segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

WW2 Ethocel Experimental Plastic Canteen - 1943 Dated

WW2 Ethocel Experimental Plastic Canteen - 1943 Dated:


Cantil original da Segunda Guerra Mundial Ethocel, edição do Exército dos EUA.




A data (1943) e as marcas do fabricante são moldadas no fundo da cantil (veja a foto). Foi fabricado pela "AI Co." (American Insulator Company).  


Ethocel era um tipo de plástico antigo; em um esforço para conservar metais estratégicos, o Quartel-General do Exército emitiu cantis feitos com esse material. 


Esse tipo de cantil foi produzido em 1942, 1943 e 1944. Havia cerca de seis fabricantes diferentes de cantis Ethocel. A "AI Company" os produziu apenas em 1942 e 1943, e apenas 4.400 desses cantis, então eles estão entre os mais raros da Segunda Guerra Mundial. 


Essa cantil tem alguns pontos negativos. O pior era que normalmente apareciam rachaduras, um problema infeliz com etilcelulose, ou seja, ficava frágil com o tempo ou fissuras por estresse térmico. Outro ponto era com a utilização o plástico ficava com cheiro e a água que continham gosto de plástico amargo. Para combater o gosto horrível da água, os soldados rotineiramente misturavam o fermento (baking powde) com a água ao encher a cantil.

Esse modelo de cantil tinha uma corrente na tampa (sem cortiça).


Esse modelo era tipicamente emitido para as Forças do Pacífico e também para a defesa do Canal do Panamá. 

Era comum a ser encontrado no cinturão dos Fuzileiros Navais dos EUA ou descartado ao longo da rota do avanço marítimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário