Elmetto Mod. 33 "Marina Repubblicana" (pós-1944)
ou "Regia Marina" (pré-1943):
Capacete original Mod. 33 pertencia a um marinheiro da Marinha Republicana ou na Marinha Real Italiana.
O capacete, garantido 100% original, como pode ser facilmente observado a partir das fotos, é o resultado de uma descoberta recente no Rio de Janeiro e provavelmente foi trazido por um Expedicionário da FEB como souvenir de guerra. Abaixo as Medalhas de Campanha e Guerra do Febiano que vieram junto:
Suas condições são as de quando ele foi encontrado e apresenta um sinal de forte impacto por deslocamento de ar de um explosão de dentro para fora, rachando o casco de aço.
A âncora dianteira é do tipo grande, provavelmente aplicada com pintura de máscara, na qual intervimos na ocasião para cancelar a coroa da Regia Marina ou até mesmo a coroa foi danificada pelo tempo que outro capacete ficou condicionado em cima desse por décadas e fez essa marcação e desgaste com bastante pátina que dá para ver nas fotos.
Depois do verão de 1944, os capacetes eram cinza-escuros e a marcação frontal consistia de uma âncora amarela aplicada com um decalque ou pintado gabarito usando as folhas da "Regia Marina" (Marinha Real) sem a coroa de Savoy que foi removida. Muitos capacetes foram então personalizados pintando seus próprios sinais ou emblemas como os do Decima MAS.
O interior ainda está em excelente estado completo com partes originais. Interessante que ele é de um tamanho muito pequeno e, pela falta da marcação de agulha no liner de couro da tamanho do carneira, pode ser um capacete feito sob encomenda para um usuário bem pequeno. Outra pista dessa personalização é a falta do carimbo no casco de aço do arsenal e ancora do controle de qualidade.
Sem dúvida um item muito representativo do período de 1943 a 1945. Após esse período muitos cascos da Segunda Guerra foram aproveitados, mas com um pintura diferente, outros componentes feitos de lona e a ancora tinha outras dimensões.





















Nenhum comentário:
Postar um comentário