terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Mesa de Campanha ( pranchetas) de tiro e Tripés

Mesa de Campanha ( pranchetas) de tiro e Tripés:


Mesa de Campanha ( pranchetas) de tiro. Tinham um estojo de lona para a prancheta, com um bolsão para o material de cálculo, transferidor de derivas e alcances, transferidor de locação, esquadro de locação, réguas e tabelas de tiro etc. 




O gancho era para pendurar um prumo quando fazíamos um levantamento expedito de itinerários com o emprego da alidade niveladora. Este processo não empregado atualmente.



O tripé também tinha seu estojo de couro ou lona, com reforço de couro na parte de baixo, pois os pés tinham pontas metálicas para cravar no solo.



Estojos de transporte:











O tripé na cor verde era para a luneta binocular Carl Zeiss; de origem alemã (fabricada na Áustria), veio para o Brasil na aquisição do material de Artilharia KRUPP 75MM C26 e C34.



A luneta binocular de trincheira "Orelha de Burro" teve como na 1ª Guerra Mundial, foi concebida para ser utilizada no interior das trincheiras, permitindo a observação do campo de batalha com uma relativa proteção. Também era utilizada pelos observadores de artilharia nos PO (Postos de Observação), de onde podiam conduzir os fogos contra os alvos inimigos.







A luneta binocular tinha a cor cinza esverdeada. Foram posteriormente substituídas pelas lunetas binoculares de origem NA.


Os tripés também eram usados para o Telêmetro Zeiss de uma Companhia de Metralhadoras - Imagens do Manual da Metralhadora Hotchkiss 7mm:




Nenhum comentário:

Postar um comentário