quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Braçadeira de “MP” (Military Police) - FEB

Braçadeira de “MP” (Military Police) 
usada pelos nossos soldados da FEB na Itália:



Com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o Exército Brasileiro passou a combater junto ao exército dos Estados Unidos, adaptando a sua organização militar à da força americana, que contava nas suas Divisões de Infantaria com um pelotão de Polícia Militar (MP – Military Police).


Em 1944, o 3º Regimento de Infantaria, da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, comandado pelo Gen Euclydes Zenóbio da Costa, foi instituído o Pelotão de Polícia Militar brasileira, contando com duas seções: de tráfego, com três grupos e de polícia com dois grupos.


Desde o início foi atribuída relevância à nova unidade, que comandada por um oficial, procurou especializar-se na missão de polícia com a incorporação de, além de 19 militares do Exército, 44 policiais civis da Guarda Civil do Estado de São Paulo. Por ser muito rigorosa ficou conhecida como “nossa Gestapo”.


Sua atuação destacada foi determinante para o cumprimento das missões imposta a nossa FEB.


Foi comandada pelo Tenente R/2 José Sabino Maciel Monteiro, posteriormente promovido a Capitão quando o Pelotão de Polícia passa a efetivo de Companhia.


O embrião da nossa Polícia do Exército.

Jamais serão esquecidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário