segunda-feira, 2 de abril de 2018

Maj Brig do Ar Josino Maia de Assis - In Memoriam

Maj Brig do Ar Josino Maia de Assis - In Memoriam:



Nascimento: 27/06/1919, Bagé (RS) - Brasil


Família do Maj Brig Josino Maia de Assis:


Em cima (esquerda para direita)

Cel Inf Armando (pai)
D. Ana (mãe)
Tio e tia (não sabemos os nomes)
D. Ana (avó)
Sr. Cristovão (avô)

Embaixo (esquerda para direita)

Desconhecido 
Bijou (irmã)
Josino (próprio)
Yolanda (irmã)
Carlos (irmão e Cel Médico da FAB)

Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre de 1932 a 1937:











Entrou como Cadete na Escola Militar do Realengo em 05/04/1938:


Assis em manobras quando era aluno da Escola Militar do Realengo em 1938:


Curiosidade: nesse mesmo ano, em fevereiro, uma Comissão composta pelo Cel Luiz Sá de Affonseca, Ten Cel Abacilio Fulgêncio dos Reis e pelo Cap Amaury Kruel, escolheu os terrenos outrora denominados "Horto florestal" e "Estação da Monta" pertencentes ao Ministério da Agricultura e, em parte, ocupados pelo Ministério da Guerra, que neles havia construído um modesto campo de pouso para seus aviões aturarem na Revolução de 1932, circunvizinhos à cidade de Resende, RJ, para a localização da futura Escola Militar. Em 29 de julho de 1938, com a presença do Presidente Getúlio Vargas, foi lançada a pedra fundamental no local da construção. Decidida a escolha de Resende, pelo Decreto - Lei no. 370, de 11 de abril de 1938, foi criada a Comissão Construtora da Nova Escola Militar (CCNEM), em 4 de julho, a qual se instalou no Campo das Sementes e Horto Florestal de Resende, ainda em julho desse ano, sob chefia do Ten Cel Waldemiro Pereira da Cunha.

Ao centro da foto, Cadete Josino Maia de Assis 
a a sua futura esposa, Gecy Fournier. Fevereiro de 1938:


Cadete Assis recebendo em setembro de 1938 o seu espadim:


Entrou na Escola de Aviação quando estava no 2º Ano -  18/01/1939:



3º Ano - 30/03/1940:


Desfile Militar de Sete de Setembro de 1940:


Aspirante Aviador em 03/12/1940 e
2º Tenente Aviador da Aviação Militar do Exército em 24/11/1941 
antes da criação da Força Aérea Brasileira.

Teve permissão para casar em 11/12/1942:


Foi transferido para Recife 14/02/1942 e em assumiu o Comando da 2ª Esquadrilhado II Grupo.

Foi promovido a 1º Tenente Av em 04/12/1943.




Numa das suas missões de patrulha, quando estava retornando para a sua base houve uma pane do seu avião. Fez inúmeras manobras para localizar um local seguro para fazer um pouso de emergência, mas a cada minuto seu avião ia perdendo altitude. Quando viu que ele iria cair em cima de uma concentração de casas, com pericia, conseguiu desviar e fez o pouso num campo de futebol com perda total da aeronave, sem se machucar muito e salvando muitas vidas.

Essa façanha saiu como elogio individual num boletim e anotado nas suas alterações. Em Recife fez 166 missões de Patrulha Anti-Submarina no Nordeste do Brasil.






Em fevereiro de 1943 o então 1º Ten Aviador Assis e outros pilotos, entre eles o então Ten Aviador Rui Moreira Lima,  foram para os EUA buscar aviões para o treinamento da FAB.

De 1942 a 1943, mais de cem aviões Fairchild PT-19, um biplace monoplano de asa baixa, foram trazidos em voo dos Estados Unidos para a instrução primária de pilotos brasileiros, particularmente para o patrulhamento da costa e treinamento de aviadores.

Com mais investimentos, aeronaves e pilotos, as horas de voo na Escola de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro, saltaram de 3,6 mil em 1940 para 25,9 mil em 1943. “Deixei uma frota de cerca 1.500 aviões militares em condições de uso, cerca de 3.000 pilotos treinados e 15 bases aéreas instaladas”, disse o ministro.

Logo após o 1ºGpAvCa foi formado em 18 de dezembro de 1943, composto por pilotos voluntários, entre eles o Assis.

Nessa fotografia do seu acervo ele aparece com outros dois colegas num restaurante em Nova York.


Casamento do Assis com Gecy Fournier antes da guerra em março de 1943:


Integrante (voluntário) do 1º Grupo de Aviação de Caça 1944/45.

Nome de Guerra: Assis
Patente/Registro: 1º Tenente Aviador / BO-377
Função: Piloto de Combate


Em 07/02/1944 partiu do Brasil para a base aérea de Aguadulce no Canal do Panamá.


Assis e seus companheiros no treinamento/estágio no Canal do Panamá:




Roda de samba na Canal do Panamá - 1944
Não identificado, Rui e Assis.


Alguns veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça no Canal do Panamá em 1944: 
Taborda, Cordeiro (morto em combate na Itália), 
Sapucaia (morto em treinamento na Itália), Assis e Rui:


Certificado do Assis, cujo o instrutor foi o Lagares e quem assinou foi o Pamplona:


Assis de óculos Ray-Ban e de pé dando o report de uma missão de patrulhamento no Canal do Panamá. Notem as marcas de suor no macacão de voo. Não era fácil voar na Linha do Equador num P40!!


Assis num breve descanso após o patrulhamento diário 
no Canal do Panamá durante a Segunda Guerra Mundial:


Seus amigos e irmãos:



Em 02/06/1944 partiram para a base aérea de Albrook Field os EUA.

Nos Estados Unidos antes do embarque para Europa:


Assis, Danilo, 2º Tenente Intendente Alfredo de Amaral Barcellos (suicidou-se em 09/07/1944, Suffolk nos EUA) e Dornelles (morto em combate em 26/04/1945, Alessandria - Itália):


Em 27/06/1944 foram para Nova York para treinamento do caça P-47.

Grandes amigos de uma vida inteira! 
Rui - Meirinha - Assis


Em New York City no Latin Quarter Nightclub - 158 Broadway 
com 47th Street / Time Square - Aberto em 1942, antes do embarque para Itália.

Em 15/08/1944 foi classificado como integrante da 1ª Esquadrilha.

Em 19/4/1944 saíram dos EUA para a Europa no USS Columbine, 
chegando em Livorno, Itália, em 06/10/1944. 
No outro dia chagaram em Tarquinia, local da sua base

Sua primeira missão foi em 06 NOV 44. 


Rui, Pereyron e Assis pronto para mais uma missão de guerra!


Parte da "Green" (Rui - Meira - Assis):




Descanso em Roma:




Piloto de combate e Comandante da esquadrilha da verde, 
tendo completado 41 missões de guerra. 







Pilotos do Senta a púa antes de uma missão pousaram para essa fotografia em 1944 na Itália, durante a visita do Ministro da Aeronáutica, Dr Salgado Filho:


Na fotografia: Keller, Lafayette, Enfermeira da FAB Isausa Barbosa Lima, Enfermeira da USAAF Joella Wallace (oficial de ligação), Meirinha, Rui, Assis, Coelho, Danilo e Perdigão.

Único registro dele em voo:





Na sua 41º missão, em 29 JAN 45, foi abatido pela Flak inimiga. Saltou de paraquedas sobre território inimigo, tendo sido aprisionado. Ficou preso até ser libertado pelos aliados no final da guerra. 


Foi Prisioneiro de Guerra de 29/01 a 29/04/1945.


Registro na Caderneta de Histórico Militar do Corpo de Oficiais da Aeronáutica (Livro de Alterações) do “extravio” do então Ten Av Assis, ao não retornar de um missão de guerra em 29 de janeiro de 1945:


Após esse registro, uma série de providências foram tomadas, como a nomeação de um inventariante. Nesse caso foi o seu amigo e colega piloto, então Ten Av Paulo Costa. A missão dele era relacionar todos os pertences particulares do Assis, como documentos, fotografias, itens de vestuário e dinheiro para o envio para o Brasil. Imaginem que missão delicada e sofrida para um amigo...

Carta do Gen da USAAF, Robert S. Israel Jr., para o sogro do Assis avisando que seu genro foi abatido em missão de guerra e esta classificado como desaparecido em ação:



A carta que o então Ten Cel Nero Moura enviou 
para a esposa do Assis avisando da sua queda atrás das linhas inimigas:



Locais que esteve prisioneiro:

Itália: Ponte Dólio, Piacenze, Milão e Verona.
Alemanha: Frankfurt, Westphalia, Nuremberg e Moosberg.

Libertado em 29/01/1945 pelo Exército comandado pelo general Patton.

Recuperado!! Formulário de Prisioneiro de Guerra Aliado Recuperado” 
preenchido e assinado pelo então 1º Ten Av Assis:


Esse documento aceito por um oficial do US Armed Forces era como um passe, que ele utilizou em Paris com o Othon Correia Neto, outro ex-POW (Prisoner of War), até o reencontro com seus colegas que vieram buscá-los.

Passe expedido para os Tenentes Assis e Correia Netto para irem à Paris 
para retornarem para a Região Operacional do Mediterrâneo (Itália):




Relatório original oriundo dos documentos pessoais do Brig Nero Moura sobre um resumo das operações no mês de Abril de 1945 (Ofensiva da Primavera) do 1 Grupo de Caça Brasileiro, onde consta o então 1 Ten Av Assis como uma das perdas (abatido), ferido e depois recuperado:



O documento com várias páginas foi assinado pelo Cap Av Newton Lagares Silva, 
Oficial de Operações em 15 de maio de 1945 na Itália:




Assis, Correia Netto, Pessoa Ramos, Buyers e Lagares em Paris 
após a libertação dos dois primeiros citados dos campos de prisioneiros alemães. 

Notem que o Assis e o Correia Netto ainda estão vestindo uniformes dos EUA:




Ele recebeu a primeira Air Medal dos EUA em 02/02/1945. 

Assis e Meirinha:


Registro na Caderneta de Histórico Militar do Corpo de Oficiais da Aeronáutica (Livro de Alterações) da condecoração dos EUA, "Air Medal".


E a sua segunda Air Medal (1st Oak Leave Cluster) nas mãos do Gen Robert S. Israel Jr., Comandante do XXII Tactical Air Command, em 09/06/45.



Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.


Chegou no Brasil no dia 16/07/1945.

No retorno para o Brasil após a guerra o Assis estava com vazamento de óleo 
no seu avião e recebeu prioridade de pouso. Que susto!


Ele o mesmo avião depois de tirar o traje de voo cheio de óleo:


Telegramas enviados por familiares e amigos para a família do Assis após os avisos dados pelos meios de comunicação da sua libertação do campo de prisioneiros, quando foi condecorado e no seu retorno para o Brasil depois da rendição alemã:







Registro na Caderneta de Histórico Militar do Corpo de Oficiais da Aeronáutica (Livro de Alterações) das condecorações*

Foi promovido a Capitão Av em 20/08/1945.

*Condecorado no dia 29/10/1945.

> Medalha Cruz de Aviação (Fita A) com uma Estrela - Correspondente a 30 missões de guerra). Assis sendo condecorado com a medalha Cruz de Aviação - Fita A pelo Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho, na presença do Presidente da República, Getúlio Vargas, e outras autoridades, em 1945 após o retorno da Itália.


> Medalha Cruz de Sangue - Por ferimentos no salto de paraquedas e posterior aprisionamento (foi obrigado a fazer longas marchas a pé no frio e pegou algumas doenças no confinamento).


No dia 16/11/1945 recebeu a Medalha de Campanha da Itália.

Equipamento de voo:


Medalha da Libertação de Roma pelos Aliados em 05 de Junho de 1944:


Esse modelo de medalhas foram feitos por medalhistas italianos ou 
joalheiros e eram colocadas à venda a tropas libertadoras durante 1944-45.


Veteranos do Senta a púa na primeira reunião do Grupo após a guerra em 1946:


Fotografia do Assis (quarto de pé da esquerda para direita na imagem) 
e demais veteranos do Senta a púa numa das primeiras reuniões do Grupo em 1946:




1946 no RJ:


Recebeu o comando do 1º Grupo de Aviação de Caça na base aérea de Santa Cruz em 31/01/1947.

Medalha Comemorativa de 28 Anos da Escola de Aeronáutica em 1947 do Assis:



Ao fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Campo dos Afonsos passou a ser, novamente, utilizado pelo Exército em atividades aeronáuticas. Em maio de 1916, Santos Dumont visitou o local e elogiou as instalações. Assim, em 1919, foi criada a Escola de Aviação Militar (EAM), com o apoio da Missão Militar Francesa de Aviação, que preparou aviadores militares e mecânicos para o Exército até a década de 40.

O desenvolvimento da Aviação no Brasil encorajou à criação da “Arma de Aviação”, em 1927.

É importante destacar que, nos Afonsos, desenvolveu-se parte significativa da história do Ministério da Aeronáutica. A passagem de Comando das Armas de Aviação Naval e de Aviação Militar ocorreu em 1941.

A antiga Escola de Aviação Militar foi desativada e, em seu lugar, criou-se a Escola de Aeronáutica, também em 1941, que passou a formar os aviadores militares do país até 1971, quando foi foi transferida para cidade de Pirassununga-SP e passou a denominar-se Academia da Força Aérea (AFA).

Fonte de informações: Site da FAB.

Assumiu o Comando do 2º Esquadrão em 29/05/1947 e do 1º Grupo de Aviação em 22/09/1947.

Foi agraciado com a Medalha Cruz de Aviação - Fita A em 27/06/1949.

Foi designado para a Companhia de Comando em 31/08/1949.

Em 15/12/1949 recebeu a Medalha Cruz de Aviação - Fita B.

Registro na Caderneta de Histórico Militar do Corpo de Oficiais da Aeronáutica (Livro de Alterações) do Brig Assis em 1950 da prestigiosa condecoração britânica "Distinguished Flying Cross". Ele recebeu das mãos do Field Marshal Alexander, 1st Earl Alexander of Tunis na Embaixada da Inglaterra em 15/07/1948:


Assis e oficiais do Exército na Base Aérea de Santa Cruz em 1948:


Comandante do 2º/1º Grupo de Aviação de Caça - 1949. 

Fez o Curso de Tática Aérea em 1949.

Assumiu o comando do 2º Esquadrão de Caça em 06/01/1950.

Promovido a Major Aviador em 02/10/1950.

Com diversos elogios individuais e coletivos nas suas Folhas de Alterações, o Assis fez uma carreira brilhante na FAB. Aqui esta um exemplo, o registro de um dos seus Comandantes em 1950:


Recebeu em janeiro de 1950 o certificado "Headquarters XXVI Fighters Command" 
do Comandante do US Air Corps, Cel Gabriel Desosey.  

Foi condecorado com a Medalha Distinguished Flying Cross (DFC) 
em 19/01/1950 na Embaixada da Inglaterra no Rio de Janeiro.

Fez o Curso de Estado Maior em 11/02/1950.

Em 21/07/1950 recebeu a Medalha da FAB do Atlântico Sul.

Foi promovido a Major Av em 16/10/1950.

Em 05/11/1950 recebeu a Medalha Militar de Bronze (10 anos de bons serviços).

Certificado do curso de "Link Trainer" do nosso veterano do Senta a púa na Segunda Guerra Mundial, Brig Assis. Notem que foi para a equipe do Gabinete do Ministro da Aeronáutica em 1952, na época o veterano Brig Nero Moura, e o Chefe dessa Seção era o outro veterano Rui Moreira Lima.


O termo "Link Trainer", também conhecido como "Blue box" e "Pilot Trainer" é comumente usado para se referir a uma série de simuladores de voo produzidos entre o início da década de 1930 e início da década de 1950 pela Link Aviation Devices, Inc. encabeçado por Ed Link, baseado na tecnologia que ele foi pioneiro em 1929 nos negócios de sua família em Binghamton, Nova York. Durante a Segunda Guerra Mundial, eles foram usados ​​como auxílio-chave de treinamento de quase todos os países combatentes.


O "Link Trainer" original foi criado em 1929 devido à necessidade de uma maneira segura de ensinar novos pilotos a voar por instrumentos. Ed Link usou seu conhecimento de bombas, válvulas e foles adquiridos na Link Piano and Organ Company de seu pai para criar um simulador de voo que respondia aos controles do piloto e dava uma leitura precisa dos instrumentos incluídos. Mais de 500.000 pilotos dos EUA foram treinados em simuladores Link, assim como pilotos de nações tão diversas como Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Israel, Japão, Paquistão e União Soviética.


Após a Segunda Guerra Mundial, o Marechal do Ar Robert Leckie (Chefe de Estado-Maior da RAF durante a guerra) disse: “A Luftwaffe conheceu Waterloo em todos os campos de treinamento do mundo livre onde havia uma bateria de Link Trainers".

Fez o Curso de Estado-Maior e Comando da Aeronáutica em 1950/52.

Base do Galeão em 1952 - Pioneiro dos Gloster:



Enviados da FAB para treinamento nos Glosters na Inglaterra em 09/01/1953, entre eles o Assis (que aparece na foto com um lenço branco no pescoço sem cobertura). Notem que eles queriam registrar a neve. Me chamou a atenção na frente casas, tipo um vilarejo inglês do interior em miniatura:


Assis e instrutores (dois veteranos da Batalha da Inglaterra) em 1953 perto de Londres num base para treinamento e preparação da vinda dos Glosters para o Brasil. Em pé, da esquerda para a direita: Magalhães Motta, Peter Lawrence, Jim Worral e Assis. Agachados: Berthier e Chaves de Miranda:


Fotografia do Assis e outros oficiais da FAB quando estiveram em treinamento na fábrica da Rolls-Royce em 1953, local onde eram fabricados os motores do Goster Meteor*.

*O Gloster tinha como motorização dois Rolls Royce Modelo Derwent V com 3500 lb de empuxo cada.


Pilotos da FAB na Inglaterra quando foram buscar os primeiros Gloster Meteor (Assis marcado com uma flecha, o Rui com um chapéu na mão e o Pessoa Ramos no centro deles):


Em 18/02/1953 foi designado para o 1º Grupo de Av de Caça.


Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça de 10 de Março de 1954 a janeiro de 1954.

Instrutor do Gloster na Base de Santa Cruz - RJ em 22/07/1953:



Assumiu o Comando do 1º Grupo de Av de Caça em 06/01/1954.

Linda foto do nosso herói Assis e seus filhos 
Maria Helena e Paulo Cezar na Base Aérea de Santa Cruz - RJ:


Depois foi transferido em 06/01/1955 para a Base de Canoas, RS para o comando do 1º/14º Grupo de Bombardeio Leve voando no avião A-20. Foi Comandante da 5ª Zona Aérea. Depois serviu no Gabinete do Ministro da Aeronáutica, como Oficial de Gabinete da Aeronáutica. Serviu na Diretoria de Material da Aeronáutica. 

Assis recebendo a Ordem do Mérito Aeronáutico:


Assumindo o Sub-Comando da Base Aérea de Canoas em 16/03/1955:



Bastão de Comando do então Maj Av Josino Maia de Assis, na época Comandante do 1°/14° Grupo de Aviação de Caça de Canoas/RS:



Notem que o artefato foi feito com o estojo e projétil de uma munição de calibre .50.


Na peça está gravada:

“Maj Av Assis
Mar 55 / Jan 57”


Promovido a Ten Cel Av em 15/09/1955.

Condecorações:


Fotografia da família Assis tirada no período que o ele serviu na Base Aérea de Gravataí, depois Canoas. Foi 1° para Gravataí, levando os Gloster. Onde foi comandante do 1°/14°. 


Participou do voo histórico em homenagem a Santos Dumond em 23/10/1955. 

O então Ten Cel Av Assis (5° da esquerda para direita), Comandante do 
1°/14° Grupo de Aviação de caça e outros pilotos subordinados em novembro de 1956:


Briefing do Sub-Comandante do 1°/14° Grupo de Aviação de Caça, 
então Maj Av Assis, em manobras conjuntas com o Exército em 1956:


Mais de perto:


O então Ten Cel Av Assis, primeiro da direita, recebendo 
oficiais de nações amigas na Base Aérea de Porto Alegre em 1956:


Transferido da 5ª Zona Aérea em 12/02/1957.




Salva de prata do 1°/14° por bons serviços prestados ao então Ten Cel Assis em 1957:


O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação - 1º/14º GAV, Esquadrão Pampa, criado pelo Decreto nº 22802, de 24 de março de 1947, de acordo com o Decreto-Lei nº 99889, de 16 de setembro de 1946, declara extintos, o 3º e o 4º Grupos de Caça, criando, no seu lugar o 1º/14º Grupo de Aviação tem por finalidade manter os alertas operacionais de Defesa na Base Aérea de Canoas.

Nomeado Chefe da 3ª Seção do Estado Maior da 5ª Zona Aérea em 26/02/1957.

Em 22/01/1957 recebeu a Medalha Mérito Santos Dumand de Prata e 
em 12/07/1957 a Medalha Militar de Prata (20 anos de bons serviços).

Oficial de Gabinete do Ministro da Aeronáutica - 03/03/1958:



Em 24/09/1958 recebeu a Ordem do Mérito Italiano (Grau Oficial Cavaleiro).

Condecorações:


Cruz de Aviação Fita A - 1 estrelas, 
Cruz de Aviação Fita B - com palma, 
Cruz de Sangue, 
Campanha da Itália, 
Campanha do Atlântico Sul,
Ordem do Mérito Aeronáutico (Comendador), 
Mérito Santos Dumont - Prata, 
Medalha Militar de Prata por 20 anos de bons serviços, 
Distinguished Flying Cross (EUA), 
Air Medal - 1 Cluster (EUA), 
Distinguished Flying Cross (Inglaterra), 
Oficial Cavaleiro da Ordem do Mérito Italiano e 
Presidential Unit Citation (EUA).

Miniaturas de algumas condecorações recebidas pelo Maj Brig do Ar Assis:


> Distinguished Flying Cross (Inglaterra)
> Air Medal (EUA)
> Ordem do Mérito da República Italiana

Itens do então Ten Cel Av Assis:


> Breve de Piloto - Brasil
> Breve de Piloto - EUA

Fitas representativas das suas condecorações:

> Ordem do Mérito Aeronáutico - Oficial
> Medalha de Campanha Atlântico Sul
> Medalha Militar de Bronze
> Cruz de Aviação - Fita A com 1 estrela
> Cruz de Sangue
> Medalha de Campanha da Itália 
> Cruz de Aviação - Fita B com 1 Palma (mais de 100 missões)
> Air Medal (EUA)
> Distinguished Flying Cross (Inglaterra)

> Par de distintivo de Ten Cel da FAB
> Distintivo do Curso de Estado Maior da FAB

Em 19/12/198 fez treinamento de piloto da aeronave Vickers Viscount.

Designado Chefe da Seção de Organização de Adestramento Operacional em 19/05/1959.

Promovido do Coronel Aviador em 01/03/1960.

Fotografia tirada pelo Serviço Cinefotográfico do Ministério da Guerra - Dez 1960. Acreditamos que eram antigos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre - CMPA ou do Realengo reunidos. Já identificados: 3° da esquerda p direita o Ismar, 7° o Assis e 8º Alvarez:


Transferido para Brasília em 02/04/1960.

Foi  designado Assessor Militar do Brasil, na Comissão Mista de Defesa Brasil/EUA, 
na cidade de Washington, DC (EUA) em  18/04/1960:


Integrante do Estado-Maior da Aeronáutica como Chefe da 4ª Seção em 04/08/1961.

Nomeado Adido Aeronáutico (Brazilian Air Attaché) 
na  Embaixada do Brasil na Inglaterra, Suécia e Noruega) em 17/10/1962.

Assis e sua esposa, Gecy Fournier Assis - Nessa fotografia eles estavam em Londres:


Caneco de veterano do 1º Grupo de Caça - 1963:




Foi nomeado Chefe do Gabinete da Diretoria de Material em 21/05/1965.



Em 09/09/1966 foi pedido a sua transferência para a Reserva. 
No dia 23/09/1966 foi promovido a Major Brigadeiro do Ar e 
em 06/10/1966 desligado do serviço ativo da Aeronáutica 
com um total de 7.500 horas de voo.

Após a Reforma...

"Band of Brothers":


Encontro de Veteranos:


Após sua reforma, foi um dos primeiros diretores da Transportadora de Valores BRINK'S do Brasil S/A, tendo servido como um administrador de destaque. 

Fotografia da Revista Cruzeiro de 1967:


A “Green” (Meirinha, Assis, Lagares e Rui) numa das reuniões do Grupo após a guerra no apto do Brig Nero Moura (atrás deles o quadro das condecorações do Comandante):


Kopp, Assis e (ainda não identificado) numa 
das reuniões do Grupo após a guerra no apto do Brig Nero Moura:


Num encontro de veteranos, Assis, Meirinha, Brandini e Maj Elza:


Brig Assis - Um dos fundadores da FAB, herói na Segunda Guerra Mundial, pioneiro na Aviação à Jato com os Glosters e deu uma volta acima da velocidade do som num F5 em 1977!


1978:


Em 1980, os quarenta anos da Turma de Aviadores de 1940.
Fila de trás: Flávio, Assis, Ismar, Alvarez, Collares e P Pinto.
Fila da frente: (do meio) José Maia, outros ainda não identificados.




Um item muito particular que era usado constantemente pelo Brig Assis em casa, seu cinzeiro feito com uma peça de avião, é claro!




A peça usada como cinzeiro é a parte superior do pistão de um Caça P47, ou seja, a parte superior, "cabeça" está para baixo.


Obs.: Diâmetro do cilindro do P-47 ficava na casa dos 14.5cm.

Notem a gravação “Pif-Paf” (2º/1º GAvCa) - Em julho de 1945 o 1º GAVCA retornou ao Brasil, após sua bem-sucedida participação na Campanha da Itália (1944-1945), e passou a integrar o 1º RAv. Alguns dos pilotos veteranos do 1º GAVCA foram transferidos para o 2º GAVCA, o qual passou a operar também os 29 Republic P-47D-25, remanescentes da Campanha da Itália, e que haviam chegado ao Brasil desmontados, por via marítima.

A partir de 1946, o 2º GAVCA passou a ser responsável pelo treinamento dos pilotos de caça, na sua transição do P-40 para o P-47. Nesse mesmo ano, os P-40 foram concentrados nos 3º GAVCA e 4º GAVCA, pertencentes ao 3º RAv, sediado na Base Aérea de Canoas - com isso, o 2º GAVCA passou a operar exclusivamente os P-47D-25. O esquadrão utilizava, ainda, aviões de treinamento avançado NA T-6 para a conversão dos pilotos no P-47D.


Assis e seu hobby nos Anos 80:


Nos EUA - Inauguração do Monumento - 1988:


Monumento ao 350th Fighter Group - Dayton, Ohio, EUA

Localizado no United States Air Force Museum, em Wright-Patterson Air Force Base, na cidade de Dayton, estado de Ohio, nos Estados Unidos, o monumento ao 350th Fighter group foi inaugurado precisamente às 10:00 da manhã de 10 de junho de 1988, com a presença de 210 veteranos do 350th FG, liderados pelo Coronel da USAF Ariel W. Nielsen e de 30 veteranos do 1º GAvCa, liderados pelo Brigadeiro da FAB Nero Moura.

O descerramento foi feito pelos veteranos Major William Marshall (USAF) e Brigadeiro Josino Maia de Assis (FAB), após proferirem seus discursos o veterano Stephen H. Howell, o Maj. Gen. Ariel C. Nielsen e o Brig. Nero Moura.

A cerimônia contou com a guarda de honra da USAF, do Sr. Richard L. Uppstrom (diretor do Air Force Museum Memorial Park), do Cel. Av F.A. Pinto de Moura, representando o adido do Ministério da Aeronáutica em Washington, Brig. A. C. Rebello, e outras autoridades civis e militares. O encontro dos veteranos brasileiros do 1º GAvCa com os americanos do 350th FG durou quatro dias.

O monumento consiste em um bloco retangular de mármore negro, polido, com a superfície superior inclinada para a frente do monumento em aproximados 45º. O terço central do monumento é mais alto que os terços laterais, ficando localizada da parte superior deste a dedicatória ao 350th FG e ao 1º GAvCa.

Em Dayton, EUA - Assis - Meirinha - Rui:


Membros da FAB presentes à cerimônia de inauguração do monumento aos 350th em Dayton em 1988 - Nero Moura, Josino Maia de Assis, Othon Correa Netto, José Rebelo Meira de Vasconcelos, Theobaldo Antonio Kopp, Newton Neiva de Figueiredo, Hélio Langsch Keller, Paulo Costa, Rui Barbosa Moreira Lima, Renato Goulart Pereira, Willer Persio, Mario Antonio Rodrigues, João de Barros Torres, Alberto Martins Torres, Ferdinando B. Serra Berredo, Osias Machado Silva, Waldemar Braga, Raymundo da Costa Canário, Fernando Correa Rocha, Adolfo da Rocha Furtado, José Varela, Délio Gonçalves, Darci Souza Dias, Vicente Silveira, Newton Alves Leite, Gelmo José Michelloni, David Rosal Gabriel, Heródoto de Campos:


Dayton, EUA - 1988 - Rui, Assis e Meirinha:


Potengy, Assis, Nero e Meirinha:


Foto do nosso herói Assis e parte da sua família:


Quadro com a barreta dos EUA da “The Presidential Unit Citation” do Brig Assis, entregue para os membros do 1° Grupo de Aviação de Caça pelos seus feitos na Segunda Guerra Mundial:




O PUC feito entregue em 1986, mas a indicação foi feita em 1945. Quatro décadas depois os feitos do 1º GAVCA na Itália foram novamente reconhecidos. O Grupo recebeu do Embaixador dos Estados Unidos no Brasil e do Secretário da Força Aérea Americana, Edward C. Aldridge Jr. , a Citação Presidencial dos EUA.

No seu aniversário em 1988:


Magalhães Motta (Jambock Honorário), Rui, Buyers, Assis, Perdigão, Goulart e Torres 
= somando são 435 missões de guerra registradas!


Fotografia tirada pelo Assis em Oshkosh, Wisconsin, EUA em 1991 e anotação no 
verso sobre a utilização desse modelo de caça P-40 por ele na Segunda Guerra Mundial 
no Nordeste do Brasil e no Canal do Panamá:



1991 - Cinquentenário da FAB - Diploma de Fundador:



Caricatura feitas pelos funcionários do Assis:


Assis sendo homenageado pela FAB:


Brig Assis recebeu do nosso amigo Cel Biasus, na época Comandante do 
1º/14º Grupo de Aviação,  o diploma de participação nas 100.000 horas 
de voo de Caça do Esquadrão Pampa, unidade que ele também foi Comandante:


Lembrança do Assis do seu ex Comando no Sul:




Convite do Governo do Império Britânico ao Brig Assis para a comemoração 
dos 50 anos do término da Segunda Guerra Mundial em Londres em 1995:



Miranda Corrêa, Goulart, Assis e outros veteranos 
num papo bom num “Picadinho” no Clube da Aeronáutica:


A Turma reunida - O Assis ficava muito feliz quando estava com seus companheiros:


Que felicidade!


Todos vamos morrer, mas nosso legado viverá. 
Senta a púa - Jamais serão esquecidos!!


Falecimento: 15/01/1996, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil

RIP

Fonte dos dados:
http://www.sentandoapua.com.br


Assis, patrono da turma de 1996 da Academia da Força Aérea:





Periódico da ABRA-PC de Mai/Jun de 2008 com uma matéria 
com um trecho do depoimento do Assis como prisioneiro de guerra:













Carta de 01/012/2000 do veterano Maj John W Buyers para o Paulo Cezar, filho do Assis, que conta as emoções que ele sentiu quando seu amigo foi abatido e quando teve a notícia que estava prisioneiro de guerra, bem como foi o encontro deles em Paris após a vitória Aliada na Europa:


2018 - 99 anos


2019 - 100 anos


Jamais serão esquecidos!!

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