sexta-feira, 14 de agosto de 2020

USAAF Dead Reckoning Computer Type E-6B

USAAF Dead Reckoning Computer Type E-6B:
 (Fabricado entre 1937-1941)


O computador de voo E-6B é uma forma de régua de cálculo circular usada na aviação e um dos poucos dispositivos analógicos de cálculo amplamente usados ​​no século XXI.


Eles são usados ​​principalmente no treinamento de voo, porque esses computadores de voo foram substituídos por ferramentas de planejamento eletrônico ou software e sites que fazem esses cálculos para os pilotos. Esses computadores de voo são usados ​​durante o planejamento do voo (no solo antes da decolagem) para auxiliar no cálculo do consumo de combustível, correção do vento, tempo de rota e outros itens. No ar, o computador de voo pode ser usado para calcular a velocidade de solo, o consumo estimado de combustível e o tempo estimado de chegada atualizado. A parte traseira é projetada para soluções de vetor de vento, ou seja, determinar o quanto o vento está afetando a velocidade e o curso de uma pessoa.

O nome original do dispositivo é E-6B, mas geralmente é abreviado como E6B ou hifenizado como E6-B para fins comerciais.


O E-6B foi desenvolvido nos Estados Unidos pelo Tenente da Marinha dos EUA, Philip Dalton, (1903-1941) no final dos anos 1930. O nome vem de seu número de peça original para o US Army Air Corps, antes de sua reorganização em junho de 1941.


Philip Dalton era um graduado da Cornell University que se juntou ao Exército dos Estados Unidos como oficial de artilharia, mas logo renunciou e se tornou um piloto da Reserva Naval de 1931 até morrer em um acidente de avião com um estudante praticando giros. Ele, com P. V. H. Weems, inventou, patenteou e comercializou uma série de computadores de voo.


O primeiro computador popular de Dalton foi seu Modelo B de 1933, a régua de cálculo circular com velocidade real verdadeira (TAS) e correções de altitude que os pilotos conhecem tão bem. Em 1936, ele colocou um diagrama de desvio duplo em seu reverso para criar o que os EUA Army Air Corps (USAAC) designado como E-1, E-1A e E-1B.

Alguns anos depois, ele inventou o Mark VII, novamente usando sua régua de cálculo Modelo B como ponto focal. Foi extremamente popular entre os militares e as companhias aéreas. Até o navegador de Amelia Earhart, Fred Noonan, usou um em seu último voo. Dalton sentiu que era um projeto apressado e queria criar algo mais preciso, fácil de usar e capaz de lidar com velocidades de voo mais altas.


Ele solicitou uma patente em 1936 (concedida em 1937 como 2.097.116). Isso era para os computadores Modelos C, D e G amplamente usados ​​na Segunda Guerra Mundial pela Comunidade Britânica (como o "Dalton Dead Reckoning Computer") da U.S. Navy. 

Copiado pelos japoneses e melhorado pelos alemães, por meio da invenção de Siegfried Knemeyer do dispositivo Dreieckrechner do tipo disco, um tanto semelhante ao eventual mostrador da rosa-dos-ventos posterior do E6B na aparência geral, mas com a rosa-dos-ventos na frente em vez de cálculos em tempo real do triângulo do vento a qualquer momento durante o voo. 

A Força Aérea do Exército dos EUA decidiu que o computador de cinto sem fim custava muito caro para fabricar, então, mais tarde, em 1937, Dalton o transformou em um escorregador de vento simples, rígido e plano, com sua velha régua de cálculo circular Modelo B incluída no verso. Ele chamou esse protótipo de seu Modelo H; o Exército o chamou de E-6A.


Em 1938, o Exército redigiu especificações formais e fez com que ele fizesse algumas mudanças, que Weems chamou de Modelo J. As mudanças incluíram mover a marca "10" para o topo em vez do "60" original. Este "E-6B" foi apresentado ao Exército em 1940, mas levou Pearl Harbor para as Forças Aéreas do Exército (já que o antigo "Corpo Aéreo do Exército" foi renomeado em 20 de junho de 1941) para fazer um grande pedido. Mais de 400.000 E-6Bs foram fabricados durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente de plástico que brilha sob a luz negra. 

O nome básico "E-6" era bastante arbitrário, pois não havia padrões para numeração de estoque na época. Por exemplo, outros computadores da USAAC daquela época eram o C-2, D-2, D-4, E-1 e G-1, e as de voo tornaram-se E-1s também. Muito provavelmente eles escolheram "E" porque o computador de tempo e vento previamente combinado de Dalton era o E-1. O "B" significava simplesmente que era o modelo de produção.

A designação "E-6B" foi oficialmente marcada no dispositivo apenas por alguns anos. Em 1943, o Exército e a Marinha mudaram a marcação para seu padrão comum, o AN-C-74 (Army / Navy Computer 74). 

Mais ou menos um ano depois, foi alterado para AN-5835 e, em seguida, para AN-5834 (1948). A USAF convocou atualizações posteriores do MB-4 (1953) e da CPU-26 (1958), mas os navegadores e a maioria dos manuais de instrução continuaram usando o nome E-6B original. Muitos apenas o chamaram de "Computador Dalton Dead Reckoning", uma de suas marcas originais.



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