quinta-feira, 16 de março de 2017

U.S. WWII Arctic Canvas & Rubber Overshoes - "Mickey Mouse Boots"

U.S. WWII Arctic Canvas & Rubber Overshoes - 
"Mickey Mouse Boots":


Os "Overshoes" foram usados antes da Segunda Guerra Mundial (todos de borracha inicialmente e em seguida com a parte de cima de pano). Eram de borracha foram adotados em 1918 na Primeira Guerra Mundial e usados até se desmancharem. 


No inverno 1944/1945 nas Ardenas ou na frente italiana, os soldados usavam tudo o que eles foram capazes de obter em virtude do frio intenso e da lama.


Tropas da FEB:





Em 1940 começaram a produzir com lona ou pano ou de borracha. Por causa da escassez da borracha devido à expansão japonesa, eles começaram a ser produzidos com padrão de economia de guerra com solado de borracha e cano de lona impermeável com 4 fivelas de fechamento e emitido entre 1942-44. Um modelo  de "Overshoes" de borracha foi produzido em 1945 com cinco fivelas. Não eram populares, mas necessários.  Eram muito desconfortáveis e provocavam machucados nos soldados com o atrito, além do sobrepeso em combate.


As tropas brasileiras receberam este tipo de equipamento na Itália e foram bem aceitos pelos Expedicionários. Alguns imagens de época dos nossos veteranos usando na Itália durante a guerra:










Alguns exemplares foram trazidos para o Brasil após guerra e hoje dificilmente são encontrados, ora pelos 70 anos que já se passaram e pelo nosso clima muito quente que com o tempo ia destruindo e ressecando a borracha. Aqui esta um exemplar que foi usado por um Expedicionário Carioca. Ele foi customizado para o combatente, sendo cortado na altura da segunda fivela de baixo para cima para melhorar a utilização e para lembrar mais uma bota.








Pertenceram ao 1º Tenente 
Amphilóphio Vianna de Carvalho, 
veterano da FEB no 1º RI:


Este modelo tinha 04 presilhas de ajuste. O veterano disse que as cortou (customizou) porque o cano machucava muito as canelas. Existem comentários semelhantes de soldados do U.S. Army que não gostavam deste equipamento por causa do desconforto. Muitas foram abandonadas nas beiras das estradas na Itália e Bélgica porque quando os soldados andavam na lama as mesmas grudavam e os homens as perdiam.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário