quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Uniforme OG107 - First Pattern Jungle Jacket during Vietnam War

Uniforme OG107 - First Pattern Jungle Jacket during Vietnam War:


O Exército dos EUA é responsável por algumas das roupas mais elegantes de todos os tempos. Nos últimos cem anos, o design de vestuário militar foi revolucionado, desde as jaquetas de gola alta da Primeira Guerra Mundial até a camuflagem digital e pixelizada do moderno campo de batalha. Isso foi resultado de inovação tecnológica, aprimoramentos no desenvolvimento de tecidos, mudança sociocultural e doutrina do campo de batalha. Peças icônicas de roupas como a M65 Field Jacket chegaram aos livros de história como um clássico consagrado, uma silhueta incansável e uma pedra angular do guarda-roupa de qualquer homem.



Muitas vezes nascidas da necessidade de se adaptar às considerações ambientais, as roupas militares são desenvolvidas para uma finalidade específica e para atender às necessidades. Se essa necessidade é proteger do clima frio, manter-se seco da chuva, oferecer ventilação no calor de uma selva ou permitir um movimento aprimorado, as roupas militares são produtos de seu ambiente. No entanto, algumas peças de vestuário viram o serviço muito além do uso esperado e mantiveram seu status de uniforme adequado e sustentável.

O OG107 é um uniforme que resistiu ao teste do tempo durante sua carreira militar, assim como sua segunda vida como uma peça clássica de moda masculina. Originalmente desenvolvido em 1952, o 'uniforme utilitário' de algodão verde oliva 107 ou 'OG107', como veio a ser conhecido, é o exemplo clássico de 'fadiga' militar. Chamados assim porque foram usados durante tarefas fatigantes, permaneceram em serviço por décadas após sua implementação (embora tenham passado por uma modificação sutil ou duas).


Antes do início da Segunda Guerra Mundial, as roupas de trabalho do Exército consistiam em macacões jeans e um terno de duas peças. Após a mecanização das Forças Armadas dos EUA, os uniformes de sarja verde-oliva tornaram-se as peças usadas para fins de trabalho e combate. Eles assumiram a aparência do que poderíamos classificar como 'fadigas' e geralmente apresentavam uma frente de botão com dois bolsos no peito, além de calças com dois bolsos grandes do tipo 'carga' (assim como macacões para mecânicos).


Devido à popularidade e adequação dos "uniformes" da HBT, a Junta de Uniformes de 1949 criou uma categoria separada de roupas, conhecida como "Field and Work Clothing", o que significava que os uniformes não precisavam atender aos requisitos para o uso nas guarnições. O uniforme seria usado com a camisa / jaqueta dobrada e as calças cobertas por botas. Seria rotineiramente engomado e até 'corresponder desbotado' em conjuntos numerados para obter uma coloração consistente, apesar da lavagem frequente. O uniforme foi confeccionado na famosa tonalidade Olive Drab 7 do Exército e originalmente apresentava "japanned black metal tack buttons" que mais tarde foram substituídos por botões de costura de plástico liso.


Durante a Guerra da Coréia, foram realizadas pesquisas têxteis e foi desenvolvido um algodão mais durável, com o mesmo peso da sarja de espinha de peixe (herringbone twill). Chegando a 8,5 onças e fabricado na tonalidade Olive Drab 7, o material foi usado para produzir a nova camisa e calças utilitárias que passaríamos a conhecer como OG107s.

Assim como seu antecessor, o uniforme foi projetado para ser folgado e usado para tarefas de trabalho. Produzida no final de 1952, a camisa apresentava mangas retas, bolsos superiores no peito com abas retangulares abotoadas (isso passou a ser conhecido como o Tipo I). As calças tinham grandes bolsos no quadril, dois bolsos traseiros com abas retangulares e abas de ajuste na cintura.


As calças mantiveram suas especificações iniciais em grande parte durante a vida útil, enquanto a camisa passou por várias modificações ao longo dos anos. Uma mudança sutil foi feita em 1963 para incluir abas de bolso de canto cortadas, espaçamento alterado de botões e uma abertura mais alta do pescoço (isso passou a ser conhecido como o Tipo II).

Um ano depois, em 1964, outras alterações foram feitas na "utility shirt", incluindo a introdução de abas de bolso pontudas, botões de plástico côncavos e seria feita de cetim de algodão (que passou a ser conhecido como Tipo III). A Força Aérea dos EUA também se inspirou no design revisado e produziu uma camisa semelhante em uma sarja de algodão azul (tom 1549). Nesse período, as roupas também mudaram de tamanho - de 'pequeno' / 'médio' / 'grande' para o tamanho real, por exemplo. 32 x 30.

A última e talvez mais significativa mudança ocorreu em 1973, quando o Exército dos EUA começou a testar uniformes utilitários feitos de uma mistura de algodão e algodão na tonalidade verde oliva 507. Isso resultou em aprimoramento na lavagem e no desgaste, e assim nasceram os OG507s. Com uma aparência distintamente diferentes do material, o uniforme foi nomeado calças e camisa de 'durable press'. Era mais fácil limpar e manter, embora alguns oficiais e suboficiais (oficiais não comissionados) sentissem que o material e a falta de engasgo resultassem em uma aparência mais desleixada da guarnição.


Como ocorre com muitos uniformes de campo, apesar dos regulamentos rígidos, os utilitários da OG eram frequentemente modificados pelo usuário. As modificações de rotina incluíram bolsos extras, punhos adicionados a jaquetas de manga reta, loops de ombro adicionais e alfaiataria para dar uma aparência mais ajustada. Além disso, o uniforme de serviço público costumava ser adornado com insígnias relevantes, incluindo nome, posto, ramo de serviço e divisão. Isso acrescentou outro nível de 'flare' pessoal, principalmente antes da introdução de insígnias moderadas.


Os OG107s foram amplamente utilizados durante a Guerra Fria, principalmente durante a era do Vietnã. Rapidamente se tornando um dos uniformes mais usados pelas tropas americanas no Sudeste Asiático (SEA), todos, desde funcionários de secretárias até operadores das Forças Especiais, utilizaram os OGs confiáveis. Isso continuou durante a guerra com muitos sais antigos segurando seus OG107s como um sinal de seu status de veterano e, anteriormente, "in-country".

Nenhum comentário:

Postar um comentário