Medaille de Liège:
General Gérard Leman, comandante das tropas belgas em Liège
Em agosto de 1914, em face da superioridade alemã esmagadora, o exército belga montou uma defesa heroica da cidade de Liège. A máquina de guerra alemã com seu plano "Schlieffen" com uma rápida movimentação através da Bélgica para atacar Paris e tomar a França tinha encontrado o seu primeiro obstáculo. O atraso do avanço alemão provocado pelo exército belga era absolutamente crucial, permitindo um tempo precioso para a Força Expedicionária Britânica para balançar na posição.
Esta medalha comemorativa foi para a concessão dos defensores de 1914 oferecido pela cidade de Liège em 1920. É classificada como não-oficial, mas seu uso foi tolerado pelas autoridades belgas.
Frente de duas versões
Descrição: Bronze diâmetro 34 milímetros circular, o aro formado em um design da grinalda espessa. O reverso mostra a parte superior do monumento Liège City o "Perron" com uma Legião de Honra francesa com "N' no fundo. A inscrição anverso lê: "LA VILLE DE LIÈGE A SES Vaillants DEFENSUERS 1914" (A cidade de Liège a seus valentes defensores). O reverso tem a imagem do forte de Liege quebrado com vista para um vale do rio com os defensores galantes ainda lutando entre os mortos e feridos
Fita: as cores da cidade Liege; metade amarela e a outra metade vermelha.
Verso de duas versões
A Batalha de Liège marcou a abertura da ofensiva alemã, a invasão da Bélgica e foi a primeira batalha da Primeira Guerra Mundial. O ataque à cidade começou a 5 de Agosto de 1914[2] e terminou no dia 16 de Agosto quando o último forte belga se rendeu. A invasão da Bélgica marcou a entrada do Reino Unido na guerra; a inesperada resistência das defesas da cidade permitiu que os Aliados se organizassem e preparassem a defesa da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário