quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Distintivo - Mergulho Profundo - Marinha do Brasil

Distintivo - Mergulho Profundo - Marinha do Brasil:

O histórico do  Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché - CIAMA remota à antiga Escola de Submersíveis que, embora não fosse uma organização autônoma, iniciou suas atividades em 1915, ano em que foi formada a primeira turma de oficiais submarinistas.

O CIAMA, como organização militar da estrutura organizacional da Marinha do Brasil, teve sua origem na Escola de Submarinos, formalmente criada em 23 de outubro de 1963 e extinta em 31 de julho de 1973, ano em que foi criado o Centro de Instrução e Adestramento de Submarinos e Mergulho (CIASM). Sua denominação foi alterada em 22 de maio de 1978 para Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché.

O CIAMA tem o propósito de capacitar pessoal para o exercício de cargos e funções relacionadas com as atividades de submarinos, mergulho e operações especiais.

Eles apoiaram a operação o Comando da Força de Submarinos e Organizações Militares subordinadas, entre as quais: a Base Almirante Castro e Silva, o Navio de Socorro Submarino Felinto Perry e o Grupamento de Mergulhadores de Combate, que prestaram suporte logístico além de cederem pessoal destacado.

Fonte do texto e foto: Marinha do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário