Drapeau de la Forces françaises libres:
A bandeira possui 98,2 x 76,4 cm.
O governo no exílio liderado por Charles de Gaulle durante a Segunda Guerra Mundial e suas forças militares que continuaram a luta contra as potências do Eixo como um dos aliados após a queda da França usaram esta bandeira: "Drapeau de la Forces françaises libres".
Foi criada em Londres em junho de 1940 e e apoiou a Resistência na França ocupada.
O General Charles de Gaulle, que tinham escapado à Grã-Bretanha, rejeitou o armistício celebrado pelo marechal Philippe Pétain e exortou os franceses que assistiam a rádio inglesa BBC a resistir no seu famoso "Appel du 18 juin", que tinha uma o objetivo de agitar e levantar o moral francês e de suas colônias, inicialmente, embora relativamente poucas forças francesas responderam a de chamada de Gaulle.
Em 27 de Outubro de 1940, o Conselho de Defesa do Império (Conseil de Défense de l'Empire) foi constituído nos territórios na África Central, Ásia e Oceania. Foi substituído em 24 de Setembro de 1941 pelo Comité Nacional Francês ou CNF. Em 13 de julho de 1942, "França Livre" foi renomeada oficialmente para "França Combatente", para marcar que a luta contra o Eixo que estava sendo realizado pelo "FFL" tanto externa quanto internamente pelas Forças Francesas do Interior (FFI).
Após a reconquista do Norte de África, foi por sua vez formalmente fundiu-se com o comando de do General Henri de Giraud em Argel para formar o Comitê Francês de Libertação Nacional ou CFNL.
Após a libertação de Paris deixou de se chamar no Exilio para Forças da Resistência Francesas Livres em 25 de agosto de 1944, inaugurando o Governo Provisório da República Francesa (Gouvernement provisoire de la République française ou GPRF). Ele governou a França até o final da guerra e depois de 1946, quando a Quarta República foi estabelecida, terminando assim a série de regimes provisórios que haviam conseguido a Terceira República após a queda da França em 1940.
Nenhum comentário:
Postar um comentário