Felino Alves de Jesus - In Memoriam*:
*Veterano do Senta a púa na Itália e primeiro paraquedista da FAB.
Nome de Guerra: Felino
Patente: 1º Tenente Aviador
Registro: BO-653
Nascimento: 09/05/1918, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento: 12/07/1949, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função: Chefe da Seção de Armamento
Fez Escola Naval, cujo o ingresso ele tirou 11º lugar em 1934. Em 1939 sai Guarda-Marinha e classifica-se em primeiros lugares. Fez viagem de instrução no navio escola Almirante Saldanha e recebe os galões de 2º Tenente.
Queria ser aviador, todavia esperava a promoção para 1º Tenente para ingressar na Aviação Naval.
Com a criação no Ministério da Aeronáutica em janeiro de 1941, pede transferência para a FAB. Foi matriculado na Escola de Aeronáutica dos Afonsos em 10 de maio de 1941. É considerado oficial-aluno e terminando o curso de pilotagem em 30 de setembro de 1942. Tira o curso de paraquedista na Escola Aeroclube de São Paulo, onde surgiu a paraquedismo no Brasil em 03 de maio de 1943, recebendo menção honrosa e 1º lugar, passando a ser o primeiro paraquedista da FAB e executou 31 saltos, alguns do tipo retardado.
Com a declaração de guerra do Brasil ao Eixo foi voluntário como Controlador de Radar, uma das quatro vagas existentes. Em 30 de março de 1944 foi enviado para uma base de treinamento nos EUA e depois para o Canal do Panamá.
Em agosto de 1944, juntamente com três colegas, parte para a Itália, desembarcando em Nápoles. Permanece agregado a Força Aérea do Exército dos EUA enquanto aguarda a chegada do 1º Grupo de Caça Brasileiro. Em 7 de outubro de 1944 na base próximo a Tarquínia recebe seus companheiros e fica incumbido de ligação desse Grupo com a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Diziam seus companheiros que ele era tudo: desde mensageiro, até oficial indicado para tratar de assuntos ligados ao Estado Maior das forças em combate. Por ser de grande iniciativa, merecedor da confiança do Comandante do Grupo, só recorria ao Comandante Nero Moura quando se tratava de problema de extrema gravidade. Apesar das funções em terra, não deixou de ser aviador, realizou 11 missões de transporte, pilotando o B-25 do Grupo.
Durante a guerra foi coordenador da mala do correio, ligação com a FEB e Chefe da Secção de Armamentos.
Voltou para ao Brasil em 11 de maio de 1945.
Ao regressar ao Brasil, permaneceu na FAB. Designado para servir no 2º Grupo de Transporte, chegou a ser Comandante desta unidade. Seu último voo no 2º Grupo de Transportes foi 11 de junho de 1949 para Fernando de Noronha.
Fez o Curso de Engenheiro em Radiocomunicações na antiga Escola Técnica do Exército, hoje IME - Instituto Militar de Engenharia, e tirou 1º lugar na seleção. Começou a cursar e quando estava na metade do 2º ano faleceu com apenas 31 anos de idade.
Sua turma continuou e concluiu o curso em 1951 no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, 1ª turma desse estabelecimento.
Publicou dois livros: Navegação Astronômica e Trajetória Evolutiva.
Dados: sentandoapua,com.br e https://pt.scribd.com/…/Trajetoria-Evolutiva-Felino-Alves-d…
Jamais serão esquecidos!
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