segunda-feira, 22 de maio de 2017

Bandeira Asahi Shimbun

Bandeira Asahi Shimbun, um jornal estatal fundado em 25 de janeiro de 1879.






A partir da segunda metade da década de 1930, Asahi apoiou ardentemente o governo do primeiro-ministro Fumimaro Konoe (chamado Konoe Shin Taisei, ou Nova Ordem Política de Konoe) e criticou duramente o capitalismo sob Taketora Ogata, Editor-Chefe de Asahi Shimbun. Editores editoriais influentes de Asahi, como Shintarō Ryū, Hiroo Sassa e Hotsumi Ozaki (um informante do famoso espião Richard Sorge) eram os membros centrais do Shōwa Kenkyūkai.




Em 1 de setembro de 1940, o Osaka Asahi Shimbun e o Tokyo Asahi Shimbun unificaram seus nomes no Asahi Shimbun.


Em 1 de janeiro de 1943, a publicação do Asahi Shimbun foi interrompida pelo governo depois que o jornal publicou um ensaio crítico contribuído por Seigō Nakano, que também era um dos principais membros do Genyōsha e melhor amigo de Ogata.


Em 27 de dezembro de 1943, Nagataka Murayama, genro de Murayama Ryōhei e presidente de Asahi, removeu Ogata do editor-chefe e o relegou ao vice-presidente para manter o poder absoluto em Asahi.
Em 22 de julho de 1944, Ogata, vice-presidente de Asahi, tornou-se Ministro sem Portfólio e o Presidente da Agência de Inteligência do Gabinete no gabinete de Kuniaki Koiso.


Em 7 de abril de 1945, Hiroshi Shimomura, ex-vice-presidente de Asahi, tornou-se Ministro sem Portfólio e Presidente da Agência de Inteligência do Gabinete no gabinete de Kantarō Suzuki.

Em 17 de agosto de 1945, Ogata se tornou o Ministro sem Portfólio e o Secretário-Geral do Gabinete e o Presidente da Agência de Inteligência do Gabinete no gabinete do Príncipe Higashikuni.

Em 5 de novembro de 1945, como forma de assumir a responsabilidade de comprometer os princípios do jornal durante a guerra, o presidente e altos executivos do Asahi Shimbun renunciou em massa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário