terça-feira, 20 de agosto de 2019

Maj Brig Roberto Pessoa Ramos - In Memoriam

Maj Brig Roberto Pessoa Ramos - In Memoriam:


Nome de Guerra: Pessoa Ramos
Patente: 1º Tenente Aviador
Registro: BO-825
Nascimento: 05/05/1918, João Pessoa (PB) - Brasil
Falecimento: 010/02/1967, Vitória (ES) - Brasil
Função: Piloto de Combate
Promoções: em 07 Mar 45, promovido a Capitão


Piloto de Combate da esquadrilha amarela. Iniciou a Campanha como Comandante de Elemento na esquadrilha. Com o decorrer da campanha, chegou a ser Comandante de esquadrilha. 

Completou 95 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 12 NOV 44 e a última em 01 MAI 45. Em 23 ABR 45, foi ferido em campanha por estilhaços de AAé inimiga.

Roberto Pessoa Ramos (de bibico, com as mãos nos bolsos), aluno do Colégio Militar, em viagem para Maceió a bordo do navio Itagiba, 1934. O mesmo Itagiba seria torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-507 em 17/08/1942 no litoral da Bahia:


Asp.Av. Roberto Pessoa Ramos (direita) cursando o "Brevê B":


Mesma turma do Kopp:


Asp. Av. Fernando Correia Rocha e Cap. Av. Roberto Pessoa Ramos, Itália, 1945. Nas palavras de Rocha: "Não foi só a dupla que tenha feito o maior número de missões juntos. Foram também fraternos amigos":


Foto foto abaixo da esquerda para direita:

Morgado ("Morgaux") - Piloto de combate da esquadrilha azul, 19 missões de guerra.

Pessoa Ramos
 ("Pato") -  Piloto de Combate da esquadrilha amarela. Iniciou a Campanha como Comandante de Elemento na esquadrilha. Com o decorrer da campanha, chegou a ser Comandante de esquadrilha. Completou 95 missões de guerra.

Tormim -  Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo completado 65 missões de guerra.

Keller ("Matadore") - Piloto de combate da esquadrilha vermelha, tendo completado 95 missões de guerra.


Sargentos da FEB, Pessoa Ramos e Lagares - Alemanha 1945:




Pessoa Ramos e Buyers em Paris - 1945:


Anotações de próprio punho do então Capitão Roberto Pessoa Ramos sobre a música 
"Carnaval em Veneza", hoje Hino da Aviação de Caça da FAB:


Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.







Ao regressar ao Brasil, permaneceu no 1º Grupo de Caça. Ensinando, aqui no Brasil, o que aprendeu como Piloto de guerra, aos Aspirantes da turma de 1945, que escolheram a Aviação de Caça. Durante 02 anos foi Comandante do 1º Grupo de Caça. Em 1953, foi designado para ir a Inglaterra se adaptar ao avião tipo Gloster Meteor, o 1º avião a jato que voou na FAB. Mais tarde já no Posto de Coronel, comandou a Base Aérea de Santa Cruz. Comandou também a Base aérea do Recife de 1958 a 1961. Entre 1962 e 1964 foi Adido Militar no Paraguai. 





Ministro da Aeronáutica Brig Nero Moura e os veteranos Cel Av Pamplona e Pessoa Ramos e outras autoridades na missa na BASC pelos aniversário do desembarque do 1º GAvCa na Itália em 1952:




Por onde passou, marcou sua passagem como homem e como Militar. Um dia no mês de fevereiro de 1967, estava voando com a Escola Superior de Guerra. Era o Comandante do avião C-47, no trecho Salvador, Vitória, foi seu último voo. Quando aterrissou suavemente em Vitória, conduziu a aeronave até o estacionamento. Freiou. Com o esforço, caiu fulminado sobre os comandos do avião. A máquina parou... O Co-piloto, fez parar os motores da outra máquina... Morreu nos comandos do C-47 como um verdadeiro aviador.





Jamais serão esquecidos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário