Uniforme do Capitão Brainard,
Republic P-47C Thunderbolt Fighter Pilot
56th Fighter Group, 62nd Fighter Squadron - 8th Army Air Force:
Republic P-47C Thunderbolt Fighter Pilot
56th Fighter Group, 62nd Fighter Squadron - 8th Army Air Force:
Seu British Made 8th USAAF Pilot Officers Service Coat:
Nasceu em Kellog, Idaho, em 31 de janeiro de 1919. Frequentou escolas em Wardner e em Kellogg. Graduando-se na Kellogg High School em 1936. Graduou-se em Williamette Univ., Salem, Oregon em 1940. Ele se apressou e entrou para o "Army Air Corps" em outubro de 1941 porque seu pai era o chefe do comitê de recrutamento no país.
Fez treinamento básico em Coleman, Texas, Randolph e Kelly Fields. Graduado em julho de 1942 - Classe 42. Ele se apresentou para o dever com o 56º Grupo de Caça em Windsor Locks, Connecticut - indo para o exterior com o 62º Esquadrão em janeiro de 43.
Em 05 de junho de 1944, a unidade recebeu ordens que todas as aeronaves do grupo deverima ser pintadas com faixas pretas e brancas de 18 polegadas de largura ao redor da fuselagem traseira e nas superfícies superior e inferior das asas. Ninguém tem permissão para entrar na base da Boxted e qualquer visitante era detido.
No dia 06 de junho de 1944, Dia D na Normandia, o 56º voou oito missões em apoio à invasão aliada. A primeira decolagem foi às 03h36.
No dia 07 de junho de 1944, o 56º voou outras 8 missões, com a perda de 5 pilotos, sendo que 2 conseguiram escapar.
Durante o mês, o 56º voou extensivamente em apoio às forças invasoras aliadas. Uma combinação do tipo de missão voada, principalmente ataques de bombardeio de mergulho e mau tempo no continente, juntamente com a supremacia dos Aliados sobre a área, mantém as perdas de 56% a mais baixas do que seria esperado durante esse período de ação.
O capitão Brainard estava no quadro original dos EUA e estava no 62º FS até julho de 1944.
O veterano é visto abaixo num P-47C 41-6231 LM-E mostrando o trabalho artístico do personagem de desenho animado "Alley Oop" com uma cartola do tio Sam.
Atribuído a 62FS, 56FG, 8AF USAAF. Mais de 100 missões. Transferido para o HQ Sqn, 56FG, 8AF USAAF. Terminado Tour of Duty (ETD). Retornou para a 72a Asa de Caça antes do treinamento de caça com a 2ª AF.
No uniforme que ele usava em 1944,
com as barretas representativas de medalhas:
Air Medal with 3 OLC (4 concessões)
American Campaign Medal
ETO Campaign Medal with 4 Battle Stars
Army Presidential Unit Citation with OLC ( 2 concessões)
Ele recebeu em 1945 duas DFC, e depois da guerra WWII Victory Medal.
56th Fighter Group - 62nd Fighter Squadron
(L to R) Back Row: Lt. Charles L Ginn; “Doc” Tichenor (Flight Surgeon); Capt. Ray Dauphin; Capt. Fred J Christensen Jr; Maj. Leroy A Schreiber (KIA 15 April 1944); Lt. Warren M. Chapman; Lt. Malcolm Van Meter (KIA 11 November 1943); Capt. Stanley B Morrill (KIAc – B-24 explosion at Halesworth 29 March 1944); Capt. Wayne A. Brainard. Middle Row: Lt. Joseph W Icard (KIA 8 March 1944); Capt. Mark I Moseley; Capt. Eugene W O'Neil; Hillyar C Godfrey (KIFA with 310 FrS 1 March 1944); Lt. Irvin E Valenta (KIA 4 March 1944); Capt. Walter V Cook; Lt. Harry Coronios (KIAc due to weather 17 November 1943); Maj. Horace C Craig (holding logo); Capt Charles R Harrison Jr. (KIA 15 April 1944); Lt. Joseph P Walker; Maj. Felix D Williamson; Lt. Harold E Gallagher; Lt. George G Goldstein (PoW 5 December 1943). Front Row : Lt. Caleb J Reeder Jr (PoW 8 March 1944); Lt. John P Bryant; Lt. Wilbur N Kelley (KIA 24 February 1944); Capt. Michael J Quirk (PoW 10 September 1944); Lt. Anthony R Carcione (KIA 29 March 1944).
Fonte: Photo: John Ihnotic – Leisure Galleries
O Grupo:
Em 15 de maio de 1942, e enviado para a RAF Kings Cliffe, Inglaterra, em 9 de janeiro de 1943. Foi declarado operacionalmente pronto dois meses depois e voou suas primeiras missões de combate em 13 de abril. O esquadrão recebeu o código de fuselagem "LM" e operou a partir de várias estações RAF durante a guerra, pilotando o P-47 Thunderbolt como uma unidade de escolta de bombardeiros VIII Boeing Command para Boeing B-17 Flying Fortresses e começando em 1944 para a Consolidated B-24 Libertadores atacando alvos inimigos na Europa Ocupada. Após o fim da guerra na Europa, o esquadrão foi desativado em 18 de outubro de 1945.
Após o combate e antes de retornar ao; Unidos, ele escoltou aviões alemães capturados para as outras bases na Inglaterra. Wayne retornou aos Estados Unidos em julho de 1944, onde foi instrutor de combate em bases aéreas em Pocatello, Idaho, Greenville, Texas e El Paso.
Obtendo sua quitação quando a guerra terminou em agosto de '45. Vivemos em Kellogg, Idaho desde então, onde ele esteve no negócio de mineração.
Morto: 27 de julho de 1994
Enterrado: Cemitério de Greenwood, Kellogg, Shoshone Co., ID, EUA
RIP!
Jamais serão esquecidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário