terça-feira, 25 de outubro de 2016

Tadeu Cerski - Um Gaúcho-Polonês Herói em Monte Castello - In Memoriam

Um Polonês Herói em Monte Castello:


Fotografia original impressa na Itália de um grupo de combatentes brasileiros após a tomada de Monte Castello. Entre eles foi identificado o gaúcho de origem polonesa, Tadeu Cerski.

O Sr. Tadeu, um ativo membro da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Secção Porto Alegre, e foi voluntário para ir para guerra. Já estava em prontidão desde 1939 quando a Alemanha invadiu a Polônia, terra dos seus pais. 

Na época da batalha de Monte Castello era um Segundo-sargento do 8º Regimento de Infantaria da 38º Batalhão de Caçadores do 11º RI (Regimento Tiradentes), que participou do terceiro ataque à região, apenas 16 dias depois do seu batismo de fogo.  
Era madrugada de 12 de dezembro de 1944. Eles sabiam que surpreender o inimigo seria fundamental. Na hora combinada, avançaram. Os pracinhas marchavam às cegas. O terreno, coberto de lama, era bastante irregular, e os termômetros marcavam 20º negativos. A chuva havia oferecido uma trégua aos combatentes. De repente, a artilharia americana começou a disparar em Belvedere, a leste dali, quebrando o sigilo da operação: - "No clarear do dia, nosso pelotão estava na frente, dando sopa para o inimigo. Foi uma chacina. Dos 41 do meu pelotão, 12 morreram. Não foi fácil presenciar isso". As relações com os americanos estremeceram. Eles afirmaram querer ajudar os brasileiros, desviando a atenção dos alemães para Belvedere. - "Mas, na prática, a artilharia acordou os alemães, que ficaram a nossa espera. Não dava para conter a raiva", diz. O pelotão de Cerski atraiu o fogo inimigo uma vez mais. Foi no ataque derradeiro a Monte Castelo, em fevereiro de 1945.


O tenente que comendava o pelotão do sr. Cerski foi morto em combate e ele teve que assumir o grupo e ele conseguiu trazer os remanescentes membros do seu pelotão de volta para as linhas brasileiras.

O Sgt Cerski e seu pelotão marchavam sob o céu ainda escuro e em silêncio total. Deveriam prosseguir assim para não alertar os alemães, mas o exército americano lançou uma barragem de artilharia. O objetivo era atrair a atenção do inimigo para uma determinada área enquanto os brasileiros avançavam sobre outra. O resultado prático foi uma chacina.

- "No meio da noite, não se enxergava nada. Atirávamos nos clarões provocados pelos disparos das armas deles", recorda Cerski numa entrevista ao Grupo RBS.

Alertas e em posição, os alemães flagraram o militar gaúcho e seu pelotão a descoberto. As balas vinham pelo flanco. Somente nessa unidade, 12 homens foram mortos, com um detalhe: quase todos levaram tiros precisos na cabeça.

- "Fomos caçados feito animais, levando tiro na cabeça. Só um dos mortos não foi atingido dessa maneira", lamenta Cerski.

Monte Castelo ainda não seria conquistado dessa vez. Os brasileiros retornariam em fevereiro do ano seguinte, com o mesmo destemor que chegaram. 

- "Era um monte, uma montanha. Então eles estavam nos buracos, nas trincheiras acima, enquanto nós estávamos embaixo. Então eles levavam uma vantagem tremenda. No primeiro ataque, contra os alemães, nós apanhamos. Mas no último ataque não. Estávamos mais experientes" - comentou Cerski.

Por este feito, ele foi comissionado 2º Tenente R/1 convocado por bravura!



O sr. Tadeu ainda esteve na Batalha de Montese.

Chegando ao Brasil, foi promovido a 1º Tenente e ficou no 
Exército. alcançando a patente de Tenente-Coronel R/1 de Infantaria.




Após ir para a Reserva, recebeu inúmeras 
medalhas e homenagens do Exército:



Imagens coletadas há uns 15 anos atrás durante um documentário feito por uma emissora de TV nas instalações do Museu Militar do CMS. O TC vestiu um uniforme de combate original (que coube que nem uma luva, apresar dos seus 80 anos de idade). Ele vibrou muito neste dia!


Ten Nestor e Ten Cel Veterano Tadeu Cersky (falecido no dia 12/06/18, aos 97 anos) durante os preparativos de um documentário sobre a FEB dentro do Museu Militar do CMS:



Entrevistas com veteranos de guerra da FEB 
para o Projeto de História Oral do Exército:


















Fontes:

http://zh.clicrbs.com.br
clubedecbsddoexercito.blogspot.com
http://g1.globo.com

Faleceu em 05/06/2018

Enterrado com honras militares em Porto Alegre no dia 06/06/18.


RIP

Jamais será esquecido!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário