terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Medalha Prêmio "Almirante GASTÃO MOTTA"

O Prêmio "Almirante GASTÃO MOTTA", instituído pelo Aviso nº 3.470-A, de 21 de outubro de 1955, do Ministro da Marinha, destina-se a premiar o Aspirante da Escola Naval do Curso de Intendentes da Marinha que mais se tenha distinguido nas disciplinas do ensino técnico de Intendência, durante o Ciclo Escolar. O prêmio consiste em uma medalha de prata e diploma, oferecido pela Organização Militar dirigida pelo Oficial General mais antigo do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil e será entregue em cerimônia na Escola Naval.





Fita desbotou:


O Almirante GASTÃO MOTTA, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de março de 1897, filho de PRIMO TAVARES DA MOTTA e de MALVINA MOTTA.


Após graduar-se em Ciências Contábeis, ingressou na Marinha, por concurso, como Sub-Comissário do Corpo de Comissários da Armada, nomeado pela Portaria Nº 4961 de 24 de Dezembro de 1917. Sua primeira comissão foi na Inspetoria de Fazenda e Fiscalização.

Ao longo de sua carreira serviu em vários navios destacando-se os seguintes:

 CRUZADOR RIO GRANDE DO SUL, 
na Primeira Grande Guerra, participante da Divisão Naval em operações de guerra - DNOG;

ENCOURAÇADO SÃO PAULO; 

 NAVIO-ESCOLA ALMIRANTE SALDANHA durante sua construção na Inglaterra;

CRUZADOR BAHIA, na Segunda Guerra Mundial ; e

NAVIO TRANSPORTE DUQUE DE CAXIAS.

Em unidades de terra serviu em diversas, como por exemplo:

 ARSENAL DE MARINHA; 
 CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS;
 DIRETORIA DE NAVEGAÇÃO;
 ESCOLA NAVAL;
 QUARTEL DE MARINHEIROS, entre outras

Homem de cultura profissional apurada pôde transmitir, em todas as oportunidades que lhe foram propiciadas, os conhecimentos acumulados com a experiência e trato dos assuntos ligados à sua profissão. Em 1949, vamos encontrá-lo como Instrutor de Contabilidade dos Aspirantes da Escola Naval e, posteriormente, como Chefe do Departamento de Ensino de Intendência.

Pela Portaria Nº 534 de 29 de Fevereiro de 1952 do Ministro da Marinha foi designado para viajar aos Estados Unidos da América do Norte, em Missão de Estudos, a fim de visitar vários setores do US SUPPLY CORP. No seu regresso ao Brasil apresentou, um relatório que originou a reformulação do Serviço de Intendência tornando-o mais profissional, mais ágil e eficaz.

Desde os primeiros postos destacou-se como um modelo de Oficial. Pelo bom desempenho que sempre teve nas funções que lhe foram atribuídas, em terra ou embarcado nos navios em que teve oportunidade de prestar serviços, tanto na Primeira como na Segunda Guerra Mundial, recebeu vários elogios que constam de seus assentamentos. Foi agraciado com diversas medalhas e condecorações merecendo destaque as seguintes:

 MEDALHA DA VITÓRIA INTERALIADA ( Primeira Guerra Mundial);
 MEDALHA DE PRATA comemorativa do cinquentenário da Proclamação da República;
 MEDALHA DE SERVIÇOS DE GUERRA com uma estrela (Segunda Guerra Mundial); e
 MEDALHA DE OURO com Passadeira de Platina.

Pelo Decreto Nº 52-I, de 5 de fevereiro de 1953, foi nomeado Diretor-Geral de Intendência da Marinha.

Faleceu, em plena atividade, no cargo de Diretor-Geral de Intendência da Marinha, às 10:00 horas do dia 21 de outubro de 1954.

O respeito e a admiração por ele conquistados, durante 37 anos de serviço, projetaram a Intendência da Marinha. Pela Portaria nº 43/EMA, de 13 de março de 2003, do Chefe do Estado-Maior da Armada, o Vice-Almirante (IM) GASTÃO MOTTA foi instituído como Patrono do Corpo de Intendentes da Marinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário