quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

WW2 US Army Air Force Silk Scarf

O lenço de seda da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos foi usado por muitos pilotos que lutaram na Segunda Guerra Mundial. 










A Força Aérea do Exército dos EUA foi fundada em 2 de julho de 1941 e faz parte do Exército até 1947. O lenço de seda da Força Aérea do Exército dos EUA apresenta uma insígnia pintada da USAAF em cada extremidade. 



Esse lenço de seda foi usado por pilotos de aeronaves com cockpit aberto para evitar a fumaça oleosa do escape ao voar. Os pilotos da Força Aérea do Exército dos EUA e da Marinha com aviões de cockpit fechados usavam o lenço de seda para evitar fricção ao redor do pescoço, principalmente devido a constantemente girar as cabeças de um lado para o outro procurando por aeronaves inimigas. 


Durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coréia, os lenços de seda simples foram emitidos e alguns personalizados foram produzidos em uma base local, predominantemente no Extremo Oriente (CBI - China-Índia-Birmânia). 


A história não foi gentil com o lenço de voo. Enquanto existiram vários milhares de projetos, poucos modelos foram produzidos, apesar de vários registros fotográficos de época, são itens de militaria considerados raros.


Apenas um punhado de cachecóis são conhecido por aparecer em exibições de equipamentos de voo em museus de aviação ou grupos de pilotos. 


Os lenços de voo fizeram parte da história da força aérea desde o início da aviação. Abaixo uma foto dos pilotos brasileiros no Senta a púa usando lenços brancos de seda na Itália durante a guerra:



Depois que as esquadrilhas adotadas cores diferentes de identificação nos seus lenços,
somente o Comandante, Ten Cel Nero Moura, usava o seu na cor branca:


Os lenços de voo modernos são descendentes dos lenços de seda que os aviadores iniciais usavam.  Os lenços fabricados em massa tornaram-se comuns após a era da Guerra do Vietnã. Ao mesmo tempo, elementos de design mais complexos foram introduzidos e os lenços se tornaram itens cada vez mais populares de orgulho e identidade da unidade. Hoje, as equipes de voo militares modernas usam lenços impressos com insígnias e emblemas da unidade não por razões funcionais, mas sim pelo espírito de corpo e tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário