Uniforme de um soldado da U.S. 6th Infantry Division:
A Sexta Divisão de Infantaria Americana teve o seu primeiro combate na Toem- Wakde na Nova Guiné Holandesa onde lutou na sangrenta batalha de Lone Tree Hill, junho 21-30, e garantiu Maffin Bay até 12 de Julho de 1944.
Depois de um breve descanso, a divisão fez um desembarque anfíbio em Sansapor, 30 de julho, na Península Vogelkop.
A divisão desembarcou no Golfo de Lingayen, Luzon, nas Filipinas, no D-dia (9 de janeiro de 1945), e perseguiu os japoneses nas colinas de Cabanatuan, entre 17-21 janeiro, capturando Muñoz em 7 de fevereiro.
Em 27 de janeiro, as unidades de Operações Especiais (Rangers) também conectados ao Sexto Exército de Estados Unidos participaram do Raid à Cabanatuan. A divisão em seguida, dirigiu a nordeste de Dingalan Bay e Baler Bay, 13 de fevereiro, isolando as forças inimigas no sul de Luzon. O 1º Regimento de Infantaria operou em Bataan em conjunto com as forças Filipinas, 14-21 fevereiro, cortando a península de Abucay para Bagac .
A divisão, em seguida, participou da Batalha de Manila , deslocando para a Linha Shimbu a nordeste de Manila, 24 de fevereiro, tomou Mount Mataba, 17 de abril, e Mount Pacawagan, 29 de abril, Bolog, 29 de junho e o cume da linha de Monte Santo Domingo, 10 de julho e Kiangan, 12 de julho.
A 6ª permaneceu com as forças militares filipinos no vale Cagayan e os Cordilheira Montanhas até o Dia da Vitória sobre o Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário