sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Brigadeiro do Ar Nero Moura - In Memoriam

Brigadeiro do Ar Nero Moura - In Memoriam:


Conjunto de pertences e fotografias do acervo do Comandante do Senta a pua na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, o gaúcho Nero Marques Moura, cedidas pela sua filha e nossa amiga.

Nasceu em Cachoeira do Sul-RS no dia  30 de janeiro de 1910, filho de Gilberto Moura e Maria Emília Marques Moura, cursou o primário no Ginásio Rio Branco, em sua cidade natal.

Sr Gilberto e Sra Maria Emília Marques Moura, pais do Nero e Danilo Moura:


Fez o curso secundário no Colégio Militar de Porto Alegre, junto com o irmão Osmar. Concluídos os seis anos de Colégio Militar. Em 1927, foi admitido como Cadete na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. No ano seguinte foi transferido para a Escola de Aviação Militar no Campo dos Afonsos, onde completou os estudos de Oficial Aviador do Exército. Promovido a Segundo-Tenente em janeiro de 1931, suas primeiras missões foram no Correio Aéreo Militar.


Nero Moura, ainda Aspirante da Aviação Militar do Exército, 
de pé no centro dessa foto pesquisada pelo amigo Ricardo Albuquerque no acervo do MUSAL:


Legenda: "Entrega dos diplomas da EAvM, 1931".

Revolução de 1932:



Na foto de 1932 que aparece Nero Moura com o então Ten Muricy na frente de um WACO "Vermelhinho" da Aviação do Exército que foi encomendado nos EUA. Este avião possuía motor de 240 hp, voava a 180 km/h numa altitude máxima de 868 metros. Podiam levar 3 metralhadoras e transportar 110 kg em bombas. Na outra foto, ambos os veteranos na frente de um modelo semelhante conservado pelo Museu Aeroespacial no Campo dos Afonsos.

Na Revolução de 1932, os então tenentes Nero e Muricy estavam no "Destacamento Resende", bem como, o capitão Alves Seco, os tenentes França, Araripe, Nelson Freire Lavenére-Wanderley, Júlio Américo dos Reis, José Sampaio Macedo, Francisco de Assis Correia de Melo
(“Melo Maluco)”, Rui Presser Bello, João Adil de Oliveira, Waldemiro A. Montezuma, Benjamin Manuel Amarante, Homero Souto de Oliveira, Joaquim Tavares Libânio, Antônio Lemos Cunha, José Vicente Faria Lima, Anizio Botelho e Geraldo Aquino.

Durante os 70 dias em que o Destacamento atuou a partir de Resende, foi a fração governista mais atuante na primeira e única batalha Aérea travada no Brasil, realizando operações aéreas pioneiras, como se verá. Nesse período, executou 665 missões de combate, em 1.043 horas de voo, além de 255 vôos de treinamento. Consumiu 85.200 litros de gasolina, lançou 2.476 bombas, tirou 847 fotos aéreas, e consumiu 21.900 cartuchos de metralhadoras.

Seu esforço operacional concentrou-se, em agosto, sobre formações revolucionárias em São José do Barreiro, Morro Frio, Areias, Silveiras, Cachoeira Paulista, Vila Queimada e Pedreiras, e sobre o trem blindado revolucionário.


DUTRA ELOGIA O PILOTO NERO MOURA

Junho de 1934. Dez anos antes de se tornar o lendário comandante dos P-47 Thunderbolt da aviação de caça brasileira nos céus da Itália, o então Tenente Nero Moura recebeu um elogio oficial pelo "perfeito conhecimento da sua responsabilidade, destemor e habilidade profissional" ao comando de um avião de transporte Avia Bellanca da Aviação Militar.

O autor dos elogios foi o General Eurico Gaspar Dutra que, na ocasião, ocupava o cargo de diretor da Aviação Militar do Exército. Nero Moura havia pilotado o Bellanca K-325 que conduziu o general Dutra durante uma série de visitas de inspeção a campos de pouso no interior do Brasil nos meses de março e abril de 1934.



Em 1934, foi enviado para o curso de aperfeiçoamento (curso de observador) 
na École d'Application de L'Air em Versalhes (1934/35), em Versalhes, na França.

Em 1935, combateu os revoltosos da Intentona Comunista, executando, inclusive, incursões de bombardeio contra os golpistas, sitiados no 3º Regimento de Infantaria da Praia Vermelha. Logo após, durante alguns anos, foi instrutor de Tiro e Bombardeio, tendo construído o primeiro estande para essa prática, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.


Promovido a capitão em 1937, foi designado Subcomandante e Comandante substituto do Terceiro Regimento de Aviação em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Logo após, foi um dos Oficiais que trouxeram o 3º RAv para Canoas, estabelecendo ali o embrião do que, mais tarde, seria a Base Aérea de Canoas.

Seu currículo e seu relacionamento com autoridades do Governo o levaram a ser indicado para piloto do Presidente Getúlio Vargas em 1938, cargo que desempenhou por algum tempo.


Com o início da Segunda Grande Guerra em 1939, o Governo Federal preocupou-se com a criação de um Ministério que centralizasse os assuntos ligados à Aeronáutica. Assim, ainda Capitão, como pessoa de confiança do Presidente, Nero Moura pode contribuir para a criação, em 20 de janeiro de 1941, do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, separados do Exército e da Marinha.



Casamento:



Postal enviado pelo então Capitão Nero Moura e esposa para 
família durante suas férias em Poço de Caldas/MG em 1941:


Piloto do Avião do Presidente:





Em função das agressões praticadas por submarinos alemães a navios brasileiros, em agosto de 1942, o Brasil declarou guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), com a consequente iniciativa de se criar a Força Expedicionária Brasileira para lutar em terras europeias.


Grupo de Transporte Especial (GTE). Nero Moura foi o 1º Comandante.

Em 04 de junho de 1941, foi criada a Seção de Aviões de Comando, no antigo Campo do Calabouço, hoje Aeroporto Santos Dumont. Tento como primeiro Comandante o Capitão Aviador Nero Moura, a Seção foi equipada com o C-60 Lodestar, a primeira aeronave a servir a um presidente brasileiro, além de outros tipos como o C-4 e o VC-45 Berchcraft. Em março de 1954, a Seção foi transformada em Esquadrão de Transporte Especial, diretamente subordinado ao Gabinete do Ministro da Aeronáutica.

(Na sequência, seguido de vários veteranos do 1º Grupo de Caça: Ismael Motta Paes (2x), Renato Goulart Pereira, Rui Barbosa Moreira Lima e Othon Correia Netto).



Desse modo, em 18 de dezembro de 1943, foi criado o 1º Grupo de Aviação de Caça, com a missão de se preparar para participar do referido conflito, tendo sido designado o Major Av Nero Moura para ser o seu primeiro comandante.

Nero Moura com seus  irmãos Danilo (FAB) e Osmar (FEB), 
todos veteranos da Segunda Guerra Mundial:



Nero Moura e alguns dos seus "homens-chave" no início 
do treinamento dos EUA antes do embarque para a Europa:








Com essa oportunidade, surge, com destaque, o perfil desse aviador militar no desempenho à frente da nova unidade da Força Aérea Brasileira. Desde os primeiros momentos, liderando, mais do que simplesmente comandando, conduziu seus homens, desde o preparo no Brasil e nos Estados Unidos, até sua instalação e operação em terras italianas – Livorno (2 de outubro de 1944) e Tarquínia e Pisa, até maio de 1945.

Prestigiando sempre a individualidade de seus companheiros, Oficiais e Praças, soube conduzi-los, fomentando a amizade, a união e o espírito de equipe, despertando-lhes confiança no desempenho de suas tarefas e missões. 


O 1º Grupo de Aviação de Caça, cujo lema era "Senta a Pua", desempenhou excepcional quantidade de missões de guerra, considerando-se o breve espaço de tempo que ali passou, com o exemplo sempre presente de seu líder e comandante, que, além de administrador, participava das missões de guerra em igualdade de condições com os demais pilotos, tendo cumprido 62 missões de combate.



O Comandante Nero Moura e John W Buyers (oficial de ligação da 
USAAF no 1º Grupo de Aviação de Caça Brasileiro) em Pisa - 1945:



Assim, o Grupo de Caça brasileiro conquistou o respeito e a admiração dos aliados, o que lhe granjeou diversos elogios, não só do Comandante de sua área de operações, como, posteriormente, a Presidential Unit Citation, do Governo dos Estados Unidos.

Avião do Comandante #1 (Arquivo Nacional):





Recepção do Presidente Vargas:




Recebeu a Medalha Bronze Star também:
(Imagem do MUSAL)




Diário de Lisboa 
03/09/1945



Após a guerra, em 1945, Nero Moura foi nomeado Comandante do Primeiro Regimento de Aviação, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, onde, posteriormente, passou para a reserva da Força Aérea como Coronel aos 35 anos, com 5000 horas de vôo. Na inatividade, ingressou na iniciativa privada, colaborando na reorganização das empresas Aerovias Brasil e do Loide Aéreo Nacional.


Getúlio Vargas, ao ser eleito como Presidente da República, convidou Nero Moura, em 1951, para ser Ministro da Aeronáutica, promovendo-o ex-officio a Brigadeiro-do-Ar em virtude de suas decisivas ações durante a Intentona Comunista. Esse alto cargo foi exercido até 18 de agosto de 1954, quando pediu demissão.



Foto do Arquivo Nacional:


Sua gestão foi extremamente profícua, introduzindo diversas modificações estruturais no jovem Ministério, que foram decisivas para o seu desenvolvimento e consolidação. Entre outras realizações, destacam-se:

- Fortalecimento do Estado-Maior como órgão de coordenação organizacional. 
- Ativação do Centro Técnico de Aeronáutica, hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespaciais. 
- Criação da Comissão para implantar a Escola de Aeronáutica (Academia da Força Aérea) em Pirassununga. 
- Criação do Núcleo do Comando Aerotático, para coordenar as operações com o Exército e a Marinha. 
- Aperfeiçoamento da atividade de proteção ao voo, com a Diretoria de Rotas Aéreas, mais tarde, Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo e, atualmente, Departamento de Controle do Espaço Aéreo. 
- Criação da Escola de Formação de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda. 
- Introdução da aviação a jato na FAB e no Brasil, com a aquisição de 70 modernas aeronaves Gloster Meteor, na Inglaterra. 
- Início da construção do Aeroporto do Galeão, o primeiro dos grandes aeroportos do Brasil. 
- Criação da Esquadrilha de Demonstração Aérea (Esquadrilha da Fumaça), agora famosa no mundo todo.

O Ministro da Aeronáutica Nero Moura com o então Major Moreira Lima - 1953:


Incentivador do escotismo, quando Ministro determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à modalidade de Escotismo do Ar, o que acontece até os dias presentes.


Foto Arquivo Nacional:


Brig Nero Moura a bordo do recém-incorporado
C-11 "Barroso" (ex-USS Philadelphia), com Getúlio Vargas, 1951 - Foto Arquivo Nacional:


Nosso espaço, esforços e dedicação são em homenagem aos veteranos de guerra
e seus familiares. Linda foto do nosso herói Nero Moura, sua esposa Marieta e filha, Leonor:


Na coroação da Rainha Elisabeth II na Abadia de Westminster no dia 02 de junho de 1953, ocasião que o Brig Nero Moura, então Ministro da Aeronáutica, foi representado o Governo Brasileiro e recebeu na recepção. Juntamente, na comitiva estava o sogro do Brig Kopp, Almirante Muniz Freire Júnior, na época Comandante do Barroso.

1953: Nero discursando na Semana da AS na BASC. Cafe Filho, Getúlio e Nero. 
Fonte: pesquisa do amigo Luciano Fernandes no Arquivo Nacional.


1953: Nero e um Ajudante de Ordens no Ministério da Aeronáutica.
Fonte: pesquisa do amigo Luciano Fernandes no Arquivo Nacional.


Ministro da Aeronáutica Brig Nero Moura e veterano Cel Av Pessoa Ramos e outras autoridades na missa na BASC pelos aniversário do desembarque do 1º GAvCa na Itália em 1952 
Foto Arquivo Nacional:




Lourival Fontes, Getúlio Vargas, Ciro Cardoso e Nero Moura - Foto Arquivo Nacional:



Casamento da Leonor, filha do Brig Nero e Marieta Moura em 1969:




Capitão Aza com o Brig Nero Moura - Foto achada na Internet:


22 de Abril de 1979: 
Nero Moura, Keller, talvez o Rocha (meio escondido, embaixo do cabide de bombas do P-47), 
Assis, Nero, Motta Paes (de quepe) e Eudo - Acervo Assis:




Fotos do aniversário de 80 anos do Brig Nero Moura - Acervo Leonor Moira!





Presentes: Leonor Moura, Rui, Kopp, Canário, Motta Paes, 
Peixe Lima, Potengi, Mark e outros amigos!

Nero e Rui no pós-guerra - Acervo Rui Moreira Lima:


Membros da FAB presentes à cerimônia de inauguração do monumento aos 350th em Dayton em 1988 - Nero Moura, Josino Maia de Assis, Othon Correa Netto, José Rebelo Meira de Vasconcelos, Theobaldo Antonio Kopp, Newton Neiva de Figueiredo, Hélio Langsch Keller, Paulo Costa, Rui Barbosa Moreira Lima, Renato Goulart Pereira, Willer Persio, Mario Antonio Rodrigues, João de Barros Torres, Alberto Martins Torres, Ferdinando B. Serra Berredo, Osias Machado Silva, Waldemar Braga, Raymundo da Costa Canário, Fernando Correa Rocha, Adolfo da Rocha Furtado, José Varela, Délio Gonçalves, Darci Souza Dias, Vicente Silveira, Newton Alves Leite, Gelmo José Michelloni, David Rosal Gabriel, Heródoto de Campos - Acervo Assis:


Os veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça Keller, Nero e Rui com um senhor ainda não identificado, que pelo brasão no casaco, pode ser de um Esquadrão da USAAF, que está segurando nas mãos a 1a edição do livro “Senta a púa” do Rui - Acervo Rui Moreira Lima:.



Brig Rui, Brig Menezes e Brig Nero - Acervo Rui Moreira Lima:



Clube que o Brig Nero Moura jogava golfe e passava quase todos os dias no Rio de Janeiro.



Foto retirada do Livro de Atas do Grupo - - Acervo Rui Moreira Lima:


Condecorações:

Ordem  do Mérito Aeronáutico – Grau de Grande Oficial
Ordem do Mérito Militar – Grau de Grande Oficial
Ordem do Mérito Naval – Grau de Grande Oficial
Cruz de Aviação – Fita A - 2 Estrelas;
Cruz de Aviação – Fita B;
Campanha da Itália;
Medalha Militar Bronze;
Campanha do Atlântico Sul;
Medalha Mérito Santos-Dumont
Medalha de Prata do Cinquentenário da República
Medalha Maria Quitéria
Medalha de Rio Branco
Legion of Merit - Grau de Oficial  (EUA);
Distinguished Flying Cross (EUA);
Air Medal with 3 clusters (EUA);
Bronze Star (EUA);
Presidential Unit Citation (EUA)
Grand Officier de la Légion D’Honneur  (França);
Croix de guerre avec palme (França);
Grand Cruz Al Mérito – Chile
Estrela de Prata – Chile
Grand Cruz del Condor de los Andes – Bolívia
Grand Croix de l’Ordre National du Cèdre – Líbano
Grand Croce de Al Mérito – Itália
Grand Cruz Placa de Plata Ruben Dario – Nicarágua
Medalha de 1ª Classe Abdon Calderon – Equador
Cruz de 1ª Classe de Las Fuerzas Aéreas Venezuelanas
Cruz de 1ª Classe de la Aviation Peruana – Peru
Medalha de Bronze – Polônia
Caballero da Orden Nacional del Mérito – Paraguai

Cel Kauffmann, Brig Nero e Brig Rui
Base Aéreas de Santa Cruz - - Acervo Rui Moreira Lima:


Encontro do Brig Nero Moura, primeiro Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça com o Ten Cel Aymone, na época Comandante desse mesmo Grupo nas comemorações dos 50 anos do Grupo:


Brig Nero e sua filha Leonor no escritório do Comandante no seu apartamento em Copacabana. Seu local favorito para organizar suas agendas, seu dia a dia e jogar paciência - Acervo Leonor Moura:


E nesta foto o Brigadeiro Nero Moura foi recepcionado pelos pilotos de caça 
do Esquadrão Pampa,do 1º/14º G.Av. E do lado direito na foto com bigode, o amigo 
Antônio Antonio Biasus Ricieri (foto do seu acervo), comandante do Esquadrão na época da foto:


Estátua no Parque Morumbi - São Paulo/SP:



Falecido em 17 de dezembro de 1994, com 84 anos, 
foi oficialmente declarado Patrono da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira.

Santinho - - Acervo Rui Moreira Lima:


Em 22 de abril de 1986, o Brig Nero Moura
foi proclamado Patrono vivo da Aviação de Caça.


Brigadeiros Rui e Meira ao lado do Patrono da Caça Nero Moura. Foto: Luis Gabriel:


Convite do Comandante da Base Aérea de Santa Cruz e do Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça para as comemorações alusivas ao 67° Aniversário do 1º GAVCA e encerramento do Ano-Centenário do Brig Nero Moura - Outubro de 2006 - Acervo Assis:





Bibliografia retirada do site do Colégio Militar de Porto Alegre
"Dia da Aviação de Caça - Tributo ao Brig Nero Moura"
Criado em Quarta, 22 Abril 2015
Escrito por Cel Araujo

Monumento em Cachoeira do Sul, sua terra natal:


Leonor, filha do Brig Nero Moura,
em abril de 2019 na Base da ALA3 de Canoas/RS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário