quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Cavalheirismo na guerra...Depoimento Original do Maj Brig Josino Maia de Assis (POW)

Cavalheirismo na guerra...

Trecho do depoimento original do Maj Brig Josino Maia de Assis.


Transcrição para facilitar a leitura:


“A noite fui levado para Piacenza e fiquei preso num quarto que tinha uma janela com grades. Pela manhã, um oficial chegou aonde eu estava e em italiano disse-me “aqui está muito frio, você vai ficar na minha sala de comando que está aquecida“. Minha gratidão à este combatente alemão, que tinha sido do Exército do General Rommel na África e que já tinha 5 anos de guerra. Em cima da sua mesa tinha uma fotografia de sua mulher e dois filhos pequenos. Desejo ressaltar o procedimento desse oficial alemão, como sendo de um verdadeiro combatente porque quando me encontrava em sua sala, entrou um civil italiano, que foi tratar do fornecimento de lenha e quando viu em meu uniforme “Brasil” se dirigiu a mim com ameaças, sendo imediatamente posto para fora”.

Jamais serão esquecidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário