário