quarta-feira, 6 de março de 2019

Marcílio Gibson Jacques - In Memoriam

Marcílio Gibson Jacques - In Memoriam:




Nome de Guerra: Gibson
Patente/Registro: Capitão / BO-314
Nascimento: 20/11/1911, Recife (PE)
Falecimento: 01/01/2004, Belém (PA)
Função: Comandante do Escalão Terrestre
Promoções: Em 14 Jan 45, promovido a Major


No início o Capitão Gibson, foi escolhido para ser Comandante de Esquadrilha, porém, no treinamento em Aguadulce, Panamá, foi excluído pelos instrutores Americanos. Não obstante, permaneceu como Comandante do Escalão Terrestre, revelando ser um excelente e equilibrado Comandante da Tropa.

Na Itália, ele teve oportunidade de realizar 02 missões de guerra, aonde por si mesmo, percebeu que seus instrutores Americanos estavam certos. Em 13 Abr 45, regressou ao Brasil.

Posteriormente, no Brasil revelou-se um excelente Comandante de Bombardeio Leve. Foi Comandante do 3º Grupo de Bombardeio Médio na Base Aérea do Galeão.

Pouco tempo depois, quando a convulsão política derrubou o Presidente Getúlio Vargas, Major Gibson pediu baixa da FAB no Posto de Tenente Coronel.

Ao deixar a FAB, ingressou na Aviação Civil como Piloto na CIA Cruzeiro do Sul S/A tendo chegado ao Posto de Comandante. Deixou a CIA Cruzeiro do Sul, e adquiriu a então CIA Loyde Aéreo.

Foi fundador da empresa Loyde Aereo Brasileiro. Depois da venda da Loyde Aereo, por motivos politicos, ele comprou a fazenda Trimonte em Barra de São João no Estado do Rio de Janeiro proximo a Buzios.

Em pouco tempo recuperou essa empresa e mais tarde, a vendeu para a CIA Viação Aérea São Paulo (VASP). Mudou-se para a cidade de Belém no estado do Pará, e ali organizou a CIA Transportes Aéreos Bacia Amazônica. A idade o obrigou a se aposentar.

Dados: sentandoapua.com.br















Jamais serão esquecidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário