Pioneiros Paraquedistas - Exército Brasileiro:
A participação das Forças Armadas brasileiras na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) trouxe, como corolário, o anseio permanente de sua atualização. Dessa nova mentalidade surgiu, auspiciosa, a idéia de se iniciar a atividade de paraquedismo militar no Exército Brasileiro (EB). Nesta moldura, no ano de 1944 o então Cap Inf ROBERTO DE PÊSSOA foi enviado aos Estados Unidos para realizar o Basic Parachute Course do Exército Norte-americano, em Fort Benning, e estudar as bases de organização dessa nova, eficiente e revolucionária tropa, visando a criação de uma escola de paraquedismo.
Com o objetivo de constituir os primeiros quadros da escola planejada, em 1945 o Cap DE PÊSSOA selecionou e preparou a 1ª turma de 22 militares (15 oficiais e 07 sargentos) pioneiros para realizar o Basic Parachute Course.
A Escola de Pára-quedistas (Es Pqdt) foi efetivamente criada pelo Decreto-Lei nº 8.444, de 26 Dez 1945, concomitantemente com a ativação de um Núcleo de Formação e Treinamento de Pára-quedistas como base à organização da Escola.
Jamais serão esquecidos!
Dados: http://www.ciaprecpqdt.eb.mil.br/pt/historico-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário