Capacete M1 feito nos EUA durante a
Segunda Guerra Mundial com Óculos:
Aqui estão algumas imagens do capacete M1 que foi de um Pracinha que pode ter sido do Esquadrão de Reconhecimento da FEB porque geralmente os casco de aço eram codificados.
Todos os cascos de aço com o aro com o fechamento na frente foram produzido durante Segunda Guerra Mundial, de abril de 1941 a novembro de 1944, com ambos os tipos de presilhas para jugulares, fixas ou giratórias. Em seguida, o fechamento foi alterado para a parte traseira do casco de aço até agosto de 1945, quando cessou a produção.
A produção de cascos de aço M1 possuem sob a borda um número que indica o lote de produção. Se esse número for entre 0 e 1300 certamente o casco analisado foi produzido durante a Segunda Guerra Mundial.
A numeração "321" pode ser o número do capacete no escaninho.
De outubro de 1943, em seguida, começou a produção do suporte das jugulares com um tipo de dobradiça, chamadas de "swivel bails".
Uma característica distintiva de exemplares usados na Segunda Guerra era que por utilizar dois tipos de aço estes eram propensos ao estresse, provocando rachaduras no casco. Além disso eles foram equipados com um aro que perdia a tinta com o uso que mostra o brilho de aço inoxidável do que era feito. Vejam na imagem abaixo uma rachadura do casco, conforme a descrição, bem como o alumínio do aro aparecendo.
A cor, texturização e da forma do casco ajudam a datar a sua idade. Cascos do tempo de guerra são um pouco mais altos que os modelos porteriores, bem como com um tom mais escuro de verde. Os capacetes do pós-guerra possuem areia para texturizar a superfície, em vez de cortiça dos modelos autênticos da Segunda Guerra.
O óculos é uma curiosidade a parte. Foi feito na Espanha e era para aviação e para motoristas nos Anos 40. A fábrica fazia itens militares e para motociclismo também. Agora, a pergunta é, como foi parar com um Febiano?! A Espanha fornecia material para Alemanha e países do Eixo. Será que foi "libertado" pelo nosso soldado ou adquirido na época da guerra para ser usado ou no pós-guerra?! Nunca saberemos...
Mais algumas imagens do capacete sem o óculos:
Estou tentando descobrir o nome do veterano. Qualquer informação, atualizarei este tópico.
Notem o oficial do Banco do Brasil em Paris logo depois do
final da guerra na Europa numa "Tocha" usando um óculos semelhante:
Nenhum comentário:
Postar um comentário