quarta-feira, 27 de julho de 2016

Uniforme de um Major da U.S. 82nd Airborne Division

Uniforme de um Major da
508th Parachute Infantry Regiment
U.S. 82nd Airborne Division:





Uniforme de um Major paraquedista altamente condecorado com a Cruz de Serviços Distintos (Distinguished Service Cross), segunda mais alta condecoração por bravura do Exército Americano e a Medalha Purple Heart por ferimentos em combate.





Além destas importantes condecorações, este oficial superior recebeu duas citações presidenciais de unidade (Presidential Unit Citation - PUC), American Campaign Medal, American Defense Service Medal e European–African–Middle Eastern Campaign Medal with Battle Star, além do Combat Infantryman Badge - CIB e Parachutist Badge.


Estamos pesquisando para descobrir quem foi este soldado, mas pistas indicam que este uniforme foi usado antes do Dia D (06 de Junho de 1944) na Invasão da Normandia e este oficial foi condecorado na Invasão da Sicília.


Os Aliados, confiantes das conclusões bem-sucedidas da campanha do norte da África, planejavam abrir uma nova frente num ponto de apoio na Europa. O cronograma para isso ocorreu em janeiro de 1943 em uma conferência de alto nível por Roosevelt e Churchill. Os Planos objetivavam colocar pressão na Europa" em uma tentativa de forçar os alemães a distribuir suas tropas a fim de enfraquecer na União Soviética e para uma nova invasão na França. A operação foi codificada como "HUSKY" e o objetivo seria a Sicília, na Itália.



A Operação "Husky" envolveu operações aerotransportadas, duas britânicas e  duas para  82nd Airbone Divsion.  Liderados por Col. James M. "Slim Jim" Gavin, o PIR 505 e o 3º Batalhão da 504th PIR foram organizados em uma Equipe de Combate Regimental. Seu primeiro objetivo era o salto de paraquedas em uma área em torno Gela na costa sul da Sicília para fechar estradas que levam às praias e segura da zona de desembarque para a próxima operação. Sob a lua cheia os paraquedistas cruzaram  a costa da Sicília dentro do cronograma e saltaram sobre a sua zona de desembarque em 9 de julho 1943.



A segunda operação chamada "HUSKY II" envolveu o 1º e 2º Batalhões da 504th PIR, liderado pelo Coronel Reuben H. Tucker. Eles foram transportados por aeronaves C-47 e partiram para a Sicília da pista empoeirada perto de Kairouan, Tunísia. Perto da costa da Sicília, no entanto, uma embarcação naval aliada alvejou o grupo. Imediatamente, todos os navios de guerra e tropas em terra se juntaram, atacando as aeronaves amigas e forçando os aviões carregados de paraquedistas irem longe de suas zonas de lançamento previstas, em uma das maiores tragédias da Segunda Guerra Mundial. Vinte e três dos 144 transportes foram derrubados por fogo amigo e um total de 318 soldados norte-americanos mortos ou feridos na operação.


O avião de Coronel Tucker, voando na costa siciliana com sua aeronave com mais de 2.000 buracos na fuselagem, finalmente desembarcou na zona de salto perto de Gela. Pela manhã, a apenas 400 soldados do Regimento estavam na área objetiva. Os outros tinham estavam em grupos isolados de todos os lados da ilha, realizando  demolições, cortando linhas de comunicação, bloqueando estradas e provocando o panico nos alemães e italianos através de emboscadas as colunas motorizadas e aramcausando tanta confusão  que os relatórios de rádio alemãs estimaram um número de paraquedistas americanos  ter mais de dez vezes o número real.


Enquanto isso, os soldados do 3º Batalhão do 504th, juntamente com o 505th PIR luravam com um inimigo superior em número e equipamentos. 


Por D+3, tinham a missão cumprida. Foram aliviados pela 1ª Divisão de Infantaria Americana. 


As barretas das medalhas estão todas costuradas diretamente no uniforme:


Uma das pistas: a palavra "DIX" escrita com caneta tinteiro na manga do uniforme:



Outra pista: a numeração "752" que pode ser parte do número de série deste soldado:


O "Bibico" (overseas cap) do oficial paraquedista:





Nenhum comentário:

Postar um comentário