British WWII Wood Air Raid Alarm / Gas Rattle - Maker marked and dated 1944:
Na Primeira Guerra Mundial, o gás venenoso foi introduzido, agora totalmente considerado desumano. Com todo o barulho nas trincheiras, o "wooden gas rattle" foi adotado para alertar os soldados nas trincheiras de um ataque iminente. Esses chocalhos tinham um som totalmente único e eram bastante chocantes, podendo ser ouvidos acima do estrondo da guerra.
O medo, é claro, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, era que a máquina de guerra NSDAP reintroduzisse gás venenoso, que seria lançado por bombardeio aéreo. Agora sabemos que ninguém usou gás venenoso como arma militar na 2ª Guerra Mundial, então o "Gas Rattles" foi usado para avisar as pessoas para chegarem aos abrigos antes do início dos ataques aéreos. Eles se tornaram um tanto redundantes uma vez que o país foi coberto por sirenes de ataques aéreos, mas mesmo assim, nos primeiros dias, todos os recursos foram colocados em uso.
A superfície superior da madeira é estampada com a identificação como sendo militar pelo triângulo (ponta de fecha) de um arsenal de guerra. Logo acima da manivela, está marcado com "R.C.D." e "1944". Este exemplo é muito robusto e tem até uma tampa de aço galvanizado que produz o som.
Nenhum comentário:
Postar um comentário