sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

"BRO FLY IN"

No pós-guerra, de retorno ao Brasil cada um seguiu seu caminho, fazendo brilhantes carreiras. Praticamente todos ligados a aviação. Os últimos remanescentes desse famoso grupo formaram o "BRO FLY IN".



Idealizado pelo Instituto Arruda Botelho (IAB), organização que tem como princípio a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, histórico e artístico do Brasil, o Projeto Demoiselle presta justa homenagem ao poder criativo de Alberto Santos-Dumont. A missão do projeto é resgatar a história da aviação e divulgar o nome deste herói brasileiro e sua contribuição para o desenvolvimento da história da aviação mundial.

Com este objetivo, o IAB iniciou em 2004 a construção de réplicas do Demoiselle, segundo avião de Santos-Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas de excepcional estrutura, que influenciou toda a indústria da aviação – especialmente a européia – no começo do século XX.

Já foram fabricadas cinco réplicas, projetadas a partir de desenhos do Demoiselle publicados na revista Mecânica Popular, de 1910, e de cópias das plantas do Musée de L´Air et de L´Espace, de Paris. Pequenas adaptações foram feitas apenas para aumentar a segurança. O avião original, em bambu, deu lugar a réplicas construídas com alumínio. Algumas medidas foram alteradas para se adequar ao tamanho dos pilotos, já que Santos-Dumont tinha 1,52 m e pesava 50 kg.

A conclusão da primeira réplica do Demoiselle, em 2005, foi o marco inicial das ações do IAB em prol do resgate histórico de Santos-Dumont, mostrando ao Brasil e ao mundo os feitos do pioneiro e sua contribuição para a aviação mundial.

Em Junho de 2006, um convite oficial para o voo nos Estados Unidos veio de Amanda Wright Lane, sobrinha-bisneta dos norte-americanos Orville e Wilbur Wright.

O Demoiselle foi exposto no Sinclair Community College, tradicional faculdade em Dayton (Ohio/EUA), de 12 a 28 de Setembro, recebendo visitação de 2 mil pessoas por dia. Esta foi a primeira exposição do Demoiselle nos Estados Unidos, refletindo a iniciativa do IAB em divulgar o nome de Santos-Dumont e contribuir para o desenvolvimento da história da aviação mundial.

No dia 30, a realização do sonho enfim chegou. Em parceria com a National Aviation Heritage Área (NAHA) e a Aviation Heritage Foundation , o Instituto Arruda Botelho realizou em Dayton (EUA) o primeiro vôo conjunto de réplicas do Flyer B e do Demoiselle, entrando para a história da aviação mundial, um século depois do histórico vôo de Santos-Dumont com o 14-Bis, em Paris. Esta foi a primeira vez que um brasileiro (Fernando de Arruda Botelho, presidente do IAB) voou fora do Brasil com uma réplica da aeronave de Santos-Dumont.

Além de inédito, o vôo conjunto do Demoiselle com o Flyer contou com testemunhas históricas. O IAB levou seis brigadeiros brasileiros para acompanhar o evento. Entre eles, três combatentes na 2ª Guerra Mundial (Brigadeiros Rui Moreira Lima, José Rebelo Meira de Vasconcelos e Fernando Correa Rocha), que serviram no Esquadrão 350 dos Estados Unidos. Na ocasião, em Dayton, os ex-combatentes brasileiros, bem como os norte-americanos que formavam o Esquadrão 350, foram homenageados no Air Force Museum.

Fonte: http://www2.anac.gov.br/feira/demoiselle_iab.html

O Meirinha usou a jaqueta dos imagens nos EUA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário