quarta-feira, 11 de abril de 2018

Maj Brig Eudo Candiota da Silva - In Memoriam

Maj Brig Eudo Candiota da Silva - In Memoriam:


Resumo Biográfico:

Nome de Guerra: Eudo
Patente/Registro: 1º Tenente Aviador / BO-11549
Nascimento: 27/08/1915, Bagé (RS) - Brasil
Falecimento: 28/03/1999, N/D
Função: Administrativo. Ajudante do Grupo e Piloto do B-25 de transporte

Condecorações:Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Mérito Santos Dumont, Mérito Naval, Mérito do Exército, Medalha Almirante Tamandaré, Mérito da Aeronáutica, Medalha Militar Ouro por 30 anos de bons serviços e Presidential Unit Citation (EUA).

Treinamento: em 26 Fev 45, apresentou-se em Pisa, vindo diretamente do Brasil.


Fonte: http://www.sentandoapua.com.br


Eudo à cavalo (centro) numa manobra de treinamento da Escola Militar do Realengo:


Eudo ainda Cadete no início dos Anos 40, visitando 
o Forte Duque de Caxias no Leme, Rio de Janeiro:


Cadete Eudo - Escola Militar do Realengo - Já tinha optado pela Arma da Aviação Militar:


Eudo no primeiro Solo na Escola de Aviação:



Eudo e Kopp na Escola de Aviação do Exército - Depois foram para a 
Europa na Segunda Guerra Mundial com 1° Grupo de Aviação de Caça:



Eudo (mais alto na fila de trás) e Kopp (na frente dele):






Eudo como Instrutor da Escola de Aviação Militar:



Ten Eudo antes da criação da FAB como piloto da Aviação Militar do Exército Brasileiro:



Na Guerra:




Eudo e Danilo Moura:


Eudo e Kopp:


Eudo, Goulart e Rui:


Eudo (primeiro da direita para esquerda) e outros veteranos do 
1º Grupo de Aviação de Caça em visita ao Coliseu de Roma - 1945:


1º Ten Aviador Eudo na sua mesa de trabalho com um espólio de guerra - Itália 1945:



1º Ten Aviador EUDO pilotando o B25, Desert Lil':





Como parte do 350º Fighter Group americano, onde era o Brazilian Fighter Squadron, o primeiro Grupo de Caça era atendido, nas missões de transporte, por aeronaves C-47 da USAAF, mas, no início de 1945, o 350º FG cedeu uma aeronave B-25C, que serviu diversas missões de combate no deserto do Norte da África e depois na Sicília e Sul da Itália.

Considerada obsoleto e "cansado de guerra", o velho B-25C 41-12872 atuou em combate no 82nd Bomber Squadron, do 12nd Bomb Group.

Substituído na sua função de bombardeiro médio por aeronaves mais novas e melhor armadas, o B-25C, batizado com o nome de Desert Lil' pelos seus primeiros usuários, foi colocado à disposição, convertido em transporte pela remoção do seu armamento, e alocado ao 1º Grupo de Caça, então baseado em Pisa, na Toscana.

Sendo condecorado após o retorno para o Brasil pelo Ministro da Aeronáutica, Dr. Salgado Filho, na presença do Presidente Getúlio Vargas:


Uma das primeiras reuniões do Grupo de Caça em 1946:


Presentes de pé:

Othon Correia Netto
Ismar Ferreira da Costa
Eudo Candiota da Silva
Josino Maia de Assis
Danilo Moura
Rui Moreira Lima
Maurício Gibson Jacques
Nero Moura
Ovídio Alves Beraldo
Fernando Correa Rocha

Agachados:

Francisco Dutra Sabrosa ou Cauby Paiva Guimarães
Newton Neiva de Figueiredo
Roberto Pessoa Ramos
Paulo Costa
Alberto Martins Torres
Oscar de Souza Spinola

* À confirmar

Ao regressar ao Brasil, como oficial de carreira, serviu em várias funções entre elas como: Instrutor de Vôo na Escola da Aeronáutica, Chefe de Esquadrão, Chefe da Estação de Radar em Brasília, Chefe do Estado Maior do CONTA, Subchefe do Gabinete do Ministro da Aeronáutica, até sua reforma no Posto de Major Brigadeiro.




Brig Eudo no dia da entrega da Presidential Unit Citation. Atrás dele o Assis. Ambos pilotos veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça na Segunda Guerra Mundial.


RIP

JAMAIS SERÁ ESQUECIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário