Foram do “Segundão”!
O então 1° Ten Av Meira em julho de 1945 quando o 1º GAVCA retornou ao Brasil, após sua bem-sucedida participação na Campanha da Itália (1944-1945) passou a integrar o 1º RAv. Ele e alguns dos pilotos veteranos do 1º GAVCA foram transferidos para o 2º GAVCA, o qual passou a operar também os 29 Republic P-47D-25, remanescentes da Campanha da Itália, e que haviam chegado ao Brasil desmontados, por via marítima.
O Cel Biasus também serviu no 2º/1º GAVCA pilotando Northrop F-5E, os quais são utilizados até os dias de hoje. Os F-5E são operados em um "pool" juntamente com o 1º/1º GAVCA.
A bolacha do esquadrão “Pif-Paf“ representa o P-47D 'C5', pilotado pelo 2º-Ten.-Av. Pedro de Lima Mendes, veterano de 95 missões na Campanha da Itália, considerado um dos melhores pilotos de caça da FAB. Brincando, ele dizia ser protegido pelo caboclo "Rompe Mato" em suas missões, o qual é representado na bolacha pelo pingüim manejando um facão.
Jamais serão esquecidos!
Adaptação do texto histórico da unidade feito pelo amigo e nosso colaborador, prof Rudnei Dias da Cunha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário