segunda-feira, 9 de outubro de 2017

WW2 USAAF Officer's Crusher Cap

WW2 USAAF Officer's Crusher Cap:





Como o USAAC (depois chamado de USAAF) fazia parte do Exército dos EUA, oficiais e homens alistados receberam os mesmos uniformes básicos e "headwear". Durante a natureza de seu trabalho, os "flyboys" foram autorizados (por regulamento) para remover o reforço e elástico de suas coberturas de serviço, a fim de facilitar o uso de um fone de ouvido sobre a mesma. Esta prática resultou no famoso olhar de "crusher" (triturado) e é assim que os quepes com viseira da USAAF foram conhecidos como "crusher caps" ou "50 missions cap". Muitos pilotos de bombardeiros e "ferries" (transporte) usavam esses quepes em vez de um gorro de vôo.











Alguns fabricantes de uniformes começaram a fazer quepes pré-desmanchados (crusher) exclusivamente para a Força Aérea. Estas coberturas tinham uma viseira de couro mais fina e flexível e nenhum reforço. Alguns fabricantes bem conhecidos são Bancroft (Flighter), Dobbs Fifth Avenue, Lewis (fly weighter), etc.


O exemplar demonstrado é da marca "Flighter", considerado o "crusher" dos "crushers":


O piloto que o usava foi abatido e morto em combate num ataque a uma base japonesa na Birmânia (Burma) - Mesma numeração (ASN) que o que possui dentro do quepe (O-final 0114):


RIP






Nenhum comentário:

Postar um comentário