terça-feira, 28 de junho de 2016

Cruz de Valor - 1920 e 1943

Cruz de Valor - 1920:


A Cruz de Valor (em polonês: Krzyż Walecznych) é uma condecoração militar polonesa. Ela foi introduzida pela primeira vez pelo Conselho de Defesa Nacional em 11 de agosto de 1920. Ela é concedida a um indivíduo que "demonstrou atos de bravura e coragem no campo de batalha." Ela pode ser atribuída à mesma pessoa até quatro vezes. A medalha é dada apenas em tempo de guerra ou logo após.


A medalha foi introduzida em 1920, no auge da Guerra polaco-soviética, pouco antes da batalha final de Varsóvia. Inicialmente, ela não tinha um Conselho da Ordem e foi premiada pessoalmente pelo Comandante-em-Chefe do Exército Polonês. Mais tarde, a opção foi adicionada a concessão da medalha aos comandantes da frente e divisão.



Até 29 de maio de 1923, quando a última medalha para a Guerra polaco-soviética foi concedida, a Cruz de Valor tinha sido concedida a cerca de 60.000 soldados.



Além de indivíduos que tinham participado na Guerra polaco-soviética, a medalha também tinha sido concedida com efeitos retroactivos a alguns soldados das legiões polacas da Primeira Guerra Mundial, e unidades militares, dos levantes silesianos, da Grande Renascimento da Polônia e aos membros da Organização Militar Polaca. Ela tinha sido atribuída, bem como, para os veteranos da Revolta de Janeiro 1863 e para a cidade de Plock.


Em janeiro de 1940, o Comandante-em-Chefe polonês, Wladyslaw Sikorski, emitiu uma ordem que restabeleceu a Cruz de Valor. Em 20 de Setembro, o Presidente da Polônia concordado em conceder a medalha para os indivíduos elegíveis que já tinham sido adjudicados quatro vezes durante a Guerra polaco-soviética.


Conjunto de um Polonês que lutou com os ingleses 
no norte da África, Itália, França e Alemanha:





Cruz de Valor - 1943:

Em 1943, depois da batalha de Lelingrado, o General Zygmunt Berling, comandante da 1º Corpo Polonês apoiado pelos soviéticos, condecorou com a Cruz de Valor vários soldados. A medalha em si foi aprovada como uma condecoração militar por ordem do Conselho Nacional em 22 de dezembro de 1944. Até 1947, cerca de 40.000 das medalhas tinha sido concedidas a soldados poloneses que lutaram ao lado do Exército Vermelho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário