terça-feira, 13 de setembro de 2016

U.S. Vietnam Era M1C Paratrooper Airborne Helmet

U.S. Vietnam Era M1C Paratrooper Airborne  Helmet:


O capacete M1 da década de 1960 tem um perfil mais baixo do que os capacetes M1 da Segunda Guerra Mundial, mas o projeto básico não foi alterado. A jugular era tipicamente fixado em torno da parte traseira do capacete. Existem muitos dos capacetes era do Vietnã que ainda possuem o casco de aço da época da Segunda Guerra (este modelo demonstrado é do padrão 1945, ou seja, o fechamento é na parte de trás e é um "Swivel bale" (fixadores das correias da jugular são móveis) e as correias de lona da jugular são na cor usada durante a Segunda Guerra. Um detalhe importante, a jugular do casco da era da Guerra do Vietnam era unida com presilhas que poderiam ser destacáveis.


A cobertura camuflada tipo "Mitchell" era um padrão de camuflagem feita com corantes orgânicos selecionados e pigmentados com resina aderente para uma maior resistência na selva e umidade. De um dos lados tinha o padrão para selva com simulações de folha verdes e tons de castanho para o uso na primavera e no verão, e do outro lado cores marrons para operações de outono e inverno. Para uma camuflagem adicional, a cobertura continha pequenas ranhuras para inserção de vegetação natural. Este capacete vinha de fábrica com uma banda elástica no capacete que também poderia ser usado para manter no lugar folhagem. Era uma correias de algodão elástica que era colocada ao redor do capacete. Ela foi projetado para segurar folhagem, a fim de misturar o capacete para o terreno circundante. No Vietnam, no entanto, era mais comum ser usada para armazenar itens pessoais, como cigarros, papel higiênico, repelente de insetos ou uma revista de reposição. Também era usada um tira de borracha feita de câmaras de pneus, mas facilmente esta borracha ressecava e arrebentava com o tempo e utilização. 


Alguns capacetes ainda podem ser encontrados com uma capa camuflada com graffiti escrito nela. O graffiti em capas de capacete era um meio de expressar identidade e opinião do soldado. 


As capa de sarja de algodão foram definitivamente feitas na década de 1960. As primeiras capas padrão "Mitchell" ainda eram marcadas com "FSN" (Federal Stock Number). As coberturas camufladas posteriores tinham marcadas "DSA". Muitas capas foram feitas pela Sociedade para Cegos de  Minneapolis.


O liner de fibra é característico da Guerra do Vietnam com a pintura interna e externa na cor verde de selva, tem  um sistema de suspensão de 6 pontos constituído por correias de algodão com 3 tiras ajustáveis. Existem também três pequenas fivelas ligado ao interior do forro utilizados para fixar um reforço para o salto de paraquedas para proteger a nuca. 


O "headband" (uma cinta web coberta de couro) vinha com 6 grampos de metal e uma fivela para fixar e ajustar a cabeça ao forro. Os clipes de bloqueio passam em torno do cinto em torno do interior do capacete. As extremidades abertas dos clipes devem estar apontando para cima quando a banda estava na cabeça do soldado para facilitar o ajuste, mas deveriam ser ajustadas antes de colocar o capacete na cabeça.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário