segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

WW2 French Puttee ("Percintas" usado na Revolução de 1932)

Há muito anos achamos este par de "cobre canelas" aqui no Brasil. Não sabia a origem. 







Comparei com um par que eu tenho da Primeira Guerra chamado "US Army Spiral Puttee" e são ligeiramente diferente no tecido, cor e o modelo dos EUA possui carimbos. 

Modelo dos EUA:









Coloquei lado a lado do modelo italiano e este último tem cor diferente:




Modelo Britânico da Primeira Guerra:





Modelo Britânico da Segunda Guerra:


Modelo Japonês da Segunda Guerra:



Também comparei com um modelo francês que eu 
tenho da Primeira Guerra, mas este é mais azulado (Horizon Blue Puttees Legwraps):



O modelo francês do início da Segunda guerra é o mais parecido! 



Os austríacos na Primeira Guerra também usaram, 
bem como as unidades de montanha da Alemanha:


Chineses:


Como veio parar aqui no Brasil? 
Missão Francesa?

Alguns oficiais brasileiros usaram nas Revoluções de 1930 e 1932.


Segundo um amigo e colecionador especializado na Revolução 1932, parece que foi encaminhado pelo EUA, numa pequena compra de equipamento que São Paulo fez deles. Também pode ter sido oriundo da França, porque também compraram armamento deles, mas confirmo o fato de que uma pequena quantidade foi usada em 1932 pelos Constitucionalista.


Depois outro amigo informou que Brasil usou isso até os anos 40.
Está no RUPE, chamado de "Percintas".

Pesquisando e contatando as pessoas certas houve então uma solução aos meus questionamentos.

Na minha opinião final, a origem é francesa, usado por algum soldado ou oficial na Revolução de 1932.


Nenhum comentário:

Postar um comentário